Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
domingo, 26 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Familiares e amigos comemoram e celebram o aniversário de DARCY DINIZ.

Neste sábado(25), o Balneário Portal das Flores, em Florânia, recepcionou a família Diniz, para comemorarem o aniversário da Professora e Suplente de Vereadora DARCY DINIZ. Além do ambiente agradável, com muito churrasco, comes e bebes, banho de piscina, a aniversariante DARCY DINIZ recebeu homenagens e visitas de centenas de amigos que compartilharam de momentos com fortes emoções.

Na oportunidade também fora celebrado a formatura do seu filho MARCELO DINIZ que concluiu o curso de formação para Policial Militar do RN, entre brincadeiras, festejos e muita descontração, com a presença de autoridades políticas e militares que vieram prestigiar a aniversariante e o novo integrante da PM o evento durou todo o dia em clima de paz, felicidade e fortes emoções.

“Parabéns dona DARCY, parabéns MARCELO, que DEUS abençoe todos os seus dias, conduza todos os seus passos, ilumine seus caminhos com os dons da saúde, paz, harmonia, inteligência e sucesso”. Blog do Geovani P.Cruz
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NACIONAL: Dilma põe petistas no Desenvolvimento Agrário e na Secretaria das Mulheres


A presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou nesta manhã, por meio de nota oficial, as indicações do deputado Afonso Florence (PT-BA) para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da deputada reeleita Iriny Lopes (PT-ES) para a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.


Natural de Salvador, Florence tem 60 anos e elegeu-se deputado federal em outubro. Ele foi secretário de Desenvolvimento Urbano no governo do petista Jaques Wagner. A escolha de Florence representa uma vitória da corrente de esquerda do PT, Democracia Socialista (DS), que havia se rebelado contra a indicação de Maria Lúcia Falcón (PT) para a pasta. Ela tinha o apoio dos governadores da Bahia, Jaques Wagner (PT), e de Sergipe, Marcelo Déda (PT).


A DS não se conformava em perder o controle do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atualmente conduzido pelo ministro Guilherme Cassel. Seu antecessor no cargo foi Miguel Rosseto. Os dois gaúchos foram indicados pela Democracia Socialista.


Aos 54 anos, Iriny Lopes reelegeu-se em outubro para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Membro da Executiva Nacional do PT, ela foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), em 2005, e integrou o Conselho de Ética. Ela foi relatora do processo que culminou na cassação do ex-deputado André Luiz, do Rio de Janeiro, flagrado num diálogo em que tentava extorquir R$ 4 milhões do empresário de jogos Carlos Cachoeira.


Com a confirmação de ambos, Dilma conclui às vésperas do Natal a divulgação de seu ministério. Os anúncios, feitos a conta-gotas, se estenderam por um mês. Os primeiros nomes do ministério - os integrantes da equipe econômica, Guido Mantega na Fazenda, Miriam Belchior no Planejamento e Alexandre Tombini no comando do Banco Central - foram anunciados no último dia 24 de novembro.


Por Andrea Jubé Vianna, da Agência Estado, estadao.com.br, Atualizado: 22/12/2010 11:05
domingo, 19 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Conselho Tutelar realiza eleição democrática e concilia experiência e renovação.

Em votação democrática, e espontânea, a população floranienses compareceu as urnas neste sábado(18), e escolheu as 05(cinco) conselheiras titulares para dar continuidade ao importante trabalho que o Conselho faz em defesa dos direitos da criança e dos adolescentes em Florânia, mesclando a experiência e a renovação, com 60% e 40%, respectivamente, assim escolheu a população: Titulares, 1º Lugar: Vitória(1.081 votos), 2º Lugar: Fábia (885 votos), 3º Lugar: Lôba (854 votos), 4º Lugar: Amor Gavião (691 votos) e 5º Lugar: Edineide (675 votos). A classificação dos suplentes, por ordem de votação, foi à seguinte: Rejane (667 votos), Max (643 votos), Julimária (619 votos), Didi (591 votos), Sheila (503 votos) e Vanúbia (455). Brancos e nulos somaram 54 votos.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, que entrou em vigor no dia 14 de outubro de l 990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ser encarregado pela sociedade de zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente é, nos termos do Estatuto Federal, ser escolhido pela comunidade local, em processo definido por Lei Municipal e conduzido sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para executar atribuições constitucionais e legais no campo da proteção à infância e à juventude.

FLORÂNIA: SESSÃO SOLENE DE ENCERAMENTO DO LEGISLTIVO, REUNE POPULAÇÃO, HOMENAGEADOS E AUTORIDADES.

