Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 31 de julho de 2010

PRESIDENTE DA CAMÂRA MUNICIPAL CONVOCARÁ REUNIÃO NA PRÓXIMA SEMANA PARA CRIAÇÃO DE FRENTE PARTIDÁRIA PRÓ-DILMA.


O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Florânia Geovani Pereira Cruz convocará na próxima semana lideranças e partidos que compõem no município a base de apoio ao governo Lula e a candidatura de Dilma Rousseff(PT) a presidência da República para a criação de FRENTE PARTIDÁRIA PRÓ-DILMA.

"Por mais que o cenário da Campanha e os ventos estejam apontando o amplo crescimento de Dilma(PT) frente ao candidato tucano do (PSDB), não existe campanha ganha antes de contado o ultimo voto, precisamos assumir a bandeira do governo Lula e da campanha de Dilma(PT) conclamando a população a fazer a sua parte, se trata do Plano Nacional que poderá dar continuidade ao governo Lula com a vitoria nas urnas de Dilma, ou pelo contrário, a volta de um governo neo-liberal coma marca tucana que quase levava em 08 anos o país a falência e a população mais carente a um estado de miséria crônica”,disse Geovani.

A reunião acontecerá na sede da Câmara Municipal onde serão discutidos, além da criação da Frente Partidária, uma agenda de eventos políticos para o mês de agosto.

Lauro Maia reuniu lideranças aliadas em São João do Sabugi e Jardim de Piranhas, onde tem o apoio de Luiz Macaco

E nesta sexta-feira (30), o advogado Lauro Maia (PSB) visitou São João do Sabugi, onde reuniu lideranças de diversas áreas de atuação, como saúde e educação, e ouviu deles as suas principais reivindicações para o município seridoense. "Reuniões como esta são muito proveitosas. Nelas, posso ouvir da população quais as suas maiores necessidades e suas principais reivindicações. Quero me eleger deputado estadual para trabalhar em benefício desse pessoal, que ajuda o Rio Grande do Norte a crescer", disse o candidato a deputado estadual.
Ainda na sexta-feira o candidato visitou Jardim de Piranhas, também no Seridó, onde se encontrou com o presidente da Câmara, vereador Luiz Macaco (PTB), que apóia Lauro Maia na disputa por uma cadeira na Assembléia Legislativa. Neste sábado (31), pela manhã o filho do deputado estadual Lavoisier Maia (PSB) cumpre agenda em Natal e à tarde viaja para João Câmara, na Baixa Verde, onde visita a comunidade de Barroso.
FONTE: BLOG DO MARCOS DANTAS

FUMAC de Florânia reunirá dezenas de Associação neste sábado(31), às 9:00 horas na sede do Sindicato.

Na oportunidade O Presidente do Fumac e do STR Pedro Paulino Cruz, discutirá com as Associações propostas apresentadas ao Programa de Desenvolvimento Solidário – PCPR II 2ª Fase para o segundo semestre de 2010, e outros assuntos de interesse geral. Bem com, haverá atualização cadastrais das Associações junto ao Conselho.
No primeiro semestre o Programa financiou em Florânia importantes Projetos Produtivos e de Infra-estrutura como: Aquisição de novilhas para 30 famílias e nova sede para Associação Floraniense que presta importante serviço no Bairro do Prado e tem como Presidente Penha.
Pedro Paulino que vem a frente do FUMAC desde o ano passado, está otimista para as novas levas de Projetos que injetarão mais recursos no município através das Associações, proporcionando assim, desenvolvimento e cidadania no meio rural.

Dilma abre vantagem de 5 pontos sobre Serra, mostra Ibope


SÃO PAULO (Reuters) - A candidata do PT, Dilma Rousseff (PT), lidera a corrida presidencial com cinco pontos à frente de José Serra (PSDB), aponta nova pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira pela TV Globo.


De acordo com o levantamento, Dilma tem 39 por cento das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 34 por cento. Marina Silva alcança 7 por cento.
(Reportagem de Carmen Munari).

Liberado teste de célula-tronco embrionária em humanos

Doze anos após o "nascimento" da primeira linhagem de células-tronco embrionárias humanas, na Universidade de Wisconsin, a Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou hoje, pela primeira vez, que essas células sejam injetadas experimentalmente em seres humanos. O estudo será conduzido pela empresa de biotecnologia Geron, que financiou a pesquisa pioneira de Wisconsin, em 1998, e agora, após uma década de experimentos in vitro e com animais, poderá finalmente testar o potencial terapêutico de suas células no organismo humano. Trata-se do primeiro e único ensaio clínico com células-tronco embrionárias humanas aprovado no mundo até agora.
A empresa, com sede na Califórnia, vai recrutar até dez pacientes com lesões medulares para receber injeções de células nervosas progenitoras, produzidas pela diferenciação de células-tronco embrionárias humanas in vitro. A intenção é que essas células progenitoras, uma vez dentro da medula, se diferenciem em um tipo específico de célula do sistema nervoso central, chamada oligodendrócito, que reveste os nervos e permite a transmissão dos sinais elétricos enviados do cérebro para o restante do organismo.
Em experimentos com ratos lesionados, a técnica se mostrou eficaz, devolvendo parte dos movimentos e do controle motor e sensorial aos animais. O início dos testes em humanos já havia sido autorizado em janeiro de 2009, mas o aparecimento de cistos na medula de alguns dos animais tratados fez com que a FDA colocasse a autorização "em espera", até que a empresa pudesse investigar a questão. A Geron anunciou hoje que aperfeiçoou os protocolos de segurança relacionados à diferenciação das células, fez novos experimentos com animais e conseguiu, novamente, luz verde da FDA para seguir em frente com o ensaios clínicos em seres humanos.
sexta-feira, 30 de julho de 2010

Depois de prestigiar a Feirinha de Santana, Lauro Maia cumpre agenda em São João do Sabugi e Jardim de Piranhas


O advogado Lauro Maia (PSB) tem conquistado apoios importantes em várias cidades do Seridó, como Florânia e São Vicente, que conta com os grupos da oposição, tendo nove vereadores nessas duas cidades, inclusive os presidentes das duas Câmaras, Erivan Laurentino(PSB) e Geovani Pereira Cruz(PSB)... Em Jardim do Seridó, o filho do deputado Lavoisier Maia (PSB) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) também conta com o apoio do presidente da Câmara, Gilberto Valdeger (PSB). Sem falar de lideranças em Lagoa Nova, maior cidade da Serra de Santana.Nesta quinta-feira (29), Lauro Maia esteve visitando amigos na tradicional Feirinha de Santana, em Caicó. Além de rever o evento, que reúne gente de todo o Estado, o candidato a deputado estadual esteve acompanhado a coligação "Vitória do Povo". Nesta sexta-feira (30), Lauro Maia continua no Seridó e se encontra com lideranças de São João do Sabugi e em seguida viaja para Jardim de Piranhas, onde cumpre agenda ao lado do presidente da Câmara, Luiz Macaco (PTB)
Fonte: Blog do Marcos Dantas
quarta-feira, 28 de julho de 2010

Número de casos graves da gripe H1N1 cai em todo o país


Daniella Jinkings

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O número de casos graves e de mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1 caiu, entre março e julho deste ano, em todas as regiões do país. Segundo a análise preliminar do Ministério da Saúde, divulgada hoje (28), a vacinação de 88 milhões de pessoas tem reflexo direto na redução dos casos.

De acordo com os dados, o período entre 28 de fevereiro e 6 de março foi o que teve o maior número de pessoas hospitalizadas (79). Entre 11 e 17 de julho, não houve nenhum registro de internações causadas pela influenza H1N1 - gripe suína. O número de mortes provocadas pelo vírus também caiu. Foram registradas 11 mortes entre 21 e 27 de fevereiro e nenhuma entre 4 e 17 de julho.


A análise preliminar indica ainda que os casos graves pelo vírus estão ocorrendo em menos de 50% dos municípios brasileiros. De 1º de janeiro a 17 de julho deste ano, foram notificados 727 casos de pessoas que precisaram de internação e 91 mortes.

A campanha de vacinação, feita entre 8 de março e 2 de junho, atingiu 46% da população. Em todo o Brasil, foram vacinadas gestantes, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adultos de 20 a 39 anos, indígenas e trabalhadores de serviços de saúde.

