Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NACIONAL: Projeto proíbe exigência mínima de créditos para matrícula no ensino superior


Deputada Manuela(PCdoB-RS): proposta se baseia no direito do consumidor de optar pela individualização ou aglomeração de serviços.


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 375/11, da deputada Manuela D’ávila (PCdoB-RS), que proíbe estabelecimentos de ensino superior de exigirem um número mínimo de créditos para a efetivação da matrícula de aluno recém-aprovado em exame vestibular. De acordo com a proposta, a proibição se estende às matriculas efetuadas ao longo do curso.

A deputada argumenta que, atualmente, a grande maioria de instituições de ensino superior no País tem por exigência, no ato da matrícula, a inscrição em todas as disciplinas que compõem o currículo do primeiro semestre universitário, assim como uma parcela considerável destas instituições também se faz valer da mesma exigência durante o restante do curso.

Direito do consumidor

Manuela D’ávila considera “inaceitável um estudante, aprovado em exame vestibular, ver a chance de buscar um futuro melhor esvaziar-se diante da obrigatoriedade de efetuar matrícula em todas as disciplinas previstas no currículo do primeiro semestre”.

A deputada acrescenta que a proposta se baseia no direito do consumidor de optar pela individualização ou aglomeração de serviços. “O aluno deve ter a possibilidade de cursar uma faculdade de acordo com as suas possibilidades financeiras, e não dela ser afastado por não ter condições de arcar com o custo de todos os créditos que a instituição o obriga a se matricular ou permanecer matriculado”, completa.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

terça-feira, 29 de novembro de 2011

NACIONAL: O Brasil poderá ter um plano nacional de combate à violência contra o jovem negro. Previsto no Plano

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Sepir), Anhamona Silva de Brito.


Plurianual (PPA) 2012/2015, ele poderá ser resultado do trabalho de um grupo interministerial chamado de Sala da Situação, que avaliará as causas e consequências dessa modalidade de violência. O grupo funcionará a partir do ano que vem, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A informação foi dada nesta terça-feira (29), em audiência pública na Câmara, pela secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Sepir), Anhamona Silva de Brito. “Espero que políticas públicas casadas dos ministérios, por meio de um plano nacional, resultem do trabalho do grupo”, afirmou.

Segundo ela, o Mapa da Violência 2011 deverá servir como base para as reflexões do governo. O estudo mostra elevação no número de jovens negros mortos na última década e queda no número de jovens brancos mortos. Conforme o mapa, o número de homicídios de jovens brancos caiu significativamente no período 2002/2008, passando de 6.592 para 4.582, o que representa uma redução de 31%. Já entre os jovens negros, os homicídios passaram de 11.308 para 12.749 — um incremento de 13%.

O Mapa da Violência revela ainda que, para cada branco assassinado em 2008, morreram proporcionalmente mais de dois negros nas mesmas circunstâncias. Os números vêm crescendo no decorrer dos anos. Em 2002, morriam proporcionalmente 45,8% mais negros do que brancos. Em 2005, esse indicador subiu para 77,8%. E, em 2008, atingiu 127,6%.

Racismo

A representante da Sepir aponta, inicialmente, o racismo como a causa principal da violência contra jovens negros. “Os negros e as negras são percebidos em nosso País como suspeitos criminosos principais”, afirmou Anhamona. “Essa estigmatização autoriza a violência contra o negro, inclusive por parte do Estado”, disse.

Segundo o deputado Edson Santos (PT-RJ), essa estigmatização é uma herança da sociedade escravocrata. O deputado Luiz Alberto (PT-BA) também destacou a necessidade de combate à violência policial contra a população negra.

O assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Guilherme Zambarda, informou que a secretaria vem promovendo cursos de capacitação para os policiais federais, nos quais o tema do racismo e da igualdade racial é um dos focos.

Políticas integradas

Na audiência, deputados destacaram a necessidade de ações integradas de diversos ministérios para resolver a violência e promover a inclusão social da população negra. “As políticas públicas devem trabalhar a transversalidade de ações que envolvam diversos órgãos do governo, inclusive os ligados ao planejamento e à economia”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Para Dalva Figueiredo (PT-AP), as políticas de educação, de capacitação profissional, de cultura e de esportes ajudam a proteger os jovens.