Nesta sexta(17), a céu aberto, com transmissão ao vivo da Rádio Ibiapina, e com a cobertura do Portal Inforside, a Câmara Municipal de Florânia, em Sessão Solene, com apresentação cultural da Banda de Música Mirim, regida pelo maestro Damião(Dãozim), e benção de Padre Carlos de Lira, conclui mais um exercício legislativo, e o ciclo de 02 anos, na gestão do Presidente Geovani Pereira Cruz(PSB), que deixou inaugurada a “Sala do Cidadão, a Galeria dos Ex-Presidentes, expansão e novo Sistema de Informatização e mobiliária, agraciando com títulos de cidadania a personalidades que fizeram história em Florânia, e homenageado com a Comenda “Mérito Destaque”, concedida aos Alunos destaque de 2010 da rede municipal de ensino, que ainda receberam brindes como computadores, celulares e quites escolares doados pela Câmara Municipal, Prefeitura, STR e SINTFLOR, e empresários e parceiros da educação.


A Sessão foi marcada por momentos de fortes emoções, quando os agraciados levaram a sua mensagem de agradecimento e reconhecimento, e narraram um pouco da sua história de vida dedicada a Florânia.

O Presidente da Câmara Municipal Ver. Geovani, conseguiu unir na mesma solenidade todos as autoridades de diferentes correntes políticas do município, situação e oposição, entre os agraciados e homenageados, o Deputado Gilson Moura, o advogado Joanilson de Paula Rêgo que teve recebeu a homenagem em nome do seu pai João Sergio do rego, ex-presidente da Câmara e Prefeito, florânia, e a Ex- Superintendente do INCRA/RN, Drª Graça Arruda, fizeram em nome dos demais, discursos de agradecimentos e expressaram as fortes emoções e felicidades que o momento lhes reservavam.

A inauguração da Galeria dos ex-presidentes, resgatando 62 anos de história, e da Sala do Cidadão, que homenageou (in memória) o ex-vereador por 03(três) mandatos, Raimundo Izídio, representado pela sua esposa dona Tereza, foi marcado com o descerramento da Placa por Dona Tereza, o Prefeito Sinval Salomão, Padre Carlos de Lira e o Presidente Geovani.


Pela primeira vez em sua história a Câmara Municipal presta homenagem a alunos destaque da rede municipal de ensino, o Projeto de Lei que instituiu a homenagem e comenda “MÉRITO ALUNO DESTAQUE DO ANO”, de autoria do Vereador Geovani Pereira Cruz(PSB), terá como objetivo incentivar, motivar e promover os alunos da rede municipal de ensino que se destacarem ao longo de sua carreira, quando concluírem o 9º ano do ensino fundamental, da mesma forma, fomenta criar uma ponte e um elo de identidade institucional entre Poder Legislativo e educação que poderá render bons frutos para a conscientização políticas e cidadã das futuras gerações. Os alunos destaque de 2010, foram os seguintes: Sebastião Coelho da Silva (Escola Municipal Aprígio Soares), Luiz Felipe da Silva Tavares (Escola Municipal Aprígio Soares), Alyson Alves de Araújo (Escola Municipal Domingas Francelina das Neves), Isabela Fernanda Meneses (Escola Municipal Domingas Francelina das Neves), Luziânia Maria de Jesus (Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz) e Franciane Willian da Silva (Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz).

Durante a solenidade, devido a chuva que iniciará, as mensagens de homenagens foram transferida para dentro do plenário da Câmara Municipal, quando a palavra foi preferida pelo Sr. Prefeito Municipal Sinval Salomão Alves de Medeiros, que deixou a mensagem natal e de final de ano a todos os floranienses, para encerra o evento, o vereador Geovani Pereira Cruz como presidente da Câmara Municipal, em seu discurso, prestou conta de suas ações a frente do biênio 2009/2010, e anunciou que o próximo passo é disputar a prefeitura de Florânia em 2012, proferido a seguinte mensagem, “Encerro hoje mais um ciclo na minha vida, como encerrarei daqui a dois anos no plano legislativo quando me despedirei do segundo mandado... Não sairei da política, darei um passo para um novo momento, um novo ciclo, um novo desafio, um novo projeto, que é em 2012 disputar o plano majoritário”, declarou, em seguida, agradeceu a todas e a todos, desejou um feliz natal e um novo ano repleto da saúde, paz e realizações e declarou encerrada a Sessão solene, convidando a todos para um coquetel de confraternização.

Postado por:
BlogdoGeovani, parceria BlogdoTonny e Fotos Vantuir Azevedo/Portal Infoside.

Florânia: Geovani escolhe o Mirante onde o “céu toca a terra” e realiza almoço de confraternização para Dr. Joanilson Rêgo e integrantes do INCRA/RN.


O advogado floraniense Joanilson de Paula Rêgo Presidente Estadual do (PSDC), chegou a Florânia nesta sexta-feira (17) para participar da Sessão Solene da Câmara Municipal que, dentre as atividades, iria homenagear os ex-presidentes da Casa Legislativa. Antes de receber a honraria, na qual homenagearia seu pai, o ex-presidente João Sérgio do Rêgo (In Memória), Dr. Joanilson participou de um almoço no Mirante do Capitão na comunidade Serra do Cajueiro, zona rural de Florânia, promovido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Geovani Pereira (PSB) e sua esposa Nice. Na oportunidade, o Vereador Geovani Pereira, recebeu oficialmente o apoio do Presidente Estadual do (PSCD), que disponibilizará a legenda para dar sustentação ao projeto político-administrativo em 2012, quando Geovani disputará a Prefeitura de Florânia.

