Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
domingo, 31 de julho de 2011

FLORÂNIA: PSB BUSCARÁ PARCERIA COM PT MUNICIPAL PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE OPOSIÇÃO.


Foto: Campanha de 2008, PSB e PT juntos.

O Vereador do PSB e pré-candidato a prefeito da oposição Geovani Pereira Cruz, convidará o PT municipal para juntos pensarem e elaborarem o projeto de oposição que norteará as disputas eleitorais em 2012. Conforme Geovani Pereira Cruz o PT municipal será convidado a fazer parte da Frente Ampla de Oposição, que reunirá todos os partidos que desejam construir um projeto político-administrativo sério, comprometido com os direitos de todos os floranienses e que tenha como respaldo a honestidade e a transparência na administração dos bens e serviços públicos.

O Vereador e pré-candidato Geovani Pereira Cruz acredita que na Frente Ampla de Oposição estarão reunidos todos os floranienses, os líderes comunitários, além de partidos como: PSB, PSDC, PT,PV, PCdoB, PHS e os demais partidos que tenham em comum uma mesma linha ideológica e que acreditem no projeto político-administrativo da oposição, que busca superar este modelo arcaico e ultrapassado da atual gestão pública que tornou inviável a consolidação dos desejos, interesses e acima de tudo os direitos dos cidadãos floranienses.

Redação: Professora Divoene Pereira Cruz Silva.

Blog do Geovani Pereira Cruz

sábado, 30 de julho de 2011

FLORÂNIA: Família Dantas noticia o falecimento do senhor Luiz Lira Dantas, foi Vice - prefeito e Vereador em Florânia.

Foto de Família.


Nesta manhã de sábado (30), faleceu na Capital do Estado o senhor Luiz Lira Dantas. Seu Lira como era conhecido por todos, foi vice-prefeito e vereador no município de Florânia. O mesmo era portador de mal de Parkinson, nos últimos anos residia em Natal onde realizava periodicamente tratamentos para controlar os efeitos da doença.

Seu Lira completara no inicio do mês de julho 77 anos e era casado com a senhora Nitália Ramos, com quem constituiu família, tendo dois filhos, o Agrônomo Lirani Dantas e Liranita Dantas, funcionária do TRT – Tribunal Regional do Trabalho.

O sepultamento será realizado neste domingo (31) às 16h00min no Cemitério Público da cidade de Florânia.


É com pesar que nos solidarizamos com os Familiares e amigos.


Reprodução fotográfica do Blog de Claudiano Silva.
Blog do Geovani P.Cruz.

FLORÂNIA: Recursos do FUNDEB crescem 69%, mesmo assim, Professores continuam humilhados, sem PLANO DE CARREIRA e sem PISO SALARIAL.

PALÁCIO DAS FLORES, O JARDIM MAIS COBIÇADO DO SERIDÓ

Imagem criada a partir de edição gráfica e não corresponde aos fatos reais.

Prestes a completar 3 (três) anos que o Prefeito Salomão Laurentino - PTB subiu a rampa do Palácio das Flores, a luta e embate com a educação municipal tomou proporções imensuráveis e a única alternativa que restou para os Professores foi os caminhos espinhosos e tortuosos da Justiça, com o respaldo do SINTFLOR que impetrou na justiça uma Ação Civil Pública no início do mês de julho, tudo por incompreensão, descompromisso e falta de sensibilidade do gestor municipal para com a educação do município.

Apesar dos números apontarem um crescimento substancial dos recursos do FUNDEB que ultrapassaram a marca de 69%, mesmo assim, o Prefeito Municipal de Florânia de forma intransigente, viola as leis que asseguram conquistas e direitos dos Professores proporcionando assim perdas salariais absurdas.

Segundo o Prefeito, a Prefeitura não tem dinheiro para pagar salários de Professores. Contrariando assim a linguagem dos números informados no site do Banco do Brasil, conforme quadro a seguir:

FUNDEB – JUNHO E JULHO DE 2008 = 219.469,31 Prefeito Flávio José - PT
FUNDEB – JUNHO E JULHO DE 2011 = 370.909,00 Prefeito Salomão Laurentino - PTB

OBS: Aumento de 69,00% . Equivalente a R$ 151.479,69.

Equivalência salarial = São 277 salários mínimos a mais.

Os números informados pelo SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil, refletem uma realidade de desprezo e desrespeito a educação do município, e o mais grave, a violação das leis e dos direitos dos Professores asseguradas pelo Plano de Carreira da Educação e pela Lei Federal que assegura o Piso Nacional da Educação, todos descumpridos e violados pelo Sr. Prefeito. As consequências são muitas, constrangimentos, humilhações, desvalorização humana e moral, prejuízo financeiro aos professores, e uma iminente dívida do município com toda a categoria que já ultrapassa R$ 500.000,00(quinhentos mil reais), que se converterá judicialmente em precatórios para serem pagos ao longo de anos pelos cofres públicos. Herança que o atual Prefeito deixará para os seus sucessores.

Entretanto, até lá, tudo vai depende da Justiça, dos tribunais, e dos Meritíssimos Juízes de direito. Que prevaleça a justiça, e puna-se os culpados.

O tempo e a história serão as maiores testemunhas dos fatos e relatos acontecidos na terra das FLORES, onde os espinhos sempre furam e exalam seus odores!!!

Fonte: SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil.

Textualização, Blog do Geovani Pereira Cruz.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

FLORÂNIA: Dia 06 de agosto na Passagem das Flores haverá encontro de líderes da Oposição na residência de Inácio Teixeira.

Inácio Teixeira, Geovani P.Cruz e José Teixeira Filho(Badé), firmes para o Projeto de Oposição.


A Passagem das Flores, bairro histórico de Florânia, dada a sua forte identidade política, sediará reunião de lideranças políticas do grupo de Oposição.

A reunião acontecerá na residência de Inácio Teixeira de Souza, no dia 06/08 (sábado) às 10h00min horas da manhã, quando, ele e sua família, formalizarão e oficializarão o seu ingresso ao grupo de oposição em apoio aos nomes do Psicólogo Claudio Pinheiro e ao Vereador Geovani Pereira Cruz(PSB), ambos pré-candidatos a Prefeito da Oposição.

Inácio Teixeira de Souza pertence a uma tradicional família que sempre participaram intensamente das campanhas políticas em Florânia, nos últimos 30 anos sucessivamente apoiou e votou obedecendo as orientações políticas de Dr. Titi Nobre, como fez na ultima eleição de 2008 votando no atual Prefeito Sinval Laurentino. Mais uma vez, a pedido de Dr. Titi.

Segundo, Inácio Teixeira, dessa vez, decidiu votar diferente e independente, disse: “Durante 30 anos sempre votei atendendo ao pedido dos outros, agora, em 2012 vou votar conforme a minha vontade, o meu desejo, e minha consciência, votarei no candidato da Oposição, seja Dr. Claúdio, ou Geovani Pereira Cruz, estaremos com eles, firmes, fortes e independentes. Agora é pra valer!”

Inácio Teixeira convidará todos os integrantes, lideranças e pré-candidatos a Prefeito como Pedro Lupercílio, Dr .Ronaldo Dantas, para juntos participarem da reunião política.

A reunião será uma prévia do grande evento que está marcado para o dia 21 de Agosto quando haverá o lançamento da FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO em Florânia.


Blog do Geovani Pereira Cruz

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BRASIL: 28 DE JULHO DIA NACIONAL DO AGRICULTOR, PARABÉNS ... HOMENS E MULHERES QUE SEMEIAM A TERRA!


Nesta data rendemos as nossas sinceras homenagens aos homens e mulheres do campo, “AGRICULTORES E AGRICULTARAS de todo o Brasil, são personagens importantes na história de qualquer civilização, na construção do progresso, do desenvolvimento sustentável e na promoção da vida, isso pelo simples fato, de serem os agricultores os responsáveis de produzir em todo o mundo o alimento que sustenta toda a humanidade.

Apesar do pouco reconhecimento, da pouca valorização pelos padrões que regem a sociedade contemporânea, mas, são eles os agricultores que produzem todos os alimentos que abastecem as fartas mesas, desde da mais elevada nata da elite econômica, até aos mais simples e humildes cidadãos.

É na agricultura, que eles os Agricultores, geram milhões de riquezas, milhões de frentes de serviços, são responsáveis por grande percentual do PIB produtivo, embora, sejam os que menos desfrutam de seus resultados.