A representante da Sepir apontou a desigualdade social como outra causa da violência contra os negros e defendeu ações nas áreas de educação, de saúde e de qualificação profissional, por exemplo.

Segundo a socióloga Helena Abramo, da Secretaria Nacional de Juventude, os problemas que mais afetam os jovens brasileiros são a violência e o desemprego, os quais atingem os jovens negros e pobres com ainda mais intensidade. Ela informou que o combate à violência contra o jovem negro será prioridade na atual gestão da secretaria.



Ausência de ações

O deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) disse se preocupar com o fato de que “a criação de secretarias” não se traduz em ações. Ele argumentou que não adianta pensar em iniciativas para a juventude como um todo, porque a juventude negra demanda políticas específicas. “A quantidade de analfabetos negros ainda é grande”, apontou.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) concordou que a juventude negra demanda atenção especial e ações específicas. Ele afirmou considerar essencial um plano nacional de combate à violência contra jovens negros.

Molon, que propôs a realização da audiência desta terça-feira na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, pretende solicitar novo debate sobre o assunto, para ouvir jovens negros.

Reportagem – Lara Haje
Edição – João Pitella Junior

Agência Câmara de Notícias
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Conferência das Cidades debate política de resíduos sólidos


O Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. A grande maioria permanece sem tratamento em depósitos a céu aberto nas áreas urbanas, onde reside 80% da população. O volume de lixo gerado diariamente no país chega a 1,2 kg por habitante, valor superior à média europeia de 1,1kg. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Brasília, cada habitante chega a produzir 1,6kg de lixo por dia.




O Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. A grande maioria permanece sem tratamento em depósitos a céu aberto nas áreas urbanas, onde reside 80% da população. O volume de lixo gerado diariamente no país chega a 1,2 kg por habitante, valor superior à média europeia de 1,1kg. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Brasília, cada habitante chega a produzir 1,6kg de lixo por dia.

A lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e regulamentada no ano passado, estabelece que os prefeitos devem definir planos municipais e intermunicipais de destinação do lixo ainda em 2011. Além disso, devem extinguir os chamados “lixões” até agosto de 2014. A nova lei também define metas de reciclagem para a redução do volume de resíduos.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara escolheu a temática dos resíduos sólidos como eixo central dos debates que vão ocorrer durante a décima segunda edição da Conferência das Cidades, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento terá a participação de parlamentares, prefeitos, autoridades e especialistas das três esferas de governo, além de representantes de vários países latino-americanos.

O presidente da Comissão, deputado Manoel Júnior (PMDB/PB), acredita que a Conferência vai abrir o diálogo entre os diversos atores envolvidos na execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Será uma oportunidade importante para discutirmos a lei juntamente com os municípios e a sociedade, encontrando alternativas para que a Política seja realmente factível”, afirmou.

Selo Cidade Cidadã

A cada edição, a Conferência das Cidades distribui o Selo Cidade Cidadã, conferido a municípios que tenham desenvolvido projetos de destaque relacionados ao tema central do encontro. Em 2011, cinco municípios serão homenageados com o selo por suas ações de controle dos resíduos sólidos: Sertânia (PE), Miguel Pereira (RJ), Sertãozinho (PB), Rio Grande (RS) e Novo Hamburgo (RS).
Serviço:

XII Conferência das Cidades
Dias 29 e 30 de novembro
Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados
www.conferenciadascidades.com.br

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Governadora recebe embaixador da Polônia

Continuando com ampliação de parcerias internacionais, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu nesta segunda-feira (28), o embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski.

Na pauta da reunião, novas tecnologias e cultura foram os destaques. O cônsul honorário e produtor de cinema, Greg Hajdarowicz, assinalou a intenção de rodar filmes tendo como cenário das locações o Rio Grande do Norte. "A intenção é trazer atores do primeiro time de Hollywood, como Orlando Bloom, contando com equipe de produção brasileira e com pós produção realizada na Polônia. Quando fazemos um filme, as locações sempre funcionam como uma vitrine para o turismo, atraindo visitantes do mundo todo", revelou Greg.