Os números divulgados ainda são parciais. A atualização do banco de dados é feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. Mesmo com a redução de casos, o Ministério da Saúde informou que continuará monitorando o vírus no país.

Edição: João Carlos Rodrigues

Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Municípios do Seridó e a SESAP continuam luta contra Dengue

No Seridó do Rio Grande do Norte, as cidades de Jardim do Seridó com 142 casos e Parelhas com 86, lideram o ranking de pessoas atingidas pela dengue. Florânia e Ouro Branco seguem na lista com 55 e 46 casos, respectivamente.
O SASEP (Secretaria Estadual de Saúde Pública) tem enviado para os municípios com alta incidência de casos, o carro fumacê e técnicos que fazem também um trabalho educativo com a população. A parceira com os municípios tem sido importante já que a dengue é um problema de ordem e responsabilidade de todos os entes federados, porém, os resultados ainda são tímidos o que sinalizam uma necessidade urgente do Estado e União responsáveis maior pela saúde pública, reverem a sua política de saúde e viabilizarem mais recursos para os municípios, onde de fato vive e habita o cidadão.
A cidade de Parelhas do Prefeito Francisco do (PT) que segundo pesquisas de opinião pública vem realizando uma boa administração frente ao município, está na segunda colocação com 86 casos, deixando claro e evidente que o problema da Dengue supera e ultrapassa as fronteiras municipais, cabendo portanto aos Estados e União, que abocanham a maior parte das receitas arrecadas, tomarem as providencias cabíveis e imediata sob pena da população, principalmente as mais carentes, que padecem com a visível ausência do estado, sofrerem as fortes conseqüências causada pela doença que pode levar a morte.

Carlos Eduardo e Iberê participaram juntos da mobilização de Dilma realizada em Natal.


No comício que aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (28) no bairro do Alecrim, em Natal, a candidata Dilma Rousseff (PT) e o vice Michael Temer (PMDB/SP) andaram de carro aberto com os dois candidatos ao Governo: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), e o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).


Os dois dividiram o mesmo veículo na caminhada com Dilma e também subiram no mesmo palanque na Praça Gentil Ferreira... Mas, as assessorias dos dois candidatos evitaram enviar imagens que pegassem os dois concorrentes na mesma foto...

Fonte: Blog do Marcos Dantas

CÂMARA MUNICIPAL DE FLORÂNIA PROMOVE MELHORIAS EM SUAS INSTALAÇÕES PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO.



O Presidente da Câmara Municipal Vereador Geovani Pereira Cruz, com folha de pagamento em dia, receitas e despesas equilibradas, aproveita o recesso, para promover melhorias na estrutura física do Poder Legislativo. Geovani, pretende adquirir neste segundo semestre equipamentos para ampliar as ações legislativas junto a população. As mudanças que vem acontecendo após a gestão que tem como Presidente Geovani Pereira Cruz, como: As transmissões ao vivo das Sessões nas terças e quintas à noite com total audiência da população, a transparência na aplicação dos recursos através de prestações de contas periódicas ao vivo pela Rádio Ibiapina, e a visível presença da população participando e interagindo com os Vereadores na Câmara Municipal, além de investimentos na melhoria da estrutura física da Câmara, serão realizações que Geovani Pereira, deixará para o seu sucessor o Vereador João Maria de Souza, que assumirá a Presidência a partir de 01de Janeiro de 2011.O retorno do período Legislativo está marcado para o dia 03 de Agosto, podendo ser prorrogado devido à reforma que começou nesta quarta-feira dia (28). As sessões voltarão a acontecer nas terças e quintas a noite a partir das 20:00 horas.

VILMA É RECEBIDA POR UNIVERSITÁRIOS NA SBPC


A candidata ao Senado Vilma de Faria prestigiou a participação da candidata à presidência Dilma Rouseff na 62ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Vilma ressaltou a importância da vinda de Dilma e agradeceu as palavras da cadidata à presidência, que creditou à parceria Vilma e Lula o sucesso de diversos programas implantados na área da Educação pelo Governo Federal.

Anfitriões, Carlos Eduardo e Iberê, Garibaldi e Wilma dividem as atenções da candidata de Lula, Dilma Rousseff(PT) e seu Vice Michael Temer(PMDB).


Visita de Dilma Rousseff(PT) e Michael Temer(PMDB) candidatos a Presidente e Vice, respectivamente, reúnem adversários e concorrentes no Rio Grande do Norte, a comitiva coordenada pela Deputada Federal Fátima Bezerra(PT) chegou no Aeroporto Augusto Severo em Parnamirim, no mesmo Ônibus que foi disponibilizado para recepcionarem os Presidenciáveis de Lula.Dilma Rousseff, em Natal, cumpre agenda política, defini sua chapa para o Senado com Wilma e Garibaldi, e recebe várias lideranças políticas que o apóiam no Plano Nacional. Diante da impressa, fica evidenciado que os governadoráveis Carlos Eduardo e Iberê dividem as atenções de Dilma durante a disputa do 1º turno, o que leva a entender que no 2º turno, marcharão juntos, com o apoio da Chapa do Presidente Lula rumo ao Plano Estadual e Nacional. A Deputada Fátima Bezerra(PT) que coordena a campanha de Dilma no RN é o fiel da balança, e carrega sobre si a responsabilidade de promover e assegurar a harmonia entre todos os partidos que compõem a base de apoio ao governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.
sábado, 24 de julho de 2010

Herdeiro legítimo das bases e do legado de Lavoisier Maia, seu pai, candidatura de Lauro Maia(PSB) se consolida e cresce em todo estado.


Com o carisma e simplicidade habitual, o Advogado Lauro Maia(PSB), apoiado por seu pai, Lavoisier Maia, e centenas de lideranças em todo o estado, intensifica sua campanha também na capital, na ultima sexta-feira(23) realizou caminhada conversando e ouvindo os moradores do Loteamento José Sarney, na Zona Norte de Natal. Lauro, acompanhado pelo Presidente da Associação Comunitária, Fernando Sheik, recebeu várias reivindicações da comunidade. "São de ações como estas, coordenadas pela Associação, que o nosso estado precisa. As nossas crianças merecem mais espaços de lazer, e também é para isto que estou aceitando mais este desafio. Vamos lutar juntos por uma melhor qualidade de vida para todos os potiguares", disse Lauro, destacando a importância de projetos sociais desenvolvidos pela associação, como a escolinha de futebol para crianças e o apoio a cantores mirins.

A Campanha de Lauro Maia (PSB) é marcada pela sua simplicidade, carisma e compromisso marca registrada de seu pai Lavoisier Maia que reúne em seu currículo os mandatos de Governador do Estado, Senador da República, Deputado Federal e atualmente Deputado Estadual.

Utilidade Pública em Saúde: "Câncer de Mama", um vilão que não escolhe sexo!


Nosso corpo é formado por células. Algumas vezes, essas células podem crescer mais do que deveriam. Esse crescimento pode ser apenas um cisto, não apresentando risco imediato para a pessoa. Mas esse crescimento descontrolado das células pode ter características especiais. Nesse caso, é chamado de câncer, podendo ser de diversos tipos de acordo com sua localização, e podendo também este se espalhar e atingir outros órgãos. Independente do tipo e do estágio do câncer, este deve ser tratado o mais rapidamente possível.
O Câncer de Mama é um tipo de tumor formado pela desorganização de várias células, esse tipo de tumor atinge com maior freqüência as mulheres, podendo atingir também raramente os homens. Essa doença pode desenvolver dois tipos de tumor, o maligno e o benigno.