No último pleito eleitoral, Dr. Joanilson disputou uma das duas cadeiras para o Senado Federal, onde obteve a 5ª colocação com 66.408 votos.

O encontro contou ainda com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia, Pedro paulino Cruz (PSB), com o empresário Damata Lopes (PSDC), o Engenheiro Dr. Silvino Neto, além de integrantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, como: Drª Graça Arruda, DR. Heleno, o Técnico Luiz de França, e familiares, parceiros do Assentamento.

Fotos: Vantuir Azêvedo.
Reprodução e fichamentos do BlogdoTonny.

Evento no Povoado João da Cruz, reúne lideranças local e conta com a presença do Pt. do SINTFLOR, Clóvis Silva e o Cf. do Gab. Civil, Manoel Pinto.




O Presidente do SINTFLOR, Clóvis Silva e o Chefe do Gabinete Civil da prefeitura municipal de Florânia, Manoel Pinto Neto, participaram e prestigiaram nesta sexta-feira (17), no Povoado João da Cruz, zona rural de Florânia, da confraternização natalina dos funcionários da Escola Municipal Francisca Leonísia.

O evento foi promovido pelo Diretor da Escola, João Maria, reeleito recentemente em eleição democrática, Diretor da Escola Municipal Francisca Leonísia, no Povoado João da Cruz, Zona Rural de Florânia, João Maria já concluiu o ano letivo de 2010 e agora realiza o planejamento educacional para 2011. Com o encerramento das aulas, João Maria realizou nesta sexta-feira (17), um almoço de confraternização para os funcionários da entidade. Na oportunidade, foi realizada uma troca de presentes, “amigo secreto”, entre todos os funcionários da escola, em referência as festividades natalinas de fim de ano.

Florânia: Melhorias habitacionais promovem cidadania e renda para famílias carentes no Povoado João da Cruz.

Os moradores do Assentamento Serra Nova/Serra do Meio, agrovila Povoado João da Cruz, na zona rural de Florânia, vem sendo contemplados com um projeto de R$ 1.600.000,00 cujo objetivo é a realização de melhorias em 200 unidades habitacionais da comunidade, no valor global de R$ 8.000,00 por residência.

O convênio foi uma conquista do presidente da Câmara Municipal de Florânia, vereador Geovani Pereira (PSB), via deputada federal Fátima Bezerra (PT), através de uma parceria entre a Associação dos Beneficiários dos Projetos de Reforma Agrária do Assentamento Serra Nova e Serra do Meio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Segundo o assentado e vereador Geovani Pereira, as melhorias habitacionais são motivos de felicidades para a população que, além da valorização dos imóveis, esta gerando emprego e renda. “Essas melhorias estão trazendo resultados positivos, onde as famílias participam do processo de gestão do projeto, desde a parte técnica até sua execução. Além das famílias serem contempladas elas também participam e escolhem os próprios pedreiros, gerando emprego e renda pra comunidade”, frisou Geovani.

fonte: BlogdoTonny

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Câmara Municipal trabalha duro em preparativos finais para a Sessão Solene de sexta (17)




Em clima natalino e de mais um ano de realizações, os funcionários da CMF, trabalham em equipe para os preparativos que culminará na Solenidade de encerramento do 1º Biênio 2009/2010, da atual Legislatura, com a Sessão Solene de inaugurações e homenagens a personalidades da política, profissionais liberais e público que prestaram serviços ao município de Florânia, além de homenagem aos alunos destaque de 2010, concluintes do ensino fundamental.
As funcionárias Ivanete Silva, Ivonete Lacerda, Érika Azevedo, Rosicleide e Selma, organizam e decoram a nova estrutura interna da CMF, que recebeu nova mobília, novos computadores com sistema de internet ampliado, e espaço físico restaurado e ampliado para agregar a Sala do Cidadão e Galeria dos Ex-Presidentes.

A Sala do Cidadão, será um espaço físico e institucional da Câmara Municipal, que será reservado para atender de uma forma especial a todo o cidadão que precise de apoio, informações, protocolar correspondências e Projetos de Iniciativa popular para a apreciação e deliberação do Poder Legislativo. Estará disponível ao público uma Central de Atendimento, com computadores e Internet, para os seguintes serviços: Consultas Previdenciárias, Jurídicas, Fiscais, emissão de 2ª vias, de Certidões Negativas, Cosern e Caern, e ainda, Pesquisas de estudantes, desde que encaminhadas pelas respectivas escolas.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Câmara Municipal homenageará os alunos destaques 2010.