No âmbito da educação, propostas de cooperação entre universidades polonesas e brasileiras: "já tivemos uma reunião com a reitora da Universidade Federal e assinaremos uma parceria próximo ano na Krakóvia. Nós temos uma boa oferta de oportunidades para os estudantes e cientistas brasileiros", disse Jacek Kisielewski.

A governadora expôs para os visitantes as potencialidades de investimentos que o Rio Grande do Norte oferece. "Estamos oferecendo incentivos para os investidores, pois estou trocando imposto por empregos. O estado carecia de estruturas de logística e infraestrutura, que estamos conseguindo através da realização do aeroporto de São Gonçalo, que já é esperado há mais de dez anos. Também temos planos de ampliação do porto com atividade em ambas as margens para assim, darmos vazão à nossa produção de minérios, frutas e pescado", explicou Rosalba Ciarlini.

Rosalba destacou também as pesquisas e investimentos que o governo tem feito no campo das energias limpas como a eólica e a solar. "Temos muito potencial para muitas áreas diferentes, como tecnologia, educação e mineração e nossa meta é trabalhar para firmar parcerias", disse.

Também participaram da reunião Piotr Maj, diretor da Sibra empreendimentos S.A.; Jadwiga Wisniowska, responsável pela parte internacional do Grupo Gremi e o Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho.
Por Assecom - RN

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Dilma ressalta luta de Wilma de Faria pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Presidenta Dilma Rousseff e a ex-governadora do RN Wilma de Faria, parceiras no plano nacional.


Prestigiada pelo público e pela presidente Dilma Rousseff durante a solenidade de assinatura do contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a ex-governadora Wilma de Faria foi lembrada como a primeira gestora a levar o projeto da obra ao Governo Federal. Presente a solenidade, a ex-governadora foi aplaudida pelo público todas as vezes que a presidente a mencionou seu nome no discurso.

“Não poderia deixar de registrar e agradecer a presença de uma pessoa muito importante para a realização dessa obra, a governadora Wilma de Faria”, discursou Dilma. Após o discurso, a presidente cumprimentou Wilma e disse que a ex-governadora tinha insistido muito e era responsável pela realização da obra. “Você insistiu muito e esteve comigo em todas as horas”, afirmou a presidente.

Dilma contou que foi Wilma que levou para ela, quando ainda ministra da Casa Civil, o projeto do aeroporto. Somente a partir daí, a bancada potiguar começou a articular para o projeto sair do papel.

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

domingo, 27 de novembro de 2011

Multidão de fies ocupará as ruas de Florânia neste domingo (27) para a procissão de encerramento da Festa de Maria Santíssima.

"Nossa Senhora das Graças com o seu manto sagrado derramai bençãos a todos os seus filhos e filhas" !!!

Milhares de fies de todas as partes do RN e do Brasil já estamo em Florânia neste domingo dia (27) para participarem da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora Das Graças que se encontrará com a imagem peregrina da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida que estará pela segunda vês no Rio Grande do Norte, a imagem participará da Procissão, milhares de fies já estão chegando desde a madrugada em suas caravanas de todos os lugares do Brasil.

Florânia será coberta pelo manto sagrado de Maria Santíssima Rainha do Universo e transmitirá para todo o Brasil a força da fé religiosa que move seu povo. Ás 16:00 horas a imagem de Nossa Senhora das Graças voltará em procissão para o Santuário das Graças conduzida pela fé cristã de seu povo onde sobre o Monte das Graças abençoará a todos os seus filhos e filhas.

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Wilma participa de projeto de cidadania.


A ex-governadora Wilma de Faria presidente estadual do PSB e pré-candidata a Prefeita de Natal participou neste sábado (26) do projeto Todos Juntos – Um dia de cidadania, promovido pela vereadora de Natal Júlia Arruda (PSB) no bairro Planalto.

Durante toda a manhã foram realizados mais de 300 atendimentos contemplando famílias inteiras, com assistência de saúde, atendimento jurídico, palestras educacionais, beleza e estética, recreação infantil, com orientação sobre meio ambiente e distribuição de mudas de plantas.

Fonte: Blog do Edson Dantas

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ
sábado, 26 de novembro de 2011

FLORÂNIA: FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO FIRME E FORTALECIDA PARA 2012.