O tumor maligno ocorre quando as célula. dão origem às metástases que caem na circulação sangüínea invadindo as células sadias do corpo e é ai que se diagnostica o câncer de mama maligno, porém esse tumor cresce muito rápido e sem dor, podendo atingir a outros órgãos do corpo, e é por este motivo que deve ser feito exames freqüentemente, para que seja descoberto rapidamente, pois o enfermo corre o risco de perder a mama. Já o tumor benigno, não consegue dar origem as metástases, ele cresce devagar e não chega a atingir outros órgãos do corpo, porém eles são pequenos e dolorosos, mas eles não chegam a se transformar em um câncer, ele pode ser retirado até mesmo com uma micro-cirurgia
Sintomas do Câncer de Mama
O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, vermelhidão ou outra alteração na pele.
Tipos de Câncer de Mama
O câncer de mama é classificado conforme a parte da mama onde está localizado e se é invasivo ou não. O tipo mais comum é o Carcinoma ductal invasivo. Se desenvolve nos canais de leite (ductos) e pode espalhar-se para outras partes do seio e do corpo. Depois dele, o carcinoma lobular invasivo é o mais comum. Sua origem é nos lóbulos, pequenas estruturas na mama que produzem o leite. Esse tipo de câncer também pode se espalhar. Existem ainda três tipos de câncer de crescimento mais lento, os carcinoma tubular, o mucinoso e o medular.
Outros tipos são mais raros, mas ocorrem. A chamada doença de Paget é um tipo de câncer nos ductos de leite que se espalha para a auréola, normalmente causando coceira, descamação ou enrugamento do mamilo. Já o carcinoma inflamatório é pouco comum,mas muito agressivo, espalhando-se com mais rapidez. O câncer é uma doença genética, mas com a vida que se leva hoje devemos tomar cuidados para que esta doença de características genéticas não se torne uma doença generalizada e tome características sociais, sendo assim uma doença comum na sociedade coisa que já esta se tornando.
Tratamento do Câncer de Mama
Descoberto qual o tipo de câncer que está presente, é hora de escolher o tratamento mais adequado para combater aquele tipo específico. Os tratamentos podem incluir cirurgia, radiação, terapia hormonal e quimioterapia. A cirurgia pode ser a retirada apenas do nódulo (lumpectomia) passando por outros tipos e podendo, conforme o caso, chegar à retirada total do seio (mastectomia) . As mastectomias feitas hoje em dia não se assemelham as de antigamente, em que a mulher ficava prejudicada até em seus movimentos de braços e outros problemas. A reconstrução também evoluiu muito, contribuindo para diminuir o desconforto e o sofrimento físico e psicológico das mulheres tratadas de câncer de mama.
Os tratamentos podem ser aplicados individualmente ou combinados para conseguir uma maior segurança na cura. O médico explicará qual o tratamento indicado e porquê ele é a melhor escolha. Ouça atentamente e faça as perguntas que achar necessárias. É importante saber a duração de cada tratamento, como funciona, o que esperar e quais são os prognósticos, isto é, o que vai acontecer com a doença e o paciente após o tratamento.
Os tratamentos mais utilizados são, a Quimioterapia e a Radioterapia. Ambas são importantes no combate ao câncer e podem ser utilizadas juntas para curar certos tipos de câncer.
A radioterapia usa radiação ionizante através de máquinas específicas, direcionadas diretamente na região afetada com o objetivo de destruir as células afetadas.Já a Quimioterapia não usa máquinas e sim medicamentos (coquetel) que agem de forma intensa nas células que nascem e se duplicam rapidamente. Assim com a radioterapia, a quimioterapia também afeta as células normais (não cancerosas) causando efeitos colaterais, como queda de cabelo, anemia e sangramento.
Prevenção do Câncer de Mama
Por ser um câncer altamente curável, é importantíssimo detectar o câncer logo que ele apareça. Examinar todo mês o próprio seio pode detectar muitos casos iniciais. Em visitas regulares ao médico também é possível descobrir um nódulo suspeito. Mamografias anuais são indicadas para mulheres acima de 40 anos, ou para as mais novas caso tenham casos na família.
Não se sabem as causas exatas do câncer de mama. Possíveis culpados, como a terapia hormonal, são motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Recomenda-se uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Evitar o excesso de álcool, manter o peso correto, praticar exercícios e técnicas de relaxamento podem manter o organismo saudável como um todo. Além de manter o equilíbrio entre nosso corpo e nossa mente.
Câncer de Mama no Homem
Muito raro mas possível, mas exatamente por isso, não costuma ser detectado cedo e infelizmente, pode evoluir até um estágio avançado sem ser diagnosticado. O tratamento é o mesmo e a evolução da doença também. O câncer de mama em homens também pode espalhar-se para outras partes do corpo. É fundamental que qualquer alteração da mama no homem seja examinada por um médico para que as providências corretas sejam tomadas.
Já foi comprovado: a melhor forma de combater o câncer de mama é prevenindo-o, através do auto-exame e do profundo conhecimento de todas as mulheres sobre os possíveis sintomas da doença e como reagir a eles. E é justamente esta arma que o Ministério da Saúde vem tentando utilizar em todas as suas campanhas.

Estágios do Câncer:

Essa doença pode chegar até quatro estágios:
Estágio I: O tumor é bem pequeno e não está espalhado pelos órgãos.

Estágio II a: O tumor ainda é pequeno, porém afetar os órgãos auxiliares.

Estágio II b: O tumor mede de 2 a 5 centímetros e chega até os linfonodos auxiliares, já se tiver mais de 5 centímetros, ele não chega a afetar esses órgãos.

Estágio III a: O tumor é um pouco maior que 5 centímetros, podendo assim afetar os linfonodos auxiliares, que podem estar juntos com outros órgãos vizinhos.

Estágio III b: O tumor entra na cavidade torácica, e faz com que as mamas fiquem inchadas.

Estágio III c: Independente do tamanho do tumor, ele não irá se espalhar por partes distantes, ele irá atingir os linfonodos dentro da mama.

Estágio IV: É quando o tumor já está espalhado por outras partes do corpo, como cérebro, ossos, fígado e pulmões.

A maneira mais fácil e ágil de se descobrir este câncer, é fazendo um auto-exame, é importante que todas as mulheres, façam freqüentemente.
Por: Giordanna Novick Pereira Cruz – Acadêmica cursando do 2º período de Enfermagem da FARN (Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN)
quinta-feira, 22 de julho de 2010

O PROGRAMA TERRITÓRIO DA CIDADANIA, DO GOVERNO FEDERAL, CONTEMPLARÁ CASA DIGITAL NO P.A. SERRA NOVA EM FLORÂNIA.

FOTO: Ver. Paulinho Araújo, Frederico Costa - INCRA, José Neto - ABPARA, Augusto Carvalho-MDA, e o Ver. Presidente da Câmera Geovani P. Cruz

Através da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), Núcleo de Estudo Agrário e Desenvolvimento Rural(NEAD), Ministério das Comunicações(MC) e Associação Comunitária do P.A. Serra Nova(ABPARA) de Florânia, está assegurado até o final do ano, Uma Casa Digital, constituida por 11(onze) computdores, com mesas, cadeiras Data Show, e Web Câmera, para promover a inclusão digital e tecnológica de centenas de jovens da zona rural. A confirmação se deu em uma importante reunião realizada nesta quinta-feira dia (22) ás 10:00 horas, no INCRA e no MDA, em que estavam reunidos o Vereador Paulinho Araújo, Frederico Costa - INCRA, José Neto - Presidente da Associação, Augusto Carvalho- MDA, e o Vereador e Presidente da Câmara Municipal Geovani Pereira Cruz. Segundo Geovani, a Casa Digital será um importante instrumento de inclusão e de abertura de novas perspectivas principalmente para os jovens da comunidade que ao concluirem o ensino médio se vêem sem nenhuma opção e na maioria das vezes se entregam ao comodismo habitual. O Servidor do MDA e Professor da EURN, Augusto Carvalho, confirmou o feito, que é fruto da parceria do Governo Federal com as comunidades rurais, e enfatizou da importancia do Programa que prevê na segunda etapa a preparação e qualificação de monitores para garantir o bom andamento do Programa, falou ainda, da importância do capital social das comunidades rurais que apesar das dificuldades tem demostrado a capacidade de articulação, mobilização e criatividade para montar por conta própria as salas que abrigarão as Casas Digitais.

PARLAMANTARES E LIDERANÇAS DE FLORÂNIA CUMPREM AGENDA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.


O Presidente da Câmara Municipal Vereador Geovani Pereira Cruz, Vereador Paulinho Araújo e Liderança Comunitária José Neto, participaram de audiência no Gabinete do Deputado Estadual Lavoisier Maia onde foi encaminhado requerimentos e demandas na área de saúde para atender solicitações da população floraniense. O Gabinete do Deputado Lavoiseir Maia tem sido nos ultimos 04(quatro) anos a principal porta de entrada das reivindicações feitas pelo grupo de oposição para atender aos floranienses. A parceria tem sido muito positiva, o mandato do Deputado Lavoisier tem sido uma importante e permanente ponte que liga Florânia ao governo do estado. Os Vereadores Geovani, João Maria, Paulinho Araújo, Saint Clay, lideram o grupo de oposição que é fortalecido por outras importantes lideranças como: Vareda, Darcy Diniz, Ritinha Oliveira, Pedro Paulino, Clóvis Silva, Neto Oliveira, Junior de Januncio, Pinhara. Todos apoiam a dobradinha: Para Deputado Estadual Lauro Maia 40 333, e Deputada Federal Fátima Bezerra 1313.