É no campo, no cenário vivo que a natureza lhe concedeu, que vive o Agricultor com sua família, na mais simples e humilde vida, mas, quando consegue o mínimo, o básico, já é suficiente para viver feliz, como dizia, um velho agricultor aos seus 85 anos de vida: “Quem disse que preciso mais do que tenho para viver, sou feliz com o que consegui com o meu suor, pra que mais? Tenho a terra e dela tiro o meu sustento. Assim... a vida fica mais simples de viver, é melhor!”

Homenagem do Blog do Geovani Pereira Cruz.



“PARABÉNS AGRICULTORES E AGRICULTORAS DO NOSSO BRASIL!!!”

“A LUTA PELA TERRA, LIBERDADE E DISGNIDADE É PERMANENTE”

“REFORMA AGRÁRIA COM CIDADANIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE E LASER”


POEMA “ O AGRICULTOR” que relata uma realidade vivida nas décadas de 70 a 80, quando a Reforma Agrária era apenas um sonho!!!

Homem de Campo,
Sua vida é um desafio
Enfrenta a seca,
A fome, o sol,
O calor, que horror!

Vive olhando para o céu,
Esperando uma chuva que não vem,
Para molhar o seu chão,
Para plantar o feijão,
Que situação!

Os que não tem Sindicato,
Trabalham sem esperança,
Á mercê das cobras,
Aranhas e escorpião,
E ainda por cima,
O desprezo do Patrão.

Homem agricultor,
Que reza todo dia, Pai Nosso e ave Maria,
E pede a Deus perdão,
De quê? De ser pecador,
Por ser pobre?
Nordestino?
Por ter raiva do Patrão,
Que humilhação.

Autora: Maria das Graças Pereira Cruz. Florânia/RN, 08/08/1970.
(ano em que a seca assolava nossa região)

Blog do Geovani P.Cruz

quarta-feira, 27 de julho de 2011

RN: Rosalba Ciarlini assina ordem para construção de oito Centros de Educação Profissional de jovens e adultos

Governadora Rosalba Ciarline

Nesta quarta-feira (27), a governadora Rosalba Ciarlini assinou a ordem de serviço para início das obras de oito Centros de Formação Profissional no Rio Grande do Norte. As cidades beneficiadas serão Natal, Mossoró, Alto do Rodrigues, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim e Tibau do Sul e a ação representa um investimento da ordem de R$ 55 milhões, com formação de 5 mil jovens até 2013. A inauguração dos prédios será em maio de 2012.

Ao todos, os estudantes receberão capacitação técnica nas áreas de agropecuária, eletrotécnica, petróleo e gás, agroecologia, biocombustível, segurança do trabalho, edificação, desenho de construção civil, açúcar e álcool, comércio exterior, turismo, serviços de bar, restaurante e meio ambiente. De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, cada município oferecerá cursos de acordo com a vocação e demanda profissional de cada região.

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, lembrou que o investimento do Governo do Estado no desenvolvimento técnico de jovens e adultos salda uma dívida significativa com a população. Para a secretária, após o funcionamento dos Centros, os potiguares poderão dispor de outra via de qualificação. "Os jovens terão uma alternativa que relaciona educação e trabalho", explicou.

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou o grande potencial do Rio Grande do Norte para se tornar o estado do Nordeste com a maior renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), formas de combate a miséria destacadas pelo Governo Federal. "Não podíamos perder a oportunidade de instalação dos Centros já que uma das bases da nossa campanha foi que o ensino médio prepare o jovem para o mercado, e não seja privilégio de poucos", declarou a governadora.

Além da construção dos Centros de Educação Profissional, Rosalba Ciarlini anunciou a reforma e ampliação de 57 escolas estaduais e adequação de outras 52 para o ensino profissionalizante. As novas estruturas terão redes integradas com o Sebrae, IFRN, faculdades, organismos internacionais e Fundação Roberto Marinho, permitindo a integração do jovem ao mercado de trabalho.

A solenidade registrou a presença dos senadores José Agripino Maia e Paulo Davim, os secretários de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales, de Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, da Infraestrutura, Kátia Pinto, além dos prefeitos de Alto do Rodrigues, Heider Câmara, de Macaíba, Marília Dias, São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto e Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi representada pelo secretário-adjunto de Trabalho, Pedro Costa. Rogério Santiago, secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Parnamirim, representou o prefeito Maurício Marques.

Centro de Educação Profissional

Os Centros de Educação Profissional terão 5.400m² metros quadrados de área construída e contarão com 12 salas de aula, 06 laboratórios, auditório com capacidade para 200 pessoas, biblioteca, quadra poliesportiva com capacidade para 500 pessoas e centro de convivência. Dos oito Centros que estão recebendo ordens de serviços apenas o de Parnamirim já tinha sido iniciado, ainda em sua estrutura de fundação, pela administração anterior. Sete centros estão sendo iniciados, em sua totalidade, pelo novo Governo do Rio Grande do Norte.

Para os Centros de Educação de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, o valor investido será de R$ 10.938.295,90, com execução das obras pela empresa Ecocil. Em Parnamirim, no valor de R$ 5.460.016,23, a execução será da empresa AR. No Centro de Educação Profissional a ser construído em Natal, localizado no Pitimbú, o valor investido será de R$ 5.246.922,31 com obra a ser executada pela empresa BMB. Já os Centros de Educação de Mossoró e Alto do Rodrigues, no valor de R$ 11.005.931,18, e o de Tibau do Sul, no valor de R$ 5.511.973,58, serão executados pela empresa MK. A unidade de Ceará-Mirim fica a cargo da empresa A Gaspar, com obras no valor de R$ 5.401.469,33.

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC - elencou cursos pré-definidos para os 10 centros, com base nos arranjos produtivos regionais. "A pré-definição dos cursos levou em consideração os arranjos produtivos nas regiões em que os centros estão inseridos", acrescentou a professora Isabel Maria Pinheiro, subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC.

O Centro de São Gonçalo tem como cursos pré-definidos os de Técnico em Estrutura Aeroportuária e Eletrotécnica. O Centro de Natal (Pitimbu) tem como cursos pré-definidos os de Técnico em Petróleo e Gás, em Biocombustível e em Petroquímica.

Na unidade de Parnamirim estão pré-definidos os cursos de Técnico em Sistema a Gás, em Agroecologia e em Biocombustível. O Centro de Mossoró tem como cursos pré-definidos os de Técnico em Segurança no Trabalho, em Biocombustível e em Petróleo e Gás. O Centro de Macaíba tem como cursos pré-definidos os de Técnico em Edificações, em Desenho de Construção Civil e em Segurança no Trabalho.

Para o Centro de Educação de Ceará-Mirim, os cursos pré-definidos são os de Técnico em Açúcar e Álcool, em Agroindústria e em Comércio Exterior. Já o Centro de Tibau do Sul tem como cursos pré-definidos os de Técnico em Turismo, em Serviços de Bar e Restaurante e em Meio Ambiente.

Por Assecom-RN
Blog do Geovani P.Cruz

RN: Polícia Civil do RN realiza operação e prende 63 pessoas.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou na ultima terça-feira (26) uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão em aberto e mandados de busca e apreensão. Ao todo foram presas 63 pessoas, dentre esses foram apreendidos 17 adolescentes. A ação batizada de "Operação Retorno" foi idealizada pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, planejada pelo delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros e organizada pela Diretoria de Policiamento de Natal e Grande Natal (DPGRAN) juntamente com a Diretoria de Policiamento do Interior (DPCIM).

A operação recebeu o nome de "Retorno", pois muitos dos acusados já haviam sido detidos anteriormente e agora estão retornando para o sistema prisional. Os presos nessa ação tinham mandados de prisão em aberto por acusações de roubo, tentativa de homicídio, receptação, estupro, tráfico de entorpecentes, furto e porte ilegal de armas. As prisões aconteceram tanto na capital como no interior do estado sendo realizadas, portanto, nas cidades de Natal, Nova Cruz, Macau, Macaíba, Extremoz, Areia Branca, João Câmara, Santa Cruz, Mossoró e São José do Mipibu.

O balanço da Operação Retorno foi divulgado na tarde deste terça-feira (26) durante entrevista coletiva que contou com a presença do Secretário de Segurança Pública do estado, Aldair da Rocha. Ele ressaltou a importância dessa operação para a segurança pública no sentido de retirar de circulação bandidos de grande periculosidade, e, consequentemente, fornecer mais segurança à população norteriograndense.