Na ultima Sessão Ordinária do ano, quarta-feira(15) a partir das 20:00 horas com transmissão ao vivo pela Rádio Ibiapina, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Geovani, anunciará os nomes dos alunos destaques de 2010, que serão homenageados pela Câmara Municipal em Sessão solene aprazada para a próxima sexta(17). As Escolas Municipais Domingas Francelina, Aprígio Soares e Francisca Leonísia da Cruz já encaminharam ao Poder Legislativo os ofícios com os nomes dos alunos destaques e homenageados que receberão Certificados, comendas e brindes como: Computadores, Celulares e materiais Escolares. Os prêmios doados são frutos da perceria entre a Câmara Municipal de Florânia, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SATEF, Empresários Umberto de Felão e Ivonete Lacerda.


Dentro da Programação, haverá, além das homenagens aos alunos destaques, inauguração da SALA DO CIDADÃO e da GALERIA dos ex-presidentes, e a entrega de títulos de cidadãos floranienses aos agraciados.


Ao final, haverá as mensagens dos convidados e homenageados, depois, confraternização com coquetel para os convidados e homenageados.

FLORÂNIA: Projeto da CIP, volta para o executivo, para receber correções de incoerência gráfica!!!

Vereadores Geovani e Márcia Nobre, ouvindo atentamente as argumentações
do Prefeito na reunião realizada na CMF no dia 10/12/2010, às 10:00(manhã)

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Geovani Pereira Cruz, deu entrada na Secretária Administrativa da CMF, ao Projeto de Lei nº 014, de autoria do Poder Executivo Municipal para que em regime de urgência, seja devolvido ao seu autor, para correções de incoerência gráfica.


A matéria foi reapresentada pelo Prefeito na ultima sexta-feira(10), em reunião na Câmara Municipal com a presença de todos os Vereadores, como Projeto de Lei nº 014, em substituição ao Projeto anterior, PL nº 011.
O novo Projeto nº 014, recebeu mudanças textuais a pedido de alguns Vereadores que se propuseram a votar a favor da matéria, caso o Prefeito atendesse as sugestões. Entre as mudanças efetuadas pelo Executivo, destaca-se: A diminuição de percentuais que oscilavam em 15%, reduzidos para 5%, no caso de contribuinte comercial e industrial, e a outra mudança, foi a criação de taxas pré-fixadas que oscilam entre piso e teto de 2,00(dois reais) e 8,00(oito reais) respectivamente, incluindo a todos os consumidores residênciais, urbanos e rurais, que tenham iluminação pública.


Apesar da polêmica matéria já ter sido objeto de duas reuniões, já ter sido reeditada e sofrido mudanças para garantir os votos de parte dos vereadores, nessa segunda-feira(13), o Presidente da Câmara Municipal, Geovani Pereira Cruz, protocolou na Secretária Administrativa da CMF, a devolução da matéria para que seja feito correções de incoerências gráficas, já que o Regimento Interno da CMF estabelece que só será recebido e protocolado matérias para os tramites regimentais, com clareza e coerencia textual.

RN: Parlamentares mirins e Márcia Maia são homenageados em sessão solene

Parlamento Mirim sendo homenageado


Dep. Márcia Maia (autora da proposição)

A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda feira (13), uma sessão solene em homenagem aos parlamentares mirins. A proposição foi de autoria da deputada estadual Márcia Maia.



O presidente do parlamento mirim, o estudante Evandro Irving, 18 anos, agradeceu por todos os deputados a homenagem e destacou a importância da continuidade do projeto. “É uma oportunidade única que tive em minha vida de conhecer o poder legislativo e espero que possa ser compartilhada por outros jovens” comentou.



Evandro ainda destacou a sensação da vivência que segundo ele transformou sua forma de pensar e ver o mundo. “Já teria dito nossa madrinha Márcia que o poder é passageiro e as pessoas são para sempre. Se você tiver a oportunidade de fazer algo pelas pessoas, faça, não perca tempo”.



A parlamentar mirim Fernanda Oliveira, 18 anos, fez questão de homenagear a deputada Márcia Maia pela dedicação no projeto.“Hoje eu sei que política é vocação, não uma profissão. Assim, existem políticos competentes que garantem o direito de cidadão baseado na constituição. E o exemplo desses políticos é Márcia” apontou.



Para a vice-presidente do Legislativo e autora do projeto, as ações desenvolvidas pelo Parlamento Mirim são um exemplo de cidadania por parte da Assembleia e de compromisso com a sociedade por parte dos jovens eleitos. "Acompanhei praticamente todas as sessões realizadas por eles e todas, sem exceção, trouxeram discussões importantes não apenas para o dia a dia deles, mas para a sociedade de maneira geral", apontou Márcia.



Márcia destacou a importância da transformação social e do investimento no protagonismo juvenil. “Precisamos alimentar a criação dessa rede de pessoas comprometidas com um futuro melhor para a nossa e, para as próximas gerações; precisamos continuar fomentando o protagonismo desses jovens” completou.