VER.GEOVANI PEREIRA E ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA ASSEGURAM APLICAÇÃO DE CRÉDITOS NA ORDEM DE 52.800,00 PARA 22 FAMÍLIA, E CUMPRIRÁ AGENDA NA CAPITAL.


O Povoado João da Cruz, agrovila dos Projetos de Assentamento Serra Nova e Serra do Meio está de vento em polpa, com a forte atuação do Vereador Geovani Pereira Cruz em parceria com a Associação Comunitária, além dos recursos para as reformas habitacionais que beneficiarão todas as famílias na ordem de 1.600.000,00.Nesta ultima quarta-feira dia 21, Geovani, que é o Projetista da Associação, trabalhou duro até tarde da noite em seu escritório, juntamente com a diretoria, para encaminhar nesta quinta-feira dia 22, Projetos de investimento junto ao INCRA/RN em Natal. Os Projetos contemplará as famílias com suplementos alimentares, aquisição de Novilhas e investimentos em plantio de mandioca. Ao todo serão beneficiadas 22 famílias com recursos na ordem de 52.800,00, sem nenhum reembolso.Geovani, em companhia de José Neto, Presidente da Associação, e do Vereador Paulinho Araújo, terão nesta quinta-feira 22, uma agenda extensa e positiva na Capital, onde participarão de reunião no INCRA/RN, para encaminhar Projetos e reivindicarem mais recursos para o município. Na tarde, Geovani e comitiva, participarão de almoço e de reunião com o amigo e Presidente do PSB de Florânia, o empresário Neto Oliveira. Em seguida cumprirão agenda administrativas nos Comitês de campanha dos candidatos Lauro Maia (Estadual) e Fátima Bezerra (Federal). A dobradinha Lauro Maia e Fátima Bezerra, terá em Florânia apoio dos Vereadores Geovani, João Maria, Paulinho Araújo, Saint Clay, das lideranças e ex-vereadores, Vareda, Darcy, Ritinha Oliveira, Pedro Paulino Cruz, das lideranças Pinhara, Clóvis Silva – Presidente do (Sind. Serv.Mun.), dos empresários Neto Oliveira(PSB) e Junior de Januncio(PDT) e do amigo e blogueiro Tonny Bomba(PT). Além de outras lideranças que a cada dia aderem ao grupo.
segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Vereador Geovani Pereira Cruz, consegue através do INCRA/RN E MDA, recursos para beneficiar 200 famílias no Povoado João da Cruz, em Florânia.

Em seu segundo mandato, o Vereador, Presidente da Câmara Municipal e líder comunitário Geovani Pereira Cruz (PSB), fundador da maior comunidade rural de Florânia, Povoado João da Cruz, que reúne os Assentamentos Serra Nova e Serra do Meio, situados na chapada da Serra de Santana a 710 metros de altitude, 15 quilômetros da sede do município, com população estimada em 1.000 habitantes. Consegue mais um importante feito para o município, após 02 anos de luta, Geovani garante junto ao INCRA/RN e MDA, 1.600.000,00 para serem investidos em melhorias habitacionais para as famílias que vivem nos referidos assentamentos. Geovani, além de representante das comunidades, será o Coordenador Técnico dos Projetos que conduzirão as melhorias que serão efetuadas para cada família de acordo com as necessidades de cada uma e com as normas técnicas estabelecidas pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e INCRA/RN. Os recursos já estão disponibilizados e serão executados pela Associação Comunitária.
O Plano de Trabalho, que norteará a metodologia de gestão, priorizará a mão-de-obra local e qualidade, de formas a envolver toda a comunidade e assim, garantir a geração de emprego e renda conciliando a boa qualidade dos serviços, já que cada família além de receber o benefício, também trabalhará em sua própria casa e no final serão remunerados. Cada família será contemplada com 8.000,00, sem reembolso, para aplicar em melhorias e ampliação de suas casas, garantindo melhor conforto e qualidade de vida. Os recursos serão assim divididos: 80%(6.400,00) para material, e 20%(1.600,00) para mão-de-obra, e serviços técnicos. As aplicações dos recursos acontecerão em 04 etapas com 50 famílias. Segundo Geovani, Projetista responsável, o inicio da primeira etapa está previsto para a segunda quinzena de Agosto, pretendendo concluir tudo até o final de Dezembro do ano em curso.
O Povoado João da Cruz, fundado em 16/06/2002, com população estimada em 1.000 habitantes é o maior celeiro produtivo do município e um dos maiores da região Seridó, tem como principal base econômica a fruticultura de sequeiro, produzindo em larga escala Caju, Pinha, Jaca, Graviola e mandioca, além de ter na apicultura uma importante fonte de renda alternativa para as famílias. A comunidade se organiza em torna da Associação Comunitária e do Núcleo de Produtores Cooperados, da Comunidade vizinha, Serra do Cajueiro.

O DEPUTADO ROGÉRIO MARINHO DO PSDB, PROMETE, DISCURSA MAIS NÃO CUMPRE, DISSE O VEREADOR PAULINHO ARAÚJO!

O Deputado Federal Rogério Marinho(PSDB), que é apoioado pelo Prefeito de Florânia, através de assessor, prometeu em público na Festa de Nossa Senhora das Graças de 2008 , que conseguiria uma verba para pavimentar com calçamento a estrada que liga a cidade de Florânia ao Santuário das Graças, tudo não passou de mera promessa, delírio, alucinação e ilusão, passou também o tempo, e hoje o prometido não aconteceu, e agora? Em 2010, novamente ele precisará dos votos dos floranienses, o que vai prometer desta vez ? Essa e uma pergunta que circula em toda a sociedade floraniense. Adverte o Vereador Paulinho Araújo: O Povo é sábio, não se deixará enganar pela segunda vez, e a resposta será dada nas urnas, "tu não me enganas de novo"!

O Vereador Paulinho Araújo, acrescente, que sendo Padre Carlos Eduardo de Lira com o povo frente a essa demanda, a promessa não cumprida, se tornará realidade, e a estrada do Santuário das Graças será enfim edificada.

domingo, 18 de julho de 2010

Parabenizamos ao Padre Carlos Eduardo de Lira o evangelizador e edificador da Igreja Católica em Florânia.


Em nome de todos os nossos internautas que visitam diariamente o nosso Blog, parabenizamos ao nosso Pastor espiritual Pe. Carlos Eduardo de Lira, que além de assumir as paróquias de Florânia e Tenente Laurentino Cruz evangelizando e levando a todos o conforto espiritual com a palavra de Deus, ainda cumpre o papel de “edificador” conservando e restaurando as estruturas físicas dos Templos Católico.

Como fez recentemente concluindo a ampliação e restauração da Igreja do Santíssimo em Florânia que fica situada no Bairro Rainha do Prado e recebe toda comunidade católica floraniense.

Praça Airton Laurentino no Bairro Rainha do Prado em estado de abandono... Lamentável !!!



Próxima a Igreja do Santíssimo que acabou de ser totalmente restaurada, situada no Bairro Rainha do Prado, a Praça Airton Laurentino é uma Paisagem lamentável para a cidade denominada “Terra das Flores”, e um Paradoxo ao slogan que sugere “Construir Novos Caminhos”.

A comunidade é obrigada a conviver com a presença do lixo, do mato e de animais que campeiam a céu aberto se deliciando com o farto pasto.

"APOTEOSE", poema de abertura da obra literária intitulada OCEANO DA VIDA, de autoria da poetiza e escritora seridoense Gracinha Pereira Cruz


Apoteose

Como é sublime:
Pássaros cantando,
Brisa soprando,
Chuva caindo,

Sol clareando,

Luar prateando,
Estrelas cintilando,
O Dia surgindo,
A Tarde fugindo,
A Noite chegando,
Uma MÃE, rezando,
Uma CRIANÇA sorrindo.

Florânia, 13 de março de 1963.

Exclusivo, "OCEANO DA VIDA", da poetiza seridoense e floraniense Gracinha Pereira Cruz.