O Diretor da DPGRAN, delegado Albérico Norberto, também destacou a importância de uma operação como esta para a Polícia Civil do RN. "Mostramos o trabalho eficiente e comprometido dos nossos policiais, essa é primeira ação desencadeada logo após o fim da greve e com certeza outras virão para mostrar que a polícia está pronta para trabalhar 24 horas por dia para o bem do cidadão", concluiu.

Durante a coletiva, o diretor da DPCIM, delegado José Carlos Oliveira destacou a grande quantidade de prisões na cidade de Macau, onze ao todo, e disse que operações como esta devem continuar sendo realizadas no interior do estado.

Por Assessoria/Degepol
Blog do Geovani P.Cruz

NACIONAL: Petrobras não confirma, nem nega, aumento de combustível




O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, não confirmou nem negou um possível aumento de preço da gasolina este ano, por conta do crescimento da demanda e da redução da produção do etanol. "Eu não posso confirmar e nem negar se haverá aumento", afirmou Gabrielli, durante entrevista com jornalistas, em São Paulo.

Gabrielli lembrou que não é possível controlar os preços internacionais do barril do petróleo, e por isso não há como fazer uma previsão sobre um possível aumento no Brasil. "Em julho de 2008 o preço do petróleo foi a US$ 148 e caiu para US$ 33 em 6 meses. O mundo entrou em crise. Hoje, o preço do barril está entre US$ 110 e US$ 120. Não podemos falar o que vai acontecer com o preço internacional", disse.

Além da variação do preço internacional do barril, ele lembrou que o câmbio também pode influenciar. "Não é só o preço do Barril. Só o fato do câmbio se alterar, pode mudar o preço", disse.

Assim, segundo ele, não há como determinar agora se haverá aumento e nem quando isso poderia acontecer. "É uma decisão que tem que ser tomada em determinado momento. Pode ser hoje, amanhã, daqui há seis meses. O que não posso é antecipar esta decisão", disse.

Importações

De acordo com ele, se o aumento da demanda continuar crescendo, será necessário importar mais gasolina para abastecer o mercado nacional. "A nossa capacidade de crescimento da produção chegou ao limite. Então, se a demanda crescer, nós iremos importar", afirmou.
O presidente da estatal ressaltou que a Petrobras já importou o combustível este ano, mas em pouca quantidade. "A importação correspondeu a apenas três dias de consumo", disse Gabrielli. No ano passado, a importação do combustível correspondeu a 4 dias de consumo, segundo Gabrielli.

Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 27/7/2011
Blog do Geovani P.Cruz

NACIONAL: Taxa de desemprego em 7 capitais sobe a 11% em junho



O desemprego nas sete regiões metropolitanas incluídas na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), calculada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subiu levemente de 10,9% em maio para 11% em junho. O total de desempregados nas regiões pesquisadas (Salvador, Distrito Federal, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza) passou de 2,410 milhões para 2,427 milhões de pessoas.

Segundo a PED, ocorreu em junho a criação de 8 mil ocupações, paralelamente ao fato de que a população economicamente ativa (PEA) registrou agregação de 26 mil pessoas. De acordo com a Fundação Seade e o Dieese, o número total de ocupados nas sete regiões metropolitanas foi projetado em 19,732 milhões de pessoas, enquanto a estimativa da PEA ficou em 22,159 milhões.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego apontou corte de 58 mil empregos na indústria. Essa eliminação de postos foi compensada pela criação de 19 mil vagas no comércio, 18 mil na construção civil e 18 mil na categoria outros setores, que engloba serviços domésticos. Já o setor de serviços criou 11 mil empregos.

Em maio, ocorreu pelo sétimo mês seguido um declínio - agora de 0,3% - do rendimento médio dos ocupados, que passou para R$ 1.365, enquanto o rendimento médio real dos assalariados ficou estável em R$ 1.411.

Por RICARDO LEOPOLDO, estadao.com.br, Atualizado: 27/7/2011
Blog do Geovani P.Cruz

NACIONAL: Medida cambial visa diminuir especulação, diz Mantega

Ministro da Fazenda Guido Mantega

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1 por cento que incidirá sobre operações de derivativos cambiais visa diminuir a especulação do mercado, e que espera que real não sofra valorização adicional.

Segundo ele, a postura do governo ataca um dos principais motivos da crise financeira de 2008, que seria a excessiva alavancagem de fundos de hedge, lembrando inclusive que algumas empresas tiveram vultuosos prejuízos por estarem excessivamente expostas. Ele, inclusive, adiantou que, caso seja necessário, poderá elevar ainda mais a alíquota, já que a medida abre espaço para um teto de 25 por cento.

'Embora no Brasil esse mercado seja mais regulamentado, é bom lembrar que na crise de 2008 foi muito importante a especulação feita pelos fundos de hedge, que levantaram aquela alavancagem muito grande e contribuíram para a crise', afirmou o ministro a jornalistas.
'Estamos obrigando o registro de todas as operações de derivativos que são feitas no (mercado de) balcão. Portanto, isso dará mais transparência ao volume de derivativos que está sendo realizado', disse.

O governo publicou decreto impondo uma taxação de 1 por cento sobre as operações de derivativos cambiais feitas por investidores brasileiros e estrangeiros no país. A medida visa conter a desvalorização do dólar, que tem oscilado na mínimas em 12 anos ante o real, alimentando preocupações com a competitividade das exportações brasileiras .
A taxação de derivativos cambiais com IOF ocorrerá sobre operações que resultem em aumento da posição vendida das instituições financeiras, considerada um dos principais elementos por trás da queda do dólar.

TAPANDO BRECHA

Mantega exemplificou a cobrança do IOF de 1 por cento citando a montagem de posição vendida em dólar.

'Vou ficar vendido em 1 milhão de dólares, você não põe 1 milhão de dólares, você põe a margem, que é 5 ou 6 por cento... Aqueles instituições que tiverem posição vendida em dólar maior do que a comprada pagarão 1 por cento por essa margem maior sobre o valor que a gente chama de nocional, que é o valor de face da operação.'

'(É) 1 por cento sobre o total da operação, mas então é 20 por cento dos 5 (por cento)', disse, afirmando que o impacto do IOF de 1 por cento pode ser maior do que se está estimando no momento.

De acordo com o ministro da Fazenda, a medida é 'apenas um aperfeiçoamento' de medidas anteriores. Ele disse que um dos objetivos é tapar uma brecha deixada pela determinação de abril, na qual o governo ampliou a 720 dias as operações sujeitas à cobrança do IOF.

'O que acontece é que algumas instituições pegam recursos para depois de 720 dias e liquidam antes. Então essas instituições vão ter que pagar IOF', afirmou.

De acordo com a Medida Provisória publicada, o Conselho Monetário Nacional (CMN) pode ainda impor depósitos sobre os valores dos contratos e da definição, limites, prazos e outras condições sobre negociação dos derivativos. Mantega disse que não há previsão de mudança de regras por enquanto.

'Apenas recebemos autorização. De acordo com a necessidade estaremos tomando as medidas', disse, referindo-se a uma imposição adicional de margem para a montagem de posição vendida, além da já existente.

(Reportagem de Isabel Versiani)
Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 27/7/2011

Blog do Geovani P.Cruz

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FLORÂNIA: Empresa Espanhola poderá investir em Parque de Energia Eólica nos Assentamento Serra Nova e Serra do Meio.


Nesta tarde de segunda-feira (25) a Associação dos Projetos de Assentamento Serra Nova e Serra do Meio, recebeu uma importante visita de representante de grupo Espanhol que investirá em implantação de Parques Eólicos na Serra de Santana, o Sr. Máximo Reija López, sócio-representante da GESTAMP EOLICA BRASIL, empresa multinacional de naturalidade Espanhola. Segundo seu representante é uma das três principais empresas que existe em todo o mundo que produz todo o equipamento necessário para a implantação dos Parques Eólicos.

No estado do RN três regiões estrategicamente estudadas comportarão a implantação dos Parques Eólicos, sendo as seguintes: João Câmara, Serra do Mel e Serra de Santana.

Os pontos referenciais que estão sendo estudados para a implantação de três parques são nos seguintes municípios serranos: Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz e Florânia.

No município de Lagoa Nova o estágio de implantação está bem adiantado, há dois anos que a referida empresa já mobiliza as comunidades e proprietários de terra que concederam o espaço necessário para a instalação dos Parques. São assinados contratos de concessão por 35 anos onde a comunidade e proprietários outorgantes receberão taxas pré-estabelecidas anualmente pelo espaço concedido e utilizado.