“Esses meninos e meninas são pedras preciosas (...) pessoas com a inquietação que transformou a monarquia, o ditatorialismo e autoritarismo num passado distante” disse a parlamentar.



Projeto



Os 24 estudantes eleitos se reúnem na última sexta-feira de cada e assumem as cadeiras na Assembleia Legislativa, por um dia, para propor projetos e conhecer um pouco mais do trabalho do Legislativo Estadual. Assuntos como Educação, Cultura, Meio Ambiente foram alguns dos mais recorrentes nos debetes entre os jovens nesse primeiro ano do projeto.



O projeto beneficia atualmente alunos das escolas estaduais Winston Churchill e Maria Queiroz, em Natal, Antônio Basílio Filho, em Parnamirim, Doutor Severiano, em Macaíba, além das particulares, Nossa Senhora das Neves e Itaece, da capital potiguar.



Participam alunos com idade entre 14 e 17 anos, cursando entre a 5ª série e 2º ano do nível médio, de escolas públicas e privadas, e que estejam frequentando sala de aula. Mais de 60 estudantes concorreram a uma das 24 vagas na primeira edição do Parlamento Mirim.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ESTADO/RN: PEC da Reeleição é votada em primeira discussão.


A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com a reeleição para a mesa diretora do Legislativo Estadual. Dezoito deputados participaram da sessão realizada nesta terça-feira (07) e todos foram favoráveis à aprovação do projeto.

A matéria de autoria do deputado José Dias (PMDB) deve voltar à discussão no próximo dia 14 deste mês, oportunidade em voltará a ser apreciado – em cumprimento ao intervalo regimental de cinco dias para votação de projetos que tratam de mudanças na Constituição Estadual.

A deputada e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Márcia Maia, voltou a se mostrar a favor do projeto e acredita que a PEC voltará a ser aprovada por unanimidade em segunda discussão. “Sou a favor e acredito nos membros da Casa e teremos novamente um número favorável à votação”, comentou a parlamentar, relatora do projeto na comissão especial em que foi apreciado antes de ir a plenário.

Márcia garantiu que a proposta além de oferecer legitimidade ao processo democrático dentro da casa legislativa, fomenta a transparência e a alternância de poder, uma vez que todos podem ter oportunidades iguais para algum dos cargos.

Para voltar a ser aprovada, a matéria precisa ser apreciada por três quintos dos membros da Casa e ter o mesmo número de votos favoráveis - 15 votos em cada umas eleições.

A Emenda também está sendo tratada em outros estados como Paraná, Bahia e Goiás, além das Câmaras de vereadores afora, e na futuramente a Câmara Federal vai analisar a proposta do fim da reeleição nos cargos majoritários.

FLORÂNIA: Quorum de maioria absoluta, poderão favorecer a aprovação das matérias do Executivo!


Desde o dia 1º de dezembro, quando o Poder Executivo Municipal, através do Prefeito Sinval Salomão alves de Medeiros, enviou para a Câmara Municipal 05 Projetos de Lei, entre eles, o Projeto que institui a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), e o que Cria a Controladoria Geral do Municipio, para realizar o controle Interno das finanças e orçamento público, conforme previsto na Constituição Federal, desde então, todas as atenções estão voltadas para Câmara Municipal, foro de debate, discussão e aprovação das Leis municipais, através dos Vereadores, a quem cabe unicamente a tarefa de legislar. Diante desse quadro, a opinião púbica, que acompanha religiosamente tudo que acontece na Câmara Municipal, através das ondas sonoras da Rádio ibiapina, fica dividida entre os que apoiam e são contrários as matérias apresentadas, fato é, que, passa a haver um canal direto e aberto entre povo e Câmara Municipal, logo no dia seguinte em que é apresentado matérias que mexem com o sentimento do povo a repercussão é enorme, as pessoas ficam cantando a pedra da vez, qual o vereador que vota contra? Qual o vereador que vota a favor? E essa peleja rende dias e semanas, em todas as rodas de conversa, em todas as esquinas que duas ou mais pessoas se encontrem, até tudo acontecer no plenário, tudo isso, é muito salutar para o fortalecimento da democracia que preza pela participação do povo nas questões de ordem pública, com tudo isso, finda por consequência, a posição e o manifesto da população servindo de termomômetro para medir a aceitação, o crédito, e por ultimo, finda influenciando nos votos dos Vereadores, que teme desagradar seu eleitor.