Apresento ao mundo, esta minha lavra literária, antes que, a selenidde, a artrose ou o mal de Parkson seapossem de mim. Antes que me turve a visão ou pare as batids do meu coração, para os que fizerem aquisição desta obra, conheçam umpouco maisdo mais íntimo do meu EU: pensamentos, sentimentos, aflorados aos13 anos de idade. Desabrochar da adolescência, na qual o coração não obedece à mente, os pensamentos flutuam nas ondas voluntariosas do Oceano da Vida, levando e trazendo fortes emoções, e quem fala mais alto é a voz do coração.

Hoje em pleno amadurecimento vital, escutando a infalível voz da consciência e segurando na Mão poderosa de Jesus Cristo, que vem me conduzindo nesta difícilcaminhada, exponho este trabalho, até que chegue a noite, as Cortinas do Palco se fechem, e eu saia de cena do Show da Vida.

Carinhosamente
Prof.ª Gracinha Pereira Cruz



A Voz dos Olhos


Se a voz dos olhos falassem,
Para o mundo escutar,
Seria o mais doce encanto,
Ouvir os olhos falar

Mas, como os olhos não falam,
É preciso decifrar,
O que expressam os olhos,
Porque não podem falar

Quando há aquele encontro,
Do seu, com o meu olhar,
São dispensadas as palavras,
Pois o amor está no olhar

Florânia, 26 denovembro de 1965 (Festa de N.S. das Graças)
sexta-feira, 16 de julho de 2010

EM OITO ANOS GOVERNO VILMA CONSTRÓI 1,5 MIL QUILÔMETROS DE ADUTORAS, 155% A MAIS QUE OS GOVERNOS ANTERIORES, SEM PRECISAR LEILOAR OS BENS PÚBLICOS.

A falta de água é uma realidade cada vez mais distante dos sertanejos. Graças a um importante sistema de adutoras (que está sendo implantado pelos governos Lula, Vilma), a distribuição de água no interior está garantida.Até o final deste ano, serão construídos 1.500 quilômetros de adutoras em todas as regiões do Estado. Essas tubulações vão garantir o abastecimento de 310 comunidades rurais de 60 municípios do Rio Grande do Norte. O número de pessoas beneficiadas chega a 700 mil.Para se ter uma idéia da relevância desses números para o Estado, no período de 1995 a 2002 o governo executou 965,15 km de adutoras em 47 municípios do Estado, sendo 145 comunidades rurais atendidas.As obras realizadas nos últimos oito anos representam um aumento de 155% na extensão das adutoras, levando água e qualidade de vida para milhares de norte-riograndenses.:: Algumas das obras mais relevantes já executadas:- Adutora Serra de Santana, 2ª Etapa (beneficia 120 comunidades rurais, 30 mil pessoas)Adutora Serra de Santana, 3ª Etapa (mais de 4 mil pessoas beneficiadas)- Sistema Adutor do Boqueirão (beneficia 10 comunidades rurais, 28 mil pessoas)- Adutora Agreste Trairi (52 mil pessoas são beneficiadas)- Adutora Espírito Santo/Santo Antônio (50 mil habitantes são beneficiados em 17 comunidades rurais)- Adutora Afonso Bezerra (mais de 10 mil habitantes beneficiados)- Adutora Parelhas-Santana do Seridó(3 mil pessoas beneficiadas):: Obras em andamento:- Adutora Alto Oeste (será a maior adutora do Estado e vai atender a 207 mil habitantes)- Adutora Seridó (vai beneficiar 66 mil pessoas):: Planejadas- Adutora Mossoró (incluída no PAC e já licitada) – deve beneficiar cinco municípios e diversas comunidades rurais.- Adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas (licitada)- Ampliação da adutora Agreste/Trairi/Potengi (Inserida no Programa Semi-Árido, financiado pelo Banco Mundial)
quinta-feira, 15 de julho de 2010

FESTA BENEFICENTE NO PORTAL DAS FLORES - SÍTIO JUCURI - FLORÂNIA/RN

ANIMAÇÃO: BAIANO SHOW E FORRÓ DO PISEIRO
INÍCIO: 21h LOCAL: PORTAL DAS FLORES
DATA: 17/07/2010 (SÁBADO)
As Senhas estão sendo trocadas na APAMI e escolas do município por 1K de alimento não perecível. A renda será convertida em prol da APAMI.
Ajude e participe!

A Deputada Federal Fátima Bezerra coordenará a campanha de Dilma no RN e o Prefeito de Parelhas vai coordenar a campanha no Seridó


O prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, PT, que está em Brasília desde ontem tratando de assuntos administrativos participou na capital federal do lançamento do co comitê central da campanha de Dilma Rousseff.



Ele esteve participando do evento com a deputada federal Fátima Bezerra que será responsável pela coordenação da campanha de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte.
O prefeito de Parelhas (na foto atrás de Fátima – lado direito) coordenará a campanha de Dilma no Seridó.


A Deputada Fátima Bezerra deverá repetir a sua performace da campanha passada, e ampliar a sua votação na região Seridó, isso, pelo simples fato de ter sido a Deputada que mais tem trabalhado pelos seridoenses, esse é o fato, essa é a verdade!!!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RN REDUZ POBREZA EM MAIS DE 40%, A QUEDA NAS TAXAS FORAM MAIS INTENSAS NO PERÍODO DE 2003 A 2008 NOS GOVERNOS DE LULA E VILMA.

O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste com menor índice de pobreza extrema e o segundo com menor número de pessoas em pobreza absoluta. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), apontando a redução de 41,5% da pobreza no RN nos últimos 14 anos. Segundo o estudo, a queda nas taxas de pobreza extrema e absoluta foi mais intensa no período de 2003 a 2008, período do governo do Presidente Lula e do Governo do PSB no RN (Vilma e Iberê). Os especialistas do Ipea atribuem essa acelerada redução da miséria ao programa Bolsa Família, do Governo Federal, que atende hoje a 336.890 famílias no RN. O estudo usou como parâmetro a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, e as Contas Nacionais e Regionais, do Tesouro Nacional. A pobreza absoluta se configura quando a renda média domiciliar per capita não ultrapassa meio salário mínimo. Já a pobreza extrema é quando essa mesma renda fica abaixo de um quarto do mínimo, que hoje representa R$ 127,50 mensais por pessoa.Com base nesse levantamento, o Ipea acredita que, se essa política social tiver continuidade, em 2016 o país terá superado a miséria e reduzido a 4% a taxa nacional de pobreza absoluta.
O estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostra ainda que o Rio Grande do Norte tem a menor taxa de pobreza extrema do Nordeste (20,2%), à frente de Estados mais ricos como Bahia e Pernambuco.Ranking da pobreza extrema no NE
Rio Grande do Norte – 20,2%
Sergipe – 21,3%
Paraíba – 23,2%
Ceará – 23,5%
Bahia – 23,8%
Pernambuco – 24,7%
Piauí – 26,1%
Maranhão – 27,2%
Alagoas – 32,3%O
Rio Grande do Norte tem ainda a segunda menor taxa de pobreza absoluta (44,2%) do Nordeste, perdendo apenas para a Bahia.
Ranking da pobreza absoluta no NE
Bahia – 47,1%
Rio Grande do Norte – 44,2%
Sergipe – 48,3%
Ceará – 49,3%
Pernambuco – 50,1%
Paraíba – 51,9%
Piauí – 52,9%
Maranhão – 55,9%
Alagoas – 56,6%
terça-feira, 13 de julho de 2010

A Saga de uma guerreira que nunca desiste, uma história de luta, dedicação e conquista pelo povo do Rio Grande do Norte, no Senado VILMA É 400!



A primeira mulher a governar os destinos do Rio Grande do Norte por dois mandatos, ser prefeita por três vezes na capital, e Deputada Federal constituinte, Vilma de Faria, se consolidará o maior ícone da política potiguar como Senadora da República.
Vilma representa na política o espelho da mulher na busca pela cidadania e o direito a igualdade, oportunidade e o respeito!
Sempre comprometida com as mudanças em prol das classes mais carentes, Vilma durante toda a sua trajetória enfrentou as adversidades e sempre vitoriosa, teve sabedoria e humildade como gestora pública, em 08 anos frente ao governo do estado, fiel parceira de Lula, juntos protagonizaram mudanças de impacto nos campos do social, da educação, da saúde e econômico, revertendo significativamente em favor do Rio Grande do Norte, números que antes eram desfavoráveis.
Em mais uma caminhada e desafio como tem sido durante toda a sua vida, desta vez rumo ao Senado da Republica, Vilma - PSB faz dobradinha com o companheiro Hugo Manso do PT, juntos representarão e honrarão o povo Potiguar no Senado Federal.
VAMOS A VITÓRIA ....... VILMA É 400 E HUGO É 130.