Outro aspecto importante é o fato dos Parques Eólicos atraírem para as comunidades parceiras, investimentos significativos de infra estrutura como: estradas, saneamento básico, turismo, formação e capacitação técnica além da geração de emprego e renda, segundo seu representante. Outro ponto fundamental é que parte dos recursos que são pagos pela empresa é destinado para fundos comunitários que viabilizarão investimentos locais e estratégicos em infra-estrutura e ações sociais.

A reunião preliminar aconteceu na sala da Associação com a mesa diretora, participaram Geovani Pereira Cruz(Presidente), Francymaria Sales de Medeiros(Secretária) e Maria de Fátima dos Santos, Marize Silva de Medeiros, João Maria da Silva e José Marcelino Vieira(Membros do Conselho Fiscal), pela Empresa participaram, Maxímo Reija, Kassia Araújo e Jeffer Ginfone, posteriormente será marcada uma reunião com toda a comunidade para analisarem o Projeto e os termos contratuais que serão celebrados entre a Empresa e a Comunidade. O INCRA será o importante interlocutor da comunidade já que as terras dos referidos Assentamentos pertencem a União, as famílias ainda não detém o título definitivo de posse e escritura pública, apesar de estarem a mais de 10 anos explorando e vivendo nas posses.

Blog do Geovani P.Cruz

FLORÂNIA: Prefeito prega “Paz e União”, mas, quer transformar o município em um Ring, para ostentar o “Super poder de sua tradicional e Mega família!

Foto criada e ornamentada pelo Blog do Prefeito Salomão “O Polêmico”, dispensa comentários! Matéria Publicada em 22/07/2011.


“O Prefeito menino nocauteando e realçando o seu super poder sua força avassaladora diante dos perseguidos e oprimidos. São cenas de ficção, mas, reproduz uma realidade explicita que acontecem todos os dias no Brasil, milhões de pessoas são nocauteadas pelo abuso e negligência dos poderes públicos, que são eficientes para arrecadar impostos, mas, inérceis para cumprir sua função social, milhões de pessoas são surradas na sua dignidade, na sua liberdade de sonhar e pensar, por que são julgadas seres inferiores e incapazes.”


De tudo que o Prefeito menino aprontou em três anos de seu desastre administrativo, essa foi à maior comédia e palhaçada já feita. Em três parágrafos resumirei a maior de suas façanhas:

Primeiro, expôs e acordou o seu lado agressivo e violento que até então conseguia camuflar nas sedas do seu berço de ouro e sobre a falsa haste de uma bandeira que a chama de “PAZ e UNIÃO”, mas que agora foi nocauteada e desceu ao chão.

Segundo, esbanjou o sentimento de superioridade, imponência e poder que sua família sempre respirou diante de todas as famílias de Florânia, as quais são julgadas, inferiores, e servis aos seus caprichos políticos.

Terceiro, ele o “Prefeito menino”, conseguiu responder a todos com a essência etimológica da palavra “INGRATIDÃO”, ingratidão aos apoios que sua família recebeu durante décadas, todo o sempre que estiveram na política, já que ele o Prefeito menino diz que só eles elegeram, decidiram e fizeram tudo na política de Florânia, isso, esboça com clareza a ingratidão que ele e sua família política têm para com os menos importantes, e insignificantes como, por exemplo: Pedro Paulino CRUZ, José Valcacer CRUZ, Edmundo Pereira, Santa Azevedo, Arlindo Delgado, José Felizardo Neto, Oliveiras, Silvas, Nobres, Pereiras, Araújos, Fernandes, Toscanos, Soares, Santos, Nunes, Medeiros, Limas, Morais, Cardosos, Luiz, Gonçalves, Nascimentos, Batistas, Vales, Ferreiras, Dantas e outras famílias mais, que durante décadas o aplaudiram, sustentaram e nutriram o poder da dinastia Laurentinense. Todos, sem exceção foram jogados ao chão, literalmente nocauteados no Ring da história, pelo “Prefeito menino”.

É com essa ingratidão para com todos, que o “Prefeito menino” entre seus lampejos e surtos de consciência expõe o que a sua inconsciência semeia em seu profundo, latente e infértil solo do super ego.

É com essas palavras, sem ofensa e sem agressividade, que eu Geovani Pereira Cruz, também nocauteado no terceiro Ring, respondo com muita humildade de quem acredita ter feito muito pouco pela humanidade, ou quase nada, diante do que gostaria de fazer, mas, com a consciência tranqüila que jamais me senti melhor nem superior a ninguém, pois, não sou.

“Simplesmente sou um ser vivo com história e tempo limitado, que tenho ânsia de fazer sempre algo de bom e alguém feliz em qualquer parte do planeta, não porque sou bom nem melhor, mas, para não me transformar no pior dos seres, com egoísmo, ingratidão, vaidade, orgulho e desprezo ao próximo.”

Blog do Geovani P. Cruz.

FLORÂNIA: O Vereador Geovani Pereira (PSB) acredita que o partido marchará unido para FRENTE DE OPOSIÇÃO!!!

Com a data da convenção marcada para o dia 21 de agosto de 2011, o Vereador Geovani iniciará um ciclo de reuniões com todos os filiados e lideranças do PSB onde convidará a todos a se unirem para participarem fortalecidos do Projeto da FRENTE DE OPOSIÇÃO em Florânia, Geovani argumentará que na oposição o PSB concorrerá e disputará de igual para igual aos planos executivos e legislativos, ao passo, que na situação o PSB seria apenas um mero figurante para as legendas como DEM, PR e PTB, todavia, sem voz e sem voto.

No dia 21 de agosto, o PSB elegerá sua nova Comissão Provisória e votará o indicativo se deve ficar na oposição ou se deve reder-se ao sistema do Prefeito Salomão.

Geovani Pereira assegura que respeitará a decisão dos filiados do PSB da base municipal, o partido deve estar e defender o Projeto Político que os seus filiados ou pelo menos a maioria escolher e defender democraticamente.

“Se na convenção o Partido em sua maioria decidir acompanhá-lo na oposição assim o será, más, se a decisão for diferente, o partido irá para a situação sem sua participação”.

Geovani se lembra do que aconteceu em 2008, quando todos estavam certos de participarem de uma coligação com unicidade com PT-PMDB-PTD-PSB, a dois dias das convenções o PMDB de Neto Laurentino em uma reunião com todo o grupo, impôs ao Presidente do PSB que o mesmo teria de descartasse um dos seus pré-candidatos se almejasse participar da coligação, pelo contrário, não o aceitava na coligação, diante da situação que fora imposta o Presidente do PSB convocou um reunião do partido onde os pré-candidatos da legenda não aceitou a imposição do líder do PMDB, e o grupo decidiu concorrer fora da coligação.

A jogada do líder do PMDB Neto Laurentino era causar um conflito interno acreditando que jogaria o PSB para os braços da oposição onde estava o seu primo candidato e atual Prefeito Sinval Salomão.

Hoje, eles insinuam, culpam e blasfemam que o PSB saiu da coligação para beneficiar Geovani, e prejudicar os demais pré-candidatos da legenda.

Todavia, não consegue mais enganar a ninguém, já que é obvio e evidente que Geovani com a expressiva votação que teve de 416 votos teria sido eleito em qualquer situação, e ainda que o PSB tivesse participado da coligação os demais pré-candidatos da legenda não teriam sido eleitos por não terem superado o limite mínimo que a coligação PT-PMDB-PDT exigiu de 287 votos alcançado pelo Vereador Paulo Dehon o ultimo das 6 vagas obtidas.


Blog do Geovani P.Cruz.

sábado, 23 de julho de 2011

FLORÂNIA: PSB ESTADUAL CONFIRMA DATA DE 21 DE AGOSTO PARA A CONVEÇÃO DO PSB EM FLORÂNIA.

Vereador Geovani Pereira Cruz e Genildo Pereira da costa, secretário estadual do PSB. (Parceiros políticos desde 2000).

Na ultima sexta(21), cumprindo Agenda em Natal, o Vereador da oposição Geovani Pereira Cruz(PSB) e pré-candidato a Prefeito em 2012 manteve contatos com integrantes do PSB Estadual, em conversa com o Secretário Estadual Genildo Pereira da Costa, quando trataram de assuntos de interesse da legenda no município, recebeu de Genildo Pereira o aval para a realização da Convenção Municipal do PSB que está confirmada para o dia 21 de Agosto de 2011.

O Vereador Geovani Pereira Cruz e pré-candidato a Prefeito pela Oposição e pleiteará o seu retorno a Presidência da legenda com o apoio dos filiados e inclusive do atual Presidente Neto Oliveira que em Nota divulgada em junho do corrente ano recomendou o comando da legenda ao amigo Geovani.