Em relação as duas matérias que faltam serem apreciadas e submetidas a votação do Plenário, e que serão conduzidas para o debate no próximo dia 15(quarta), no caso do Projeto da CIP e da Controladoria, um fato simples poderá decidir favoravelmente a sua aprovação, é que ambas dependem de maioria absoluta para serem aprovadas, ou seja, apenas 05(cinco) votos dos noves possíveis. Nesse caso, já que o Prefeito conta com 04 vereadores na bancada de situação, e entre os vereadores da bancada de oposição, 02(dois) já declararam votos a favor das matérias, matematicamente falando, se a matéria da CIP não for retirada da pauta, e só quem pode fazer isso é o Sr. Prefeito, por ser autor da matéria, se ela for conduzida para a votação final, certamente o seu autor terá a certeza que terá os 05(cinco) votos necessários para consumar a aprovação, e se isso acontecer, acontecerá de forma natural e incontestável, já que a constituição federal garante ao vereador a inviolabilidade no voto, na palavra e nas posições tomadas no exercício da vereança, então, qualquer resultado que venha a acontecer, deverá ser prontamente absorvido por todos e respeitado. É esse o nosso sentimento, é esse o nosso desejo!





Matéria postada por - GPC

FLORÂNIA: Câmara Municipal e Prefeitura decidem pelo caminho do diálogo. Essa, é a receita certa!!!


Pela terceira vez, em 10 dias, em clima de paz e harmonia, com muito diálogo e argumentações, haverá reunião entre Câmara Municipal e Prefeitura, na sede do Poder Legislativo, a próxima reunião já convocada pelo Presidente Geovani Pereira Cruz, a pedido do Prefeito Sinval Salomão, será na próxima sexta-feira(10), pela manhã, a pauta será conduzida pelo Prefeito que argumentará com todos os vereadores no sentido de viabilizar a aprovação das duas matérias que faltam para concluir a pauta do exercício de 2010.





Na ultima sessão realizada em 07 de dezembro(terça), em discusso, com transmissão ao vivo pela Rádio Ibiapina, após fazer uma retrospectiva dos dois anos da atual legislatura, o Presidente da Câmara Vereador Geovani Pereria, fez mensão e parabenizou o Prefeito Sinval Salomão, pela postura adotada no encaminhamento das matérias e argumentação para defendé-las. Disse Geovani: "Quero em público, parabenizar o Sr. Prefeito Sinval Salomão, pela maneira que está conduzindo para defender seus Projetos, vindo pessoalmente na Câmara Municipal conversar e se reunir com todos os Vereadores, de forma democrática, sem pressão e com diálogo, a impressão que tenho, é que as dificudades passadas nos dois anos de mandato, estão servindo para lhe tornar maduro e quem sabe preparado para superar com paz e harmonia, os desafios que virão".


FLORÂNIA: Projeto de Lei que cria a Controladoria do Município deverá receber emendas.


Na ultima Sessão Ordinária que se realizará dia 15 de dezembro, encerrará o período ordinário de 2010, e poderá ter toda a pauta concluída, já que dos 05(cinco) Projetos de Lei, encaminhado ao Poder Legislativo pelo Prefeito Sinval Salomão, 03(três) já foram aprovados em única discussão, por unanimidade de votos, sendo os seguintes: PL nº 009, que instituiu o diário Ofícial do Município, com emenda nº 001/2010; o PL nº 010, que autorizou permuta de 01(um) terreno público entre pessoa física e município e PL nº 013, que regulamentou a nível de município a Consignação em folha para o funcionalismo público municipal. Conforme havia sido decidido em reunião na Câmara Municipal entre o Prefeito Sinval Salomão, Mesa Diretora e demais vereadores, deixando as matérias mais polêmicas como a CIP e Controladoria, para as sessões seguintes, já que estão sujeitas a receber emendas.



No caso do Projeto da Controladoria, que já foi votada em primeira discussão, e aprovada por unanimidade, está sujeita a receber emendas conforme anunciára o Presidente da Câmara Geovani Pereira Cruz e o Vereador Tony Junior, ambos manifestaram o desejo de apresentar emenda à matéria, de acordo com os tramites regimentais, se acatado pelo Presidente, todas as matérias poderão ter seu desfeche final, ainda na sessão do dia (15), caso contrário, poderá se estender por mais duas sessões, nesse caso, que serão convocadas extraordináriamente.
domingo, 5 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Presidente da Câmara Municipal reunirá Comissões para revisarem na integra Projetos de Lei do Executivo.


Na próxima segunda-feira(06), pela manhã, o Vereador e Presidente Geovani Pereira Cruz, convocará as Comissões Permanentes de Legislação e Justiça, e Orçamento e Obras, para uma discussão e análise na íntegra dos Projetos de Lei que só foram enviados pelo Prefeito Sinval Salomão, em véspera do final do ano legislativo(10 dias). Segundo Geovani, a sua preocupação e exatamente pela relevancia das matérias, que deveriam ter sido encaminhadas no inicio do ano, para que os vereadores tivessem mais tempo para analisá-las e apreciá-las, antes de serem conduzidas para a votação em plenário. A opinião pública está através das ondas sonoras da Rádio Ibiapina, acompanhando atentamente as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal, e quando se trata de Projetos de Lei que disperta o interesse do povo, logo no dia seguinte a repercussão é grande, o que é muito importante para que os Vereadores tenham mais cuidado e consciencia de sua responsabilidade quando for votar contrário ou favorável a uma matéria, consequentemente, se faz necessário que todos os vereadores se aprofundem e conheça na íntegra o teor das matérias, para que possam dominar o tema, compreendé-lo, e assim, definir o seu voto, com convicção e a consciência de que estarão votando a favor do bem estar da população


Na reunião de segunda-feira, será decidido procedimentos para definir e pautar o processo de discussão de todas as matérias que faltam para concluir a pauta do ano legislativo. Geovani, acredita que será necessário convocar Sessões Extraordinárias, para que não haja atropelos nas discussões e votações das matérias.