Campanha de ruas em Natal marca o reencontro da Guerreira Vilma com o seu povo... Que conclamam “TÔ COM LULA DO MEU LADO SOU UMA GUERREIRA NO SENADO”

A campanha de rua da Vitória do Povo começou segunda-feira (12), com uma caminhada no final da tarde pelo bairro de Igapó, na zona norte de Natal.Os candidatos ao Senado, Vilma de Faria e Hugo Manso, e o governador Iberê Ferreira, que disputa a reeleição, caminharam ao lado das deputadas Fátima Bezerra e Márcia Maia.
Vilma se emocionou ao reencontrar os eleitores da rua Santo Inácio de Loyola, que foi calçada e drenada quando Vilma era prefeita de Natal.“Fico feliz com essa acolhida, pois tenho serviços prestados à zona norte e posso pedir o voto onde chego”, disse a candidata em um dos comícios-relâmpagos realizados durante o trajeto.“Tive o privilégio de ser prefeita e governadora mais de uma vez e, por isso, estou aqui de novo pedindo o voto de vocês”, disse Vilma.

Numa das casas em que entrou, a candidata ao Senado reencontrou Maria José, de 44 anos, a motorista de ônibus.“Também me sinto uma mulher guerreira. Transporto até 800 passageiros por dia, faço quatro viagens na linha 40 entre Cidade Nova e Mãe Luiza e percorro 80km”, contou a motorista, identificando-se com a disposição de Vilma para o trabalho.

Durante sua caminhada, a candidata ao Senado ainda recebeu a promessa de trinta votos de um morador da casa de número 408 da rua Santo Inácio. João Maria, de 40 anos é deficiente físico e faz um trabalho social com 50 jovens de Igapó como treinador de futebol.
No Senado Vilma é 4X100, VILMA É 400.
sábado, 10 de julho de 2010

PARCERIA ENTRE SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS E CAIXA ECONÔMICA, REALIZARÁ SONHO DA CASA PRÓPRIA DE FAMÍLIAS NA ZONA RURAL DE FLORÂNIA.

Através do Programa Nacional de Habitação Rural(PNHR) do Governo Federal, dentro do Programa “Minha Casa minha vida”, cerca de 40 famílias serão beneficiadas com recursos público e federal sem reembolso para realizarem o tão perseguido e almejado sonho da casa própria. O Programa será executado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, através de Equipe Técnica, que elaborará os Projetos e acompanhará a aplicação dos recursos em consonância com as normas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, que por sua vez, além de ser a agência financiador que garantirá o aporte financeiro das obras, fará também o acompanhamento e a liberação dos recursos.Neste sábado dia 10 de julho aconteceu uma importante reunião na sede do STR, com a equipe técnica e todos os contemplados para formarem a Comissão de Acompanhamento, que foi eleita por aclamação pela assembléia com os seguintes membros: Pedro Paulino Cruz(Presidente do STR), Vera Lúcia de Melo e Sebastião Damásio Pinheiro(Beneficiários). Os trabalhos de projeto de engenharia estão sendo realizados com visitas in-loco da equipe técnica, acompanhados pelo representante do STR, Pedro Paulino Cruz, que responderá pela execução e prestação de contas junto a Caixa Econômica Federal, órgão gestor do Programa.

Os grandes líderes e suas trajetórias: embates, lutas, superações e vitórias de homens e mulheres que fizeram e fazem história.











A história da humanidade foi e continua sendo marcada pela presença de grandes líderes: homens e mulheres que ousaram, lutaram, desbravaram e construíram a sua história e da sociedade na qual estiveram e estão inseridos.
Desta forma, se constituíram líderes. Conquistaram este direito: o direito de exercer a liderança outorgada pela credibilidade das pessoas. A liderança originada dos embates, das vitórias e lutas que ultrapassaram o tempo e as adversidades, se fez verdadeira, uma vez que foi construída dia-a-dia. Por isso jamais será usurpada ou roubada. Como também uma liderança não é comprada ou produzida artificialmente.
O fenômeno da liderança requer tempo e história em prol da humanidade. Os líderes se são capazes de agirem contra as desigualdades, as injustiças e as violências que assolam os seres humanos e quebram ciclos viciosos de domínios imperialistas.
Nossos líderes, chamados de heróis se destacaram e se destacam por enfrentarem situações adversas, conflituosas, conseguindo vencer barreiras, antes nunca vencidas. Quando esses homens agem em defesa dos direitos humanos, a história se faz e as suas trajetórias se diferenciam, pois imprimem em seus atos os interesses coletivos.
Lembremos: Gandhi, Mandela, Che Guevara, Olga, Evita, Dom Hélder, Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dorothy, Chico Mendes, Paulo Freire, Lula, enfim, ícones que mudaram a história dos seus contemporâneos. Todos eles ocupando espaços diversos em seus contextos sociais.
A liderança é a capacidade de se construir em meio a adversidades, conflitos, e necessidades humanas. Os líderes independentes das origens são pessoas que mostram a face e se fazem compreender sem máscaras, sem artefatos construídos.
Os líderes se construíram e se constroem em sua vida cotidiana. Seguidos pela admiração e a credibilidade de seus pares. Não se inventa um líder. Não se encomenda um líder. Nem tampouco dar-se a um homem ou a uma mulher a capacidade de se fazer líder atravessando décadas e modismos se esses heróis não tiverem a essência do povo.
Na atualidade a partir dos adventos da internet se tornou comum a tentativa de “fabricar”, impor e “vender” imagens falsificadas de “lideranças”.
Este processo de “fabricação” pode produzir “bonecos falsificados”, arremedos das verdadeiras lideranças. O que é importante ressaltar é que por trás desses “bonecos falsificados”, estão sempre e preponderantemente os interesses puramente financeiros de quem os patrocina. No entanto, essas “imagens falsificadas” não resistem às verdadeiras lideranças.
Os líderes verdadeiros estão acima do marketing e das publicidades. Lembremos que há mil anos não havia televisão, computador, twitter, mas já havia líderes. Os líderes falsificados e produzidos irresponsavelmente, não resistem aos embates contra as verdadeiras lideranças. Sabem por quê? Porque os verdadeiros líderes têm história e para se fazer história, levam-se décadas!
Não se produz um líder a partir de interesses comerciais, pois os mesmos conquistaram este direito, o qual não é destruído através de matérias encomendadas, plantadas em blogs irresponsáveis, administrados por laranjas internáuticos (os mais novos “personagens da era internet”, usados pelos fantasmas que não assinam as suas matérias e se escondem por trás de “bobos da corte”). No entanto torna-se fácil juntar as peças do jogo de xadrez e chegarmos aos possíveis autores. Basta analisar, acompanhar e pensar, como tenho feito nos últimos meses. Por isso, atentemos para as “manchetes destrutivas”, que intencionam destruir os nossos líderes verdadeiros. Temos nossos líderes, muitos por sinal.
Neste contexto quero trazer á tona dois exemplos de lideranças verdadeiras de nossa cidade. Estou falando de Pedro Paulino (Pedro do Saco) e Titi Nobre, esses líderes estão entre nós, caminham junto a nós. Ninguém pode negar esta realidade!
Pedro Paulino e Titi Nobre têm seguidores, fiéis, que defendem o seu nome. Cada um atuando em campos diferentes. Pedro Paulino, agricultor, líder sindical. Dr.Titi Nobre, médico, no entanto, os dois líderes políticos.
Pedro Paulino e Dr. Titi Nobre, se mostraram fortes, resistentes, capazes, imbatíveis. Resistiram á décadas e se construíram líderes em nossa cidade e em nossa região. Meus respeitos e minha admiração por tudo o que venceram e ainda vencem em nosso cenário sócio-político.
Pedro Paulino Cruz, agricultor, professor, principal liderança sindical do município, fundador do STR de Florânia, Ex-vereador por cinco mandatos prestes há completar 67 anos, continua prestando relevantes serviços aos floranienses, como presidente do Sindicato, e como liderança política.
Francisco Nobre Filho (Dr. Titi), médico, clínico geral, maior liderança política de Florânia, Ex-prefeito (gestão 2001 -2004), aos 66 anos, continua prestando relevantes serviços aos floranienses, como médico e liderança política.
Ambos têm histórias parecidas. Na infância e juventude, compartilharam fases de suas vidas, precisamente no sítio Catolé, onde seus pais, Seu João do Saco e seu Chico Nobre (compadres João e Chico) tinham propriedades.
Pedro e Francisco passaram parte de sua infância e juventude compartilhando atividades como: cuidar do gado e transportar em lombo de jumentos, o leite produzido para a venda na cidade de Florânia. Quando jovens, viveram a alegria nos forrós pé-de-serra, partilharam das mesmas amizades, das mesmas lembranças de outrora. Com a chegada da maioridade, quando os estudos os levaram por caminhos diferentes, tomaram rumos diferentes. No entanto, a amizade plantada na infância já havia florescido.
Pedro continuou a trabalhar no sítio Catolé e Francisco seguiu seus estudos escolhendo a área médica, a qual se dedica até hoje.
Pedro Paulino, em virtude das adversidades e das lutas, só veio concluir o ensino médio, mais tarde, quando já havia constituído família. Após seguir a carreira de liderança sindical, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia, a quem até hoje preside e presta serviços aos floranienses que habitam na zona rural e também na cidade.
Recentemente Pedro Paulino e Dr. Titi, se encontraram na sede do Sindicato e por horas conversaram relembrando as suas histórias de vida e suas trajetórias na política. No final da boa e agradável conversa, reafirmaram a amizade de outrora, que nem o tempo, nem os caminhos tortuosos da política conseguiram desgastar ou acabar.
Apesar de terem sido adversários políticos durante décadas, sempre prevaleceu o respeito e a admiração que conservam um pelo outro. O carisma de ambos os fez líderes, os fez homens que mudaram e continuam mudando a história das pessoas de nosso município.
Sendo assim pensemos sobre os verdadeiros líderes e suas histórias. Não se inventam nem se destroem líderes. Eles existem e resistem ao tempo, pois se construíram a partir dos seus feitos e de suas conquistas. Para isso já plantaram suas sementes. Um exemplo destas sementes são os novos líderes, dentre eles: o Vereador Geovani Pereira Cruz, fundador do Povoado João da Cruz e filho do líder sindical Pedro Paulino Cruz.
quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Mestre Paulo Freire e a Educação Popular: honremos a sua luta em defesa da escolaridade das camadas populares.