Na oportunidade haverá uma grande mobilização dos partidos de Oposição que conjuntamente ao PSB lançarão a FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO reunindo todos os pré-candidatos da oposição como: Geovani Pereira, Claudio Pinheiro, Pedro Lupercílio e Ronaldo Dantas que deverá decidir a sua filiação ao PSB até 21 de agosto.

O PSDC tem como Presidente Estadual DR. Joanilson de Paula Rego que em Florânia participará da FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO, o PSDC já confirmou a presença do seu líder maior Dr. Joanilson que após receber o convite de Geovani, confirmou a sua presença o qual se sentirá muito honrado em plantar em seu município uma semente de ideais de liberdade e democracia.
Dr. Joanilson é um exemplo de político que honra seus ideais e sempre se conduziu com coerência e fidelidade aos princípios democrático e de plena cidadania.

Partidos como PV, PCdoB, PHS e PT estão convidados a participar do projeto de uma Oposição autêntica e coerente com ideais que associam desenvolvimento sustentável com liberdade, cidadania e democracia plena.

Blog do Geovani P.Cruz

Artigos sobre namoro e relacionamento.


Se trair é humano...Como manter o respeito?

Infidelidade é um assunto que costuma gerar discussões acaloradas e quase sempre faz as pessoas apontarem vítimas e algozes da situação: “Que canalha, como pôde trair a esposa?”; “Como ela fez isso logo com ele, um cara tão bacana?”; “Se eu fosse ele, teria feito a mesma coisa!”; “Coitada, não merecia isso...”. Essas e outras frases refletem os pensamentos que geralmente surgem em conversas sobre alguém que traiu um outro alguém.

Escreverei hoje sobre infidelidade, porém fugirei completamente a estes pensamentos. Explico o principal por quê: não acredito em vítimas ou algozes em relações. Em outras palavras, nos relacionamentos não há um “bom” e um “mau”, não há um “coitado” e um “carrasco”. Se as duas pessoas estão juntas, é porque algo as mantém juntas. Seja lá o que este “algo” for – amor, dependência, comodidade, companheirismo, sexo, ou tantas outras coisas – estar junto é uma escolha. Dito isso, passemos então ao nosso assunto tão complexo.

Vejo muitos homens e mulheres argumentando que os homens traem mais porque fazer isso “é da natureza masculina”. Essas pessoas explicam que o homem teria um desejo sexual maior do que o da mulher e por isso teria necessidade de buscar sexo fora do casamento. Isso é um mito.

Nas pesquisas da psicóloga Mírian Goldenberg, que há 20 anos vem estudando o assunto, 60% dos homens e 47% das mulheres afirmaram já terem sido infiéis. Ou seja, se os homens traem mais, não é muito mais. E não há absolutamente nada de genético ou “da natureza masculina” nisso. Trata-se de uma questão essencialmente cultural.

Pense bem em como vivemos nos últimos 200 anos. O homem sempre foi o elemento mais importante de uma família, com mais direitos do que todos os outros membros, inclusive a mulher. À esta última cabiam apenas os afazeres domésticos, o cuidado com os filhos e o zelo com o marido. Nada de muitos prazeres nem muitas escolhas. Prazer sexual, então, era algo exclusivo dos homens. Como ter prazer com a própria esposa era algo visto negativamente, era comum os homens buscarem sexo fora do casamento. As mulheres evidentemente sabiam disso e aceitavam a condição, até porque não tinham muita opção.

Alguém pode estar pensando: Ora, mas hoje em dia tudo é muito diferente. Sim, concordo. As coisas mudaram bastante, especialmente a partir da metade do século XX. Essas transformações, por mais radicais que tenham sido, não têm nem 100 anos ainda. Isso significa que a mentalidade de que o homem tem mais necessidade de sexo e por isso trai persiste em muitas mentes, mesmo na daqueles que nasceram já depois de todas as mudanças.

Se homens e mulheres traem, porque fazem isso? Aliás, por que tantas pessoas fazem isso, já que os números mostram que não são poucas? Bem, exatamente por não serem poucas é que fica difícil apontar apenas uma ou duas razões para a infidelidade. Pode-se se infiel por solidão, raiva, insatisfação, carência, poder, vingança, busca pelo novo, desejo de viver uma aventura... Vejo muitas pessoas taxativamente considerarem que se há traição, não há amor. Não penso que seja bem assim.

O que me parece haver em comum nas situações em que as pessoas são infiéis é a busca de algo que não encontram na relação. Uma mulher, por exemplo, pode trair por não encontrar em seu relacionamento a compreensão que desejava. Trai, então, não por não amar o companheiro ou por uma aventura, mas buscando ser compreendida. Um homem, por sua vez, pode trair por sentir seu relacionamento como tedioso. Assim, por não querer deixar a mulher que ama, busca meios de ter a emoção que deseja. Estes não são os únicos exemplos. Muitos outros poderiam ser dados, com diferentes situações que têm como pano de fundo da infidelidade a busca por algo que a relação não oferece.

A infidelidade, quando descoberta, sempre gera sofrimento. O traído sofre por razões óbvias. O homem geralmente se sente humilhado, enquanto a mulher descobre, da pior maneira possível, que não era tão única e especial quanto imaginava ser. E até quem foi infiel também acaba sofrendo, não simplesmente por ter sido descoberto, mas porque se escancaram as dificuldades que há no relacionamento.

E como evitar todo esse sofrimento? Antes disso, como evitar que a infidelidade seja percebida por um membro do casal como necessária? A resposta está no diálogo entre os dois. Se uma pessoa é infiel por sentir falta de algo em seu relacionamento, o outro precisa saber que este algo está faltando. Cabe a cada um a responsabilidade de dizer ao(à) companheiro(a) o que está sentindo, no que está insatisfeito(a), o que desejaria mudar. De nada adianta simplesmente culpar o outro, a rotina, o tempo de relação, a qualidade do sexo e tantas outras coisas que acabam servindo de argumento para a infidelidade. Se há um problema, é preciso compartilhá-lo com o outro, para então solucioná-lo a dois.

Este artigo foi escrito por: Dra. Mariana Santiago de Matos - Psicóloga

Blog do Geovani P.Cruz

FLORÂNIA: Com o intuito de fortalecer a categoria, SINTFLOR faz filiação com a CUT.


Por Claudiano Silva

O trabalho realizado pelo atual presidente do SINTFLOR, Clóvis Silva está sendo de grande importância para a luta dos direitos dos servidores públicos municipais de Florânia. Com quase dois anos de sua fundação, o SINTFLOR vem levantando a bandeira da VALORIZAÇÃO, FORÇA E LUTA em defesa dos direito dos servidores públicos floraniense.

É com muito esforço que o SINTFLOR vem realizando um trabalho para o fortalecimento da categoria. Desta forma, o presidente Clóvis Silva está buscando parcerias com outros órgãos. “Estamos buscando parcerias para que assim possamos fortalecer a classe trabalhadora o nosso município”. Frisou.

Com este pensamento o presidente do SINTFLOR, Clóvis Silva esteve no último dia 18 de junho, na sede da CUT - Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, localizado na Rua Apodi, 156, Cidade Alta, em Natal, para firmar parceria entre o SINTFLOR e a CUT.

Na oportunidade, Clovis entrou em contato com nossa redação e frisou. “Estamos filiando o SINTFLOR na CUT do nosso estado para que desta forma possamos defender os direitos dos servidores público municipais de Florânia. Estamos buscando sempre um diálogo entre a administração e o nosso sindicato para que possamos assegurar o que é de direito dos servidores públicos”. Concluiu Clóvis.

Fonte: Blog do Claudiano Silva
Blog do Geovani P.Cruz

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FLORÂNIA: Geovani Pereira participou de importante reunião administrativa com INCRA E FETARN em Natal.



O Presidente dos Projetos de Assentamento Serra Nova e Serra do Meio do município de Florânia o Vereador Geovani Pereira Cruz, articulou e participou de uma importante reunião administrativa nesta quinta (21) no INCRA/RN, onde pode contar com a presença e o apoio da FETARN (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte).

Na oportunidade Geovani Pereira, Ambrósio Lins(Presidente da FETARN) e José Ferreira(Secretário da FETARN) foram recebidos pelo o novo Superintendente do INCRA/RN o Sr. Valmir Alves recém empossado, com quem trataram de uma agenda positiva para resoluções de pendências e reivindicar mais recursos para o município de Florânia.