Lula diz que vai continuar fazendo política pela América Latina


Segundo Lula, ele agora terá mais tempo para viajar e discutir política

Ao ser homenageado na sua despedida das reuniões internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, durante uma reunião na Argentina, que vai continuar na política.

'Eu sou um político latino-americano, não vou deixar a política. Vou ter mais tempo para viajar, quero discutir política e os partidos', afirmou Lula, com olhos marejados. 'Me esperem', completou, ao dizer que vai continuar viajando pela América Latina.
As declarações foram feitas durante a 20ª Cúpula Ibero-Americana, realizada na cidade argentina de Mar de Plata.

Homenageado pela anfitriã do encontro, a presidente Cristina Kirchner, Lula foi aplaudido de pé pelos outros líderes, como o rei da Espanha, Juan Carlos, e os presidentes do Peru, Alan García, e do Equador, Rafael Correa.

'Não sou bom de despedidas, mas construí com vocês uma coisa nova na América Latina. Já não somos tratados como menores. Não vemos mais as pessoas brigarem por um trabalhador sem diploma universitário ter sido eleito no Brasil. Já não vemos mais brigas porque um índio foi eleito na Bolívia.'

Lula afirmou ainda que as mulheres também passaram a ocupar, nos últimos tempos, maior espaço no mundo da política, numa referencia à presidente argentina e a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff.

'Os homens que se cuidem porque as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços. Logo, logo, os homens serão minoria aqui nessa mesa.'

Torturador

'Dilma é uma mulher que foi militante de esquerda, que foi acusada de guerrilheira, que ficou presa três anos e meio e foi torturada. O que me dá orgulho é saber que agora o torturador dela, se estiver vivo, estará sofrendo mais do que ela, sem que ela tenha feito nada para ele sofrer. É apenas o remorso de quem torturou uma jovem que queria democracia no Brasil', afirmou o presidente.

No discurso, improvisado, Lula afirmou que a democracia na região está consolidada, mas é preciso estar alertas para que sejam evitadas crises como a que o Equador viveu recentemente.
Na ocasião, o presidente Rafael Correa disse ter sido alvo de uma tentativa de golpe liderada por policiais.

'Em 2005 eu fui vitima da mais sórdida campanha. O objetivo era enfraquecer o governo, para provar que um trabalhador não podia governar', afirmou.
Ao falar sobre o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner (que morreu em outubro), Lula disse que 'o corpo vai, mas as idéias ficam'.

Lula disse que o Brasil vai continuar no mesmo caminho da política externa de maior integração com os países da América Latina. E agradeceu 'do fundo do coração a todos os companheiros e companheiras' porque aprendeu muito.

Na homenagem a Lula, Cristina disse que ele 'nunca deixará a política' e que ele é um homem de convicções. Cristina lhe entregou uma réplica em ferro de uma foto de Lula e de Kirchner abraçados.

Na véspera, como contaram assessores do presidente brasileiro, Lula disse ao rei da Espanha e ao presidente do México, Felipe Calderón, com os quais se reuniu separadamente, que quer 'desencarnar' a presidência e por isso planeja tirar férias após o fim do mandato.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FLORÂNIA: Projeto de Lei que cria a Taxa de Iluminação Pública, chega ao Legislativo.


Faltando pouco mais de duas semanas para o final do período ordinário, a Câmara Municipal recebeu do Poder Executivo, no dia 29(segunda), 05 importantes Projetos de Lei subscritos pelo Prefeito Municipal Sinval Salomão Alves de Medeiros, com destaque para o Projeto da TIP, que cria a taxa de iluminação pública, e o Projeto que regulamenta a Consignação de emprestímo em folha para os funcionários da rede pública municipal. Na terça-feira(30), pela manhã, o chefe do Executivo, Prefeito Sinval Salomão, compareceu na Câmara Municipal acompanhado do Vice-Prefeito Bébé, e dois Vereadores da situação, Magnus Lopes e Otoniel Botelho, onde realizaram com o atual Presidente Geovani Pereira Cruz e o futuro Presidente João Maria de Souza, uma reunião administrativa, na pauta, dois assuntos foram tratados, o primeiro, a programação da solenidade de encerramento do ano Legislativo em que serão homenageados os agraceados que receberam título de cidadãos floranienses, será inaugurado a Sala do Cidadão e a galeria dos ex-presidentes da Câmara Municipal, que por sua vez receberam homenagens, e finalmente a entrega de certificados e brindes aos alunos destaques de 2010, das escolas da rede municipal de ensino, o evento terá a parceria da Câmara Municipal, Prefeitura, STR de Florânia e comercio, nas doações dos brindes que serão oferecidos aos alunos homenageados. O segundo assunto da pauta, foi conduzido pelo Prefeito quando apresentou, argumentou e esplanou sobre a impoortancia dos Projetos para a sua gestão, segundo o Prefeito.