Falar em Educação Popular significa trazer á tona à teoria de Paulo Freire, que traduz o pensamento de um homem que viveu e defendeu a educação escolar das camadas populares, como caminho para a libertação da condição de miséria, de desigualdade social, pelas quais as pessoas menos favorecidas deste país conviveram e ainda convivem ao longo das décadas.
O Mestre Freire lutou bravamente pelas conquistas, escolhas e transformações sociais, dentro dos espaços escolares, bem como no seio da sociedade. Freire buscou uma educação escolar democrática e libertadora, que tivesse práticas educativas igualmente democráticas e participativas.
Para Paulo Freire não podia haver neutralidade no processo educacional e, sobretudo na educação popular, que traz consigo a responsabilidade para com as pessoas pertencentes aos contextos menos favorecidos.
Desta forma entendemos que a prática do professor não pode ser neutra. Exige definição, tomada de posição e rupturas. A prática do professor deve orientar-lhe a escolher entre isto ou aquilo.
Enquanto professores, educadores e pesquisadores temos funções sociais indispensáveis a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, com preservação dos direitos individuais e coletivos.
As Pedagogias de Paulo Freire, do Oprimido, Da Esperança, da Prática da Liberdade, trouxeram para dentro das escolas os direitos daqueles que não tinham voz, nem vez.
O Mestre deu a Educação Popular à dimensão libertadora na formação humana, difundindo ideais humanistas e socialistas, estabelecidos como parâmetros para as relações sociais, além de devolver aos homens e mulheres oprimidos o direito de sonhar.
Nesta perspectiva a educação escolar libertadora só pode ser compreendida a partir de uma prática docente também libertadora. O professor se apresenta para o mundo como um agente fundamental no processo humanizador, que só pode se compreendido a partir da educação das pessoas e principalmente daquelas pertencentes a contextos menos desfavorecidos.
Daí a importância de nós professores reconhecermos as nossas funções sociais. Somos agentes formadores de opinião e promovedores do exercício da cidadania.
A escola enquanto instituição primordial na vida dos homens e mulheres deve estar atenta ao contexto no qual está inserida. Por isso percebemos a necessidade de uma escola viva, dinâmica, que forme seu aluno para o exercício da cidadania.
O mundo fraterno posto por Freire, tem o caráter humanizador da educação popular que possibilita as pessoas os princípios da dignidade.
A educação numa perspectiva libertadora renega a submissão do sujeito, caracterizada como fator que sustenta a relação opressora X oprimido. Esta relação de dominação ao longo dos tempos alimentou a sede insaciável das classes opressoras, imprimindo ao tecido social, características de desumanização do homem, de exploração dos seus direitos individuais e coletivos, além de empobrecimento das classes trabalhadoras.
Graças à concepção freireana as camadas populares puderam reivindicar escolaridade e dignidade. No entanto cabe a nós professores e educadores mantermos vivos os ideais do Mestre Paulo Freire, que revolucionou a história da educação popular de nosso país e do mundo.
Para isso temos que atuar politicamente, socialmente e culturalmente, dentro e fora das salas de aula, mostrando a nossa cara, os nossos ideais, e principalmente tendo coragem para assumir nossos posicionamentos em defesa das pessoas menos favorecidas deste país, a partir de uma educação de qualidade.
Sendo assim, vamos à luta, pelo caminho da educação. Fazendo sempre o melhor dentro de nossas funções, pois a estrada é longa e o tempo não espera. “Quem sabe faz à hora não espera acontecer”.
Abraços da amiga Divoene Pereira- Professora dos municípios de Florânia/RN e São Vicente/RN -Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN-
quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quando portas e janelas se fecham, é sinal que novos horizontes surgirão!