Um dos assuntos em pauta foi a paralisação a mais de 70 dias das reformas habitacionais nos assentamentos Serra Nova e Serra do Meio que beneficiará 200 famílias assentadas. Mais uma vez, o INCRA na pessoa do Superintendente demonstrou total interesse de resolver o impasse, todavia explanou, “que se trata de um conjunto de medidas administrativas tomadas pelo INCRA nacional que reduziu excessivamente e significativamente o orçamento operacional das Superintendências Regionais do INCRA em todo o país, como consequência, atualmente o INCRA/RN não dispõe de diárias administrativas suficientes para colocar em campo seus funcionários que dão suporte para execução e aplicação dos recursos e investimento nos Assentamentos em todo estado”, como por exemplo, em Florânia que já passa de três meses que houve a ultima vistoria do INCRA nas reformas habitacionais.

Geovani Pereira explanou ao Superintendente dos resultados alcançados parcialmente e das dificuldades que a comunidade tem passado em função do imprevisto, lembrando que “o objetivo formalizado e anunciado à comunidade quando foi aprovado o PLANO DE TRABALHO era concluir as 200 reformas em 06 meses, começamos em 05 de setembro, já se passaram 10 meses, e ainda não concluímos 50%, tudo isso pela ausência do INCRA”, o que depende da Associação que executa as obras tem feito a nossa parte, porém, se trata de uma grande obra, que demanda de recursos, temos os recursos em conta, mas somos impedidos de executá-los por incapacidade do órgão que fiscaliza no caso o INCRA. O Superintendente se comprometeu em agilizar e priorizar dentro das possibilidade que dispõe a programação de vistorias de forma a dar continuidade aos serviços que a Associação vem executando.

A FETARN nas pessoas do seu Presidente e Secretário, respectivamente, Ambrósio Lins e José Ferreira reforçaram os encaminhamentos feito por Geovani reafirmando da importância da parceria entre INCRA e FETARN.

Outras demandas foram encaminhadas como: Pedidos de PRONAF – A para 23 famílias, Crédito de Apoio inicial para 42 famílias ingressas nos referidos Assentamentos, a somatória dos recursos reivindicados ao INCRA para investimentos e custeio se aproximam de R$ 500.000,00. Foi encaminhado ainda pedido de Licença para expansão da área de agricultura com previsão para mais de 100 hectares em 2011 o que ampliará a produção agrícola no município gerando emprego e renda.

No final Geovani Pereira convidou a todos para visitar os Assentamentos Serra Nova e Serra do Meio, e agradeceu ao Superintendente pela receptividade desejando sucesso e êxito no grande desafio de conduzir com eficiência e resultados a política de Reforma Agrária que envolve milhares de famílias em todo o estado do RN.

Blog do Geovani P.Cruz

RN: Rosalba Ciarlini anuncia a antecipação do pagamento de salário para servidores da região Seridó



A governadora Rosalba Ciarlini anunciou na noite desta quinta-feira, 21, o anúncio da antecipação do pagamento dos servidores da região Seridó do Rio Grande do Norte. "Desta forma estaremos antecipando a injeção de dez milhões de reais no momento em que o Seridó está em festa e celebra a sua padroeira Sant'Anna", disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Com a medida, serão beneficiados 7.500 servidores estaduais entre ativos, inativos e pensionistas, que terão creditados em suas contas do Banco do Brasil a partir desta sexta-feira, 22, o pagamento referente ao mês de Julho, o que representará cerca de R$ 10 milhoes.

Receberão os servidores lotados nas cidades de Acari, Bodó, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino e Timbaúba dos Batistas.

Por Assecom RN
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

NACIONAL: Transportes, TCU identifica indícios de prejuízo de R$ 420 milhões em estatal

Ferrovia de Integração Oeste-Leste, chamada de Fiol. A ferrovia está na fase inicial das obras e irá ligar Ilhéus, na Bahia, ao município de Figueirópolis, em Tocantins.


Em meio à crise no comando do Ministério dos Transportes, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de prejuízo de R$ 420 milhões aos cofres públicos na Valec, estatal que comanda obras em ferrovias. O TCU determinou a suspensão da compra de materiais como dormentes para trechos da Norte-Sul e Oeste-Leste.


As duas obras integram o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A medida cautelar foi aprovada por unanimidade no tribunal depois que a equipe técnica apontou a existência de estimativa de sobre preço de 44,71% na compra antecipada de materiais que deverão ser usados apenas na parte final da construção dos trechos das duas ferrovias.


A suspensão da compra foi definida dez dias depois da demissão do ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, na primeira leva de demissões após as denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes. Depois disso, outros dois funcionários da estatal já tiveram a exoneração publicada no Diário Oficial da União.


O despacho do TCU, a que o Estado teve acesso, foi levado ao plenário pelo ministro Marcos Bemquerer em caráter de urgência. Não estava na pauta. 'Precisamos de uma decisão rápida diante da possibilidade de prejuízo', disse na quarta-feira, 20, o ministro, que não apontou vínculos entre a decisão do tribunal e a crise no Ministério dos Transportes e os políticos envolvidos. A área é uma das recordistas em irregularidades nas análises do tribunal.


A suspensão das compras atingem 12 processos , a maior parte deles relativos à Ferrovia de Integração Oeste-Leste, chamada de Fiol. A ferrovia está na fase inicial das obras e irá ligar Ilhéus, na Bahia, ao município de Figueirópolis, em Tocantins. O PAC prevê a conclusão das obras de pouco mais de 1,5 mil quilômetros de trilhos até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, ao custo de R$ 7,4 bilhões.


Cinco dos contratos em que o TCU identificou irregularidades são da Ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda na segunda metade dos anos oitenta, durante o governo do ex-presidente José Sarney. Os contratos questionados estão relacionados ao trecho mais recente de obras, chamado de tramo sul da ferrovia. Esse trecho tem 680 quilômetros e vai ligar aos municípios de Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP). Com esse trecho pronto, a Norte Sul teria mais de 3.000 quilômetros de extensão.


As encomendas dos materiais estão suspensas, assim como eventuais pagamentos, até uma decisão definitiva do Tribunal de Contas da União. Os técnicos defendem que os contratos com as empreiteiras sejam revistos para que materiais _como dormentes de concreto, palmilhas amortecedoras e calços isoladores para os trilhos dos trens_ sejam comprados diretamente pela Valec, por meio de pregão específico.


A estimativa de sobrepreço de 44,71% e prejuízo potencial de R$ 420 milhões para os cofres públicos levou em conta apenas os preços das dormentes de concreto.
A Valec avalia que o tribunal de enganou quando mandou suspender parte dos contratos das duas ferrovias. A estatal informou que pretende contestar a cautelar até 8 de agosto. 'Na verdade o nosso preço de concorrência foi inferior ao preço recomendado por outra secretaria do tribunal. A nosso ver, a posição será revista pelo TCU', informou a estatal, por meio da assessoria.


FONTE: estadao.com.br
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Menor infrator poderá ficar preso até os 26 anos de idade

Hugo Leal: lei é benevolente com o menor infrator

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 345/11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que eleva de 21 para 26 anos a idade limite para a soltura do adolescente infrator condenado a medida socioeducativa de internamento, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90).

O adolescente que pratica um delito antes da maioridade penal (18 anos) é processado e julgado pelas regras do ECA. A sentença pode ser proferida depois de ele completar os 18 anos, mas a condenação máxima é de três anos de internamento, sendo a liberação compulsória aos 21 anos de idade, ainda que reste tempo de pena a cumprir.

Benevolência

Segundo Hugo Leal, a legislação é benevolente com o jovem infrator e provoca descrédito no sistema de recuperação social. Em boa parte dos casos, diz o deputado, a medida imposta é um mito. Sua função de prevenção geral das infrações penais, afirma, fica enfraquecida, gerando sensação de insegurança para a sociedade.

O deputado cita a hipótese de um adolescente infrator, minimamente conhecedor das regras jurídicas, que pratica os mais diversos crimes (homicídio, estupro, assalto, sequestro) horas antes de completar os 18 anos. “Ele fica livre assim que completa os 21 anos”, observa o deputado.


Tramitação


O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes da votação no Plenário.


Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Wilson Silveira
Agência Câmara de Notícias
Blog do Geovani P.Cruz

RN: FETARN E ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ REALIZAM EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ZOOTECNIA


Participaram 103 candidatos concorrendo a 35 vagas disponíveis para o Curso Técnico em Zootecnia, que será ministrado na Escola Agrícola de Jundiaí. O Curso terá duração de dois anos, através do Convênio FETARN/EAJ.