Demonstrando mais entrosamento e harmonia, o grupo que forma a Frente Ampla de Oposição composto pelos partidos, PT, PSDC, PSB, PHS e PV se reuniram na noite desta última terça-feira dia 22, na residência do psicólogo Claudio Pinheiro que também é pré-candidato a prefeito pelo Partido Verde em Florânia.

A primeira reunião na Casa Verde, como assim alguns que estavam presentes intitularam, teve como objetivo a troca idéias com o grupo "Frente Ampla de Oposição" que estar a cada vez mais forte, unido e com propostas concretas e viáveis para administrar a nossa amada Florânia.

O encontro que contou ainda com a presença de Roberto Gouveia que representava a sua esposa e pré-candidata a prefeita pelo PT, Socorro Gouveia, o fundador do PT de Florânia Ivan Fioravante, a presidenta do PHS local e esposa de Claudio, Jerlany Holanda, o presidente do PT, José Zoroastro, os pré-candidatos a vereadores pelos partidos PHS e PV, dentre outras lideranças que consolidam a Frente Ampla de Oposição. Já o pré-candidato a prefeito pelo PSB, Geovani Pereira não pode comparecer por motivos superiores, mais falou por telefone á todos que o grupo da oposição está a cada dia mais forte e unido.

No final o psicólogo Claudio Pinheiro (PV) agradeceu a todos pela visita em sua nova residência que foi batizada por todos de Casa Verde.

O PSB que tem como Presidente o vereador e Pré-candidato a Prefeito Geovani Pereira Cruz, reafirma a sua postura e compromisso com o Projeto da FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO: "Avalio como ótima a condução do projeto da Oposição de Florânia, entraremos em 2012 com as bases partidárias unidas e fortalecidas, projetos e propostas consensualizadas e com os nomes de Geovani(PSB), Claudio(PV) e Socorro(PT) avançando em índices de aceitação popular, no final de Janeiro todos os floranienses serão convidados a escolher o nome do candidato a Prefeito da Oposição entre os três postulantes". comenta Geovani.

Fonte Blog do Claudiano Silva
Textualização: BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Ministério da Saúde garante 120 leitos de retaguarda para Natal e Hospital Materno-Infantil para Mossoró

Dep.Federal Henrique Alves(PMDB), Ministro Alexandre Padilha e a governadora Rosalba(DEM)


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o apoio para a contratação de 120 leitos do SUS em hospitais privados, sendo 20 em UTIs, para Natal. O compromisso firmado com a governadora Rosalba Ciarlini durante audiência na noite desta quarta-feira (23), em Brasília, quando esteve acompanhada pelo deputado federal Henrique Alves, ratificou o anúncio feito pelo Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, que visitou a capital potiguar há uma semana.

A partir de janeiro de 2012, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel estará na lista das unidades hospitalares que farão parte do programa SOS Emergência, do Governo Federal. O programa vai priorizar nessas unidades hospitalares condições efetivas para a abertura de leitos de retaguarda, além de uma melhor estrutura física e tecnológica. "O Ministério da Saúde fez uma análise muito detalhada do que é prioridade não só em Natal, mas também no interior do estado, o que nos levou aos setores de urgência e emergência. A abertura dos leitos de retaguarda vai servir de apoio ao pronto-socorro do hospital", revelou o ministro.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, essa é uma ação emergencial, mas que vai ajudar e muito a amenizar os problemas enfrentados pela população que precisa de atendimento médico na rede pública de saúde. "Minha maior angústia é ver a situação no Walfredo Gurgel. Enquanto ainda não construímos um novo hospital, teremos mais 120 leitos contratados em hospitais privados para atender a população", observou a governadora.

Além dos leitos de retaguarda, Rosalba também conseguiu benefícios para a região oeste do Rio Grande do Norte. A viabilização do Hospital Materno-Infantil também foi garantida pelo ministro Alexandre Padilha. "Esse será um hospital específico e que possui uma demanda imensa das cidades da região oeste e até daquelas que ficam na divisa com o Ceará", revelou a governadora, dizendo que "estou saindo muito feliz dessa audiência com o Ministro, com uma boa notícia para Natal e