Vivemos em uma sociedade capitalista sustentada e norteada por dos poderes, CAPITAL e POLÍTICO, imaginem como duas grandes e bem fechadas salas, fechadas a sete chaves, que só entra e sai, quem dentro delas estão e permitem, são poderes, que únicos e absolutos, regem a tônica de vida das classes sócias, da classe A até chegar à classe Z. Diante desse quadro, é relevante cada pessoa quanto cidadão, imaginar e refletir em qual patamar estamos situados na pirâmide social, e pra qual dos poderes estamos servindo, ou então, invertendo a ordem dos fatores, a onde quero e vou chegar na pirâmide social, em qual dos poderes vou interferir? Quando alguém consegue perceber essa real e palpável situação em que vivemos e não podemos fugir e nem devemos, porém, devemos e podemos afrontar, transformar, construir e ser o protagonista de sua própria história, de seu próprio destino, fazendo história, passa-se então a rever velhos conceitos, crenças, e valores, eis que surgem novas visões de mundo(paradigmas), novas portas e janelas se abrem, e você começa a perceber que é digno e livre para pensar com sua própria cabeça, falar por si, tomar as suas decisões, decidir seu destino, percorrer seu caminho e construir a sua história, pensando sempre em contribuir para toda a sociedade, contribuir para que haja o mínimo de igualdade social, de justiça e cidadania plena. Todavia, tem um detalhe, um detalhe que se torna vital e crucial para você alcançar esses patamares, para você bater em uma das portas e ela se abrir para que você possa, de dentro, provocar a sua mudança, a mudança dos que ficaram de fora, o detalhe de que não me poupo em falar, são duas palavras, que juntas e postas em prática podem mudar e construir toda uma nova história, como exemplo vivo, cito duas personalidades importantes e marcantes da nossa contemporaneidade, Luiz Inácio Lula da Silva, e José de Alencar, homens, que desde meninos, nascidos e criados em realidades diferentes, decidiram a seu modo, por caminhos diferentes, batendo em portas e janelas diferentes, decidiram construir a sua história, mudar o seu mundo e o mundo dos outros. Longos caminhos tiveram que percorrer, desafios e derrotas tiveram que enfrentar, preconceitos, indiferenças, críticas tiveram que aceitar, mas nunca desistiram de sonhar. O primeiro, bateu por várias vezes durante décadas na porta da sala em que vive o poder da POLÍTICA, e quando a entreabriam, e percebiam de dentro, que era alguém que podia mudar e transformar, dentro e fora da sala, fechavam-na em sete chaves, mas ele continuou por anos, por décadas a bater na mesma porta, de forma diferente, mas ele acreditou e persistiu, e a cada vez que o mesmo personagem, persistentemente batia na porta, percebia-se quem de dentro estava, que com ele vinham e arrastavam multidões, multidões que gritavam palavras de socorro, suplicas e clamores por justiça, por solidariedade, por igualdade e cidadania, e esse povo, em gritos, pediam para que ele adentrasse, ele que tinha a cara do povo, e levava consigo o sofrimento de todos, e que certamente daria o primeiro passo, para mudar dentro da sala, e provocar as mudanças para os que ficaram de fora. Ele acreditou, o povo acreditou, e tudo aconteceu quando em 1º de janeiro de 2003, em lagrimas ele disse “ a esperança venceu o medo”, e o povo com ele chorou e comemorou o abrir das portas. A outra importante personagem, José de Alencar, escolheu desbravar a sala que estava o Poder do Capital, e como exemplo de persistência e luta construiu sua história, mudou sua vida e de milhões que o servem, que trabalham em suas empresas. E quando ambos os personagens, não mais podiam caminhar por trilhas diferentes, se juntaram, e a grande transformação aconteceu, e deixou grandes exemplos: que ninguém é tão diferente do outro pra não sentar na mesma mesa, ninguém é tão desprovido que não possa colaborar, ninguém é tão rico que não precise receber, ninguém é tão pobre que não possa doar. Reflitamos sobre essa história, decida em quais dos personagens você vai se inspirar e mudar a sua história e a história da sociedade em que você vive, quando isso acontecer, podem ter certeza, novas portas e janelas haverão de abrir, e com eles novos horizontes surgirão!!!
GPC.
segunda-feira, 5 de julho de 2010

“Tenho: Ouro, prata e bronze. Tenho, a vida, uma história, e o direito da fala, sou um cidadão que NUNCA DISISTE DOS SEUS SONHOS”, e isso incomoda!!!


Disse Augusto Curi, em seu livro intitulado “NUNCA DESISTA DE SONHAR”, é uma grande obra e o melhor conselho que o jovem mestre orienta e deixa para toda a humanidade que vive e habita de forma confusa e contraditória no planeta chamado de TERRA. Sua idéia se fundamentou com base na certeza que são os sonhos o principal combustível da vida, desde que nascemos somos conduzidos por duas forças motrizes da vida, primeiro o pensar, segundo, traduzir os pensamentos em sonhos e prática. O destino da humanidade, de homens e mulheres, desde pequenos fundamentam-se nessas duas motrizes. Quando damos os primeiros e pequenos passos rumo ao desconhecido, independente da idade, de raça, religião, cor, e em fim, status econômico, sonhamos e pensamos.


Sempre tomei e assumi na política de Florânia as minhas decisões, com coragem, pensando e refletindo com a autonomia que todo ser pensante possui, pensando com minha própria cabeça, sem prejudicar a ninguém, respeitando os direitos individuais das pessoas, sem me deixar teleguiar nem me curvar aos interesses escusos que interferem na política, e quando o fiz, construí história, e incomodei os que não se concebem frente a uma sociedade com direito e liberdade de sonhar, de pensar e de lutar pelas suas metas e projetos, projetos que tenho, e certamente, são os melhores para Florânia, se continuar na política lutarei por eles, tenho um município e uma comunidade que vivo, tenho família e muitos amigos que me conhecem, tenho coragem, história e um nome a zelar, tenho DEUS que sempre me conduziu e nunca me deixou sozinho, diante de todo esse tesouro que tenho, o que mais preciso para continuar a minha trajetória? Estou preparado para absorver e aceitar as críticas, estou preparado para discutir um novo projeto para Florânia, em uma grande mesa onde todos tenham como único propósito salvar Florânia do vácuo que a colocaram em duas décadas de erros, e descaso com o seu maior patrimônio público, a nossa boa gente!

O MAIOR SÃO JOÃO DE FLORÂNIA ACONTECE NO POVOADO JOÃO DA CRUZ





O Povoado João da Cruz, fundado em 16/06/2002, agrovila dos Assentamentos Serra Nova e Serra do Meio, maior comunidade rural de Florânia, situado na chapada da Serra de Santana, com altitude superior a 700m, que tem como padroeiro São João Batista, realizou no ultimo sábado dia 03/07 a principal noite de sua Festa religiosa e social, foi um sucesso total, quando aconteceu as 19:00 horas, a tradicional Missa de São João Batista, noite oferecida aos Poderes Constituidos, autoridades e comunidade. Em seguida, o pavilhão com Leilão em benefício da Capela de São João Batista que tem como responsável, Padre Carlos Eduardo, após o Leilão, houve o Forrozão pé-de-serra, animado pela Banda Impressão Digital e Galedo de Davi, com a Quadra de Esporte da Comunidade totalmente lotada. A banda foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Florânia. O representante, fundador da comunidade e anfitrião da Festa, Vereador e Presidente da Câmara Geovani Pereira Cruz, deu total apoio ao evento, participou com a comunidade e recebeu em sua residência autoridades e amigos como: Os Vereadores, Galo do PT, João Maria- PMDB, Paulinho Araújo -PMDB, o ex-vereador e amigo Vareda, o Advogado e Pré-Candidato a Deputado Estadual Dr. Lauro Maia que veio acompanhado por sua esposa Vanessa, assessores Izabel e José Reinaldo, o empresário Pinhara Junior, o Secretário Municipal de Saúde Claudio de Sirineu que veio acompanhado por sua esposa, e o pré-candidato a vereador Marinho.
Geovani, recepcionou e compartilhou de momentos da Festa com a presença do Prefeito Municipal Sinval Salomão, a Secretária de Ação Social Jandira Alves, o Secretário de Obras Sinval Cavalcante, o Chefe de Gabinete Manoel Pinto, e o blogueiro Edson Dantas que integram a equipe do Prefeito. Na oportunidade Geovani em nome da comunidade agradece ao Prefeito Sinval Salomão pelo patrocínio da Banda da Festa e ainda pelas luminárias em 47 postes que a Prefeitura colocou, iluminando as ruas da comunidade, sendo a primeira e importante ação concreta da atual Gestão, de muitas que poderão vir.

Parceiros da comunidade desde 2005, onde realizam permanente apoio ao trabalho de Geovani, através do Deputado Lavô, o Advogado e pré-candidato a Deputado Estadual Lauro Maia, foi o único a prestigiar e cumprimentar a comunidade, sendo muito bem recepcionado por todos, Dr. Lauro Maia, além do apoio do Vereador e Presidente da Câmara Municipal Geovani Pereira Cruz e lideranças da comunidade como: João Maria(Diretor da Escola), Gilson Pereira do PT, Manoel Luiz(Presidente do Nucleo do Cajueiro) e José Neto(Presidente da Associação), conta ainda com o apoio dos Vereadores Galo, João Maria e Paulinho Araújo, ex-vereadores: Vareda, Pedro Paulino, Ritinha Oliveira, suplente de Vereadora Darcy Diniz, dos empresários Pinhara Junior, Junior de Januncio e Neto Oliveira(Presidente do PSB de Florânia).
domingo, 4 de julho de 2010

SINDICATO, PELC E GRUPO DA TERCEIRA E MELHOR IDADE REALIZA O ARRAIÁ DOS IDOSOS.


Junho passou, mas, vai deixar muitas saudades, o primeiro Arraiá da melhor idade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia, fruto da grande parceria que reune o PELC - Programa de Esporte Lazer e Cultura do Governo Federal, Sindicato e Grupo da Terceira Idade. Na oportunidade, o Presidente do STR, Pedro Paulino Cruz, fez discurso de abertura agradecendo a todos pela parceria e parabenizando aos que participam do Grupo da Melhor Idade. Durante o evento houve muita descontração com danças, sorteios de brindes, e jantar para todos, com música ao vivo cantada por Galego de Davi e seu Teclado.