Há 10(dez) anos a parceria entre a FETARN e a Escola Agrícola de Jundiaí tem produzido resultados positivos, oportunizando aos jovens do meio rural uma qualificação técnica e profissional para prestarem serviços aos Agricultores Familiares de todo o Estado do Rio Grande do Note.


Nesse ano será constituída a primeira turma para o curso técnico em Zootecnia. Jovens de todo o estado participaram na expectativa de se qualificarem e conquistar um espaço no competitivo e exigente mercado de trabalho.

A prova seletiva aconteceu no auditório da FETARN nesta quinta(21) e foi aplicada pela coordenação da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) que tem como Diretor Geral o Professor Júlio Cesar, sendo auxiliado pelos professores Muniz, Mércil e Eduardo.

A relação dos aprovados será divulgada pela EAJ na próxima semana, a turma iniciará o ano letivo a partir da segunda quinzena de agosto do corrente ano.




Fonte: FETARN / SILMARA
Blog do Geovani Pereira Cruz

FLORÂNIA: Geovani convida lideranças para fortalecer a legenda PSB e o projeto politico de 2012, causou pânico na situação!!!

Clóvis Silva, grande articulador e nome forte para o Legislativo ... Dr. Ronaldo grande nome na Oposição ... é visível o seu desejo de ajudar a sua terra Florânia".



O Presidente do SINTFLOR Clóvis Silva e o médico Pediatra Ronaldo Dantas poderão ingressar e fortalecer a legenda do PSB e a oposição em Florânia. Onde eles serão grandes nomes, personagens decisivas e terão grande inportancia dentro do grupo da oposição, difrente da situação que não cabe mais ninguém, só querem figurantes.



O Vereador e pré-candidato a Prefeito do PSB Geovani Pereira Cruz, fez convites a Clóvis Silva e a Dr.Ronaldo Dantas para que juntos participassem e fortalecessem o projeto político e administratito da Oposição de Florânia.

Disse Geovani: "Se Dr. Ronaldo ingressar no PSB terá todo o nosso apoio como pré-candidato a Prefeito juntamente com o meu nome fortaleceremos a legenda, e se o nome de Ronaldo estiver com maior indicação que o do Vereador Geovani, ele será o nosso pré-candidato com quem haveremos de cosntruir a Frente de Oposição conjuntamente com as demais legendas PSB, PV, PCdoB e com os demais nomes como Claudio Pinheiro, Josineide Tavares, Pedro Lupercílio e Emerson Campos, com os quais haveremos de edificar uma Chapa Majoritária com os melhores nomes para Prefeito e Vice e assim macharmos para disputar a Prefeitura de Florânia com grandes chances de Vitória."



"O fato é, que os convites que fiz causaram grandes repercusões e preocupações em figuras da Situação, eles estão sem rumo, sem prumo e sem tino, primeiro tentaram confundir a opinião pública, deu tudo errado, agora estão confusos!" acrecentou Geovani.


Blog do Geovani P.Cruz
quarta-feira, 20 de julho de 2011

NACIONAL: Comissão aprova R$ 755 milhões para reajuste do Bolsa Família

A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta terça-feira a liberação de R$ 755 milhões para reforçar a dotação do Programa Bolsa Família. Os recursos, previstos no Projeto de Lei (PLN) 1/11, vão atender ao reajuste médio de 19,4% dos três benefícios do programa, determinado pelo governo em março. O projeto será analisado agora no Plenário do Congresso, em data ainda não definida.


De acordo com o relator da proposta na comissão, senador Walter Pinheiro (PT-BA), o reajuste dos benefícios provocará, neste ano, uma despesa adicional de R$ 2,095 bilhão com o Bolsa Família, já contemplado com R$ 13,4 bilhões no Orçamento em vigor.


Para fechar a conta e não comprometer a meta de resultado primário, o governo precisou cortar em outras ações do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta que administra o programa assistencial. O cancelamento atingiu R$ 340 milhões – sendo R$ 317,9 milhões em despesas correntes e R$ 22,1 milhões em investimentos. O programa que mais perdeu foi o de aquisição de alimentos da agricultura familiar, reduzido em R$ 64 milhões.


Além dos R$ 340 milhões em cortes, o governo lançou mão de R$ 1 bilhão que está inscrito na reserva de contingência. Os dois valores somados ao previsto no PLN 1/11 alcançam o patamar necessário para cobrir a despesa adicional com o Bolsa Família.


Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ralph Machado
Agência Câmara de Notícias
Blog do Geovani P.Cruz

NACIONAL: Valor do Bolsa Família pode aumentar em caso de doenças graves

A Câmara analisa o Projeto de Lei 489/11, do Senado, que concede benefício variável de R$ 60 no Programa Bolsa Família às unidades familiares em que haja pessoa com câncer, aids ou outra doença crônica. Conforme a proposta, não há limite para esse benefício.

O projeto altera a Lei 10.836/04, que criou o Programa Bolsa Família. A lei já prevê dois tipos de benefício variável:

- de R$ 18 (até o limite de cinco) para unidades familiares que se encontrem em situação de pobreza e extrema pobreza e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças entre 0 e 12 ou adolescentes até 15 anos;

- de R$ 30 (até o limite de dois), vinculado ao adolescente, destinado a unidades familiares que se encontrem em situação de pobreza ou extrema pobreza e que tenham em sua composição adolescentes com idade entre 16 e 17 anos.

A proposta foi apresentada pela ex-senadora Rosalba Ciarlini. Ela argumenta que a assistência integral à saúde é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que faltam recursos para que essa meta seja cumprida satisfatoriamente. Por isso, ela propõe o reforço do orçamento familiar em caso de doenças graves.


Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícia
Blog do Geovani P.Cruz

NACIONAL: MDA lança Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 nesta quinta-feira

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lança nesta quinta-feira (21), em Salvador (BA), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 para a Bahia. A atividade faz parte da apresentação, pelo Governo do Estado, do Plano Agrícola e Pecuário da Bahia 2011/2012. A solenidade, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e do Presidente do Incra, Celso Lacerda, será realizada a partir das 9h no Hotel Stella Maris, no bairro Stella Maris, em Salvador.

Conheça as principais medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012.



Neste Plano Safra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) destina R$ 900 milhões para ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Bahia. Deste montante, R$ 500 milhões são para operações de investimento e R$ 400 milhões para operações de custeio. Os recursos estão disponíveis nas instituições financeiras desde 1º de julho.

O Plano Safra reforça o atendimento a agricultores e agricultoras familiares do Semiárido baiano. Uma das medidas amplia em 79 mil o número de cotas do Programa Garantia-Safra, seguro que cobre perdas nas safras de milho, arroz, feijão, mandioca e algodão causadas por estiagem. Com isso, a Bahia passa a contar com 200 mil cotas do Garantia-Safra. O seguro é pago ao agricultor familiar quando há perda da safra igual ou superior a 50% da produção no município que aderiu ao Programa. O valor de cobertura do Garantia-Safra foi ampliado de R$ 640,00 para R$ 680,00, que serão pagos em cinco parcelas.

Outra medida amplia o limite de financiamento do Pronaf Semiárido, de R$ 10 mil para até R$ 12 mil, com juro de 1% ao ano, até dez anos para pagar e até três anos de carência. Esta linha de crédito atende projetos de convivência com o Semiárido, especialmente de infraestrutura hídrica e produção agropecuária e não agropecuária. O Plano Safra também reforça o Crediamigo (Pronaf B). A partir desta Safra, podem ser feitas até três contratações por esta linha de crédito. O valor de cada contratação aumentou de R$ 2 mil para até R$ 2,5 mil e foi mantido o rebate de 25% para pagamentos em dia e a taxa de juros de 0,5% ao ano.


Juros menores

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 aperfeiçoa as políticas públicas implantadas nos últimos anos para este segmento produtivo. Ele combina aumento da produção de alimentos, geração de renda no campo e promoção da organização econômica dos agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais. Uma das novidades é a redução de 4% para 2% da taxa de juros máxima cobrada nas operações de investimento do Pronaf e a adoção da taxa de 1% para operações do Mais Alimentos de até R$ 10 mil por ano/agricultor. O limite de financiamento de contratos de investimento do Pronaf foi ampliado para até R$ 130 mil.