Ao final da reunião, o Prefeito pediu ao Presidente da Câmara Municipal que fosse dado a importancia devida a todas as matérias, e especialmente ao Projeto da TIP, que sendo aprovado entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2011, assim falou o Prefeito.

NACIONAL: Dilma quer Exército no Rio até a Copa e planeja espalhar modelo pelo Brasil


"Troca. Parceria benéfica também para as Forças Armadas"
Baía de Guanabara patrulhada pela Marinha. Envio de tropas e equipamentos militares para cercar e livrar outras comunidades fluminenses do tráfico e garantir investimentos sociais nesses lugares. Repetição da parceria entre polícias e Forças Armadas em outras capitais com problemas de segurança. O sucesso da invasão no Complexo do Alemão, no domingo, deixou a presidente eleita, Dilma Rousseff, entusiasmada e vai servir de modelo a novas ações em seu mandato, que acaba cinco meses depois da Copa de 2014.
O Rio de Janeiro foi considerado um excelente 'laboratório', com resultados 'mais do que satisfatórios', para testar o uso de Exército, Marinha e Aeronáutica no combate ao crime. Por isso, deve ser repetido. O tema foi debatido na noite de anteontem em Brasília durante reunião entre o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, a presidente eleita e o futuro ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
O relato do encontro entre o grupo foi feito ao Estado por Pezão. Das três horas de reunião, duas foram ocupadas pela parceria. 'Nós não queremos cargos nem ministério. Queremos ajuda das Forças Armadas na segurança pública e para fazer obras dentro das favelas', disse Pezão.
Segundo o vice-governador, o modelo de parceria entre Exército e polícia deve nortear a política de segurança pública da presidente eleita, que vai suceder dois mandatos presidenciais duramente criticados pela omissão no setor. 'Dilma se mostrou entusiasmada em poder colocar tanto homens quanto equipamentos à disposição. Quando assumiu, o governador Sérgio Cabral disse que até o fim do mandato iria entregar todos os territórios livres de milícias e do tráfico. Esse objetivo se torna mais concreto com a parceria que nos foi oferecida', afirmou Pezão.
Veja também:
Polícia encontra túnel de fuga e vai lançar gás no esgoto do Alemão
Exército ficará no Alemão até julho
Moradores denunciam arrombamentos
Prefeitura faz mutirão de serviços na zona norte do Rio
Polícia: CV deve se refugiar em Manguinhos e Mangueira
'' Morador: 'Ainda não sabemos como isso vai ficar'
Veja fotos da onda de ataques no Rio
Vídeo - Bope troca tiros no Complexo da Penha
CRONOLOGIA - A crise de violência carioca
Na avaliação do vice-governador, a parceria será benéfica também para as Forças Armadas. 'Sempre se ouve aquela crítica: 'Estão (os militares) ajudando no Haiti, por que não ajudam o Rio de Janeiro e o Brasil?' Isso vai mudar depois da experiência que tivemos aqui', diz. O governador Sérgio Cabral ainda participa hoje de reunião com o comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, para discutir os rumos da operação.
Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que as Forças Armadas continuarão combatendo o tráfico de drogas no Rio por tempo indeterminado. Em entrevista após visita às obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Estado do Maranhão, ele ressaltou que o governo federal está determinado a ajudar o Estado a resolver o problema da criminalidade. '(As tropas) vão ficar o tempo que for necessário para garantirmos a paz', disse.
Lula ressaltou a importância da parceria dos governos federal e estadual para as ações contra o tráfico. E observou que o governo federal só pode enviar tropas após pedido formal do governador, como prevê a Constituição. 'Eu fiquei feliz por o Sérgio Cabral ter pedido apoio. Nós não podemos interferir. Ele teve sensibilidade, humildade e competência de pedir o apoio e prontamente atendemos', disse.
Lula observou ainda que foi no seu governo que as Forças Armadas passaram a atuar com poder de polícia na vigilância das fronteiras. 'Agora, conseguimos que façam o controle das fronteiras.' O presidente também destacou que o governo estuda a compra de aviões de Israel para o patrulhamento e o combate ao crime organizado. 'Vamos controlar melhor nossas fronteiras', prometeu. / COLABOROU LEONÊNCIO NOSSA


Por Bruno Paes Manso, estadao.com.br, Atualizado: 1/12/2010 1:01