Outra novidade é a criação da Política de Garantia de Preços Mínimos da Agricultura Familiar (PGPM-AF), que permitirá a utilização de instrumentos de comercialização para garantir que o produtor receba o preço mínimo do produto (pré-fixado no início da safra). Instrumento de garantia de renda para os agricultores familiares, a PGPM-AF vai possibilitar a compra a preços justos de produtos, que serão destinados aos estoques governamentais. Neste ano, o Governo Federal disponibilizou R$ 300 milhões para a PGPM-AF. Outra política de apoio à comercialização, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também será reforçado na Bahia, com a destinação, este ano, de R$ 8,8 milhões para a compra de produtos da agricultura familiar.


Estas medidas são qualificadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Nesta safra, serão ampliados os serviços de acesso a tecnologias de gestão e organização produtiva. Jovens, mulheres e comunidades tradicionais terão ações diferenciadas. Os serviços de ATER serão reforçados este ano na Bahia com a liberação de R$ 7,8 milhões.

Brasil Sem Miséria

O Plano Safra também promove a inclusão produtiva de agricultores familiares em situação de pobreza extrema, ampliando no meio rural o alcance das ações do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho pelo Governo Federal. Isso será feito por meio de instrumentos inovadores de fomento, apoio à preservação ambiental e assistência técnica diferenciada e presencial para famílias com renda mensal inferior a R$ 70,00.





A primeira chamada pública do Brasil Sem Miséria, destinada à prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), lançada no dia 6 de junho, atende 8,4 mil famílias do Semiárido baiano que vivem em municípios dos Territórios da Cidadania Irecê e Velho Chico, com investimento de R$ 10,7 milhões. Uma das prioridades para a seleção das regiões atendidas nesta etapa é o calendário de plantio das sementes de milho e feijão da Embrapa no Semiárido nordestino.


O atendimento às famílias, que começa em setembro, será feito ao longo de 17 meses por equipes técnicas multidisciplinares. Elas realizarão um Diagnóstico da Unidade de Produção Familiar (UPF), o que permitirá a elaboração do Projeto de Estruturação Produtiva e Social Familiar. O objetivo é promover a estruturação produtiva e social das unidades familiares. A rota de inclusão produtiva prevê a estruturação da produção para autoconsumo e a estruturação da comercialização do excedente para mercado e do acesso das famílias às demais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

A agricultura familiar

O Censo Agropecuário 2006, divulgado pelo IBGE em 2009, aponta que a agricultura familiar brasileira conta com mais de 4,3 milhões de unidades produtivas, o que corresponde a 84% do número de estabelecimentos rurais do Brasil. Este segmento produtivo, que ocupa apenas 24% da área total dos estabelecimentos agropecuários do País, responde por 10% do Produto Interno Bruto (PIB), 38% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e 74,4% da ocupação de pessoal no meio rural (12,3 milhões de pessoas).


A Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do Brasil. São 665.831 estabelecimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado. Eles ocupam 34% da área total dos estabelecimentos agropecuários e são responsáveis por 81% do pessoal ocupado no meio rural (1,8 milhão de pessoas) e 44% do Valor Bruto da Produção Agropecuária do estado. Na Bahia, a agricultura familiar responde por 91% da produção de mandioca, 83% do feijão, 76% dos suínos, 60% de aves e 52% da produção de leite.

Portal MDA
Blog do Geovani P.Cruz

FLORÂNIA: Vereador do PSB Geovani Pereira rebate suposta matéria do blogueiro Ricardo Morais.

Vereador Geovani Pereira e seu filho Pedro Henrique Paulino Pereira Cruz.

"Também tenho família, somos humildes, mas, dignos, aprendi e ensinei aos meus filhos a lutarem e trabalhar honestamente para sobreviver, sem querer nada fácil, muito menos se apropriar do que é público para desfrutar de privilégios e regalias!"



Rebatendo e desmentindo suposta matéria postada no Blog de Ricardo Morais que anunciou a desistencia de Geovani como pré-candidato a Prefeito da oposição na eleição de 2012.


Diz Geovani:


“Reafirmo, sou pré-candidato a Prefeito pela oposição com humildade e responsabilidade para vencermos e superar todo esse cenário de desorganização a que submeteram a nossa Florânia, sou oposição juntamente com o Psicólogo Claudio Pinheiro, a vereadora Josineide Tavares, o ex-vereador Pedro Lupercílio e o médico pediatra Ronaldo Dantas e quem mais vier para somar. Todavia, defenderei um entendimento para que tenhamos um nome com o apoio de todo o grupo da oposição e principalmente da população”.

“Faremos pesquisas, consultaremos os nossos correligionários, percorreremos todo o município, o nome que a população achar o mais indicado para vencermos a eleição em 2012, será o candidato da oposição. Se o escolhido for o vereador Geovani, serei candidato com o apoio de todos, se for Josineide, Pedro Lupercío, Claudio Pinheio ou Ronaldo Dantas, qualquer um dos demais pré-candidatos, terá o meu total apoio e empenho.”

“Não tenho vaidade e ganância de poder nem muito menos por dinheiro público, não faço qualquer coisa pelo poder e pra ter dinheiro, não minto, nunca usei de poder para perseguir e humilhar as pessoas, não desvio verba pública, não sucateio a máquina pública, não violo as leis, não traio os meus ideais e correligionários, não faço política para favorecer minha família (NEPOTISMO), não me escondo, e nem preciso correr de nada, muito menos fugir dos desafios que a vida me oferecer, também tenho família, mas, aprendi com a minha família a trabalhar duro, honestamente, suado para conseguir o pão nosso de cada dia, nunca desfrutei de regalias e privilégios, sou de uma família trabalhadora e humilde, e sou corajoso não tenho medo de nada e muito menos dos covardes, oportunistas, mentirosos, medíocres e irresponsáveis que joga fora as oportunidades que recebem inesperadamente por mera circunstância do destino, e mesmo assim, trai e decepciona a população que o acolheu”.

Não sou menino, nem moleque, sou um homem no auge dos meus 40 anos e tudo que faço, faço, com responsabilidade, vejo e faço política para beneficiar a coletividade e a população, e não para me dar bem, e encher os bolsos de dinheiro e arrumar a minha família, como muitos fazem !!!


De que adianta ser Prefeito, simplesmente por vaidade familiar, ser por ser, e decepcionar, fracassar e se esconder da população ... simplesmente para ganhar um salário de 12.000,00?

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ.

NACIONAL: Impostos, Brasil atinge R$ 800 bilhões de tributos pagos na próxima sexta-feira



“A carga tributária nada mais é do que a somatória dos IMPOSTOS que o cidadão paga todos os dias para manter a máquina do ESTADO funcionando a todo vapor, com suas regalias e privilégios dos que a governam, o que por sua vez tem a responsabilidade de promover com eficiencia os serviços públicos e, se no Brasil paga-se muito impostos, o contribuinte deve exigir um serviço de qualidade”. AFINAL, COMO ANDA OS SERVIÇOS PÚBLICOS EM SEU MUNICÍPIO ??? FIQUEM DE OLHO BEM ABERTO !!!


Na próxima sexta-feira (22), por volta das 13h, o Brasil atinge a marca de R$ 800 bilhões de tributos federais, estaduais e municipais pagos só este ano, revelam dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).


Em 2011, a marca será atingida 31 dias antes do que no ano passado, o que ocorreu no dia 22 de agosto de 2010. Já nos anos de 2008 e 2009, este valor foi registrado pelo Impostômetro nos dias 07 e 08 de outubro. “A carga tributária nada mais é do que o preço que se paga pelo serviço público e, se no Brasil paga-se muito, o contribuinte deve exigir um serviço de qualidade”, explica o coordenador de estudos do IBPT(Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Gilberto Luiz do Amaral.


De acordo com o IBPT, a previsão é de que, até o final de 2011, sejam arrecadados R$ 1,4 trilhão em tributos.

Histórico
Em 2005, o Brasil arrecadou R$ 773 bilhões, já em 2006 a arrecadação cresceu 11,3%, se comparada ao ano anterior. No ano de 2007, o valor dos tributos acumulados aumentou R$ 110 bilhões, 13,5% a mais que em 2006.


Já em 2008, a arrecadação foi 13,9% maior que em 2007 e, no ano de 2009, a arrecadação aumentou R$ 34 bilhões, ou seja, 3,2% sobre o ano imediatamente anterior.

Por fim, em 2010 a arrecadação anual de impostos subiu 10,3% na comparação com o ano de 2009.

Impostômetro
O impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP.


Pela internet (www.impostometro.com.br), qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com os estados e municípios.


O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até dezembro deste ano.

Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 20/7/2011 13:42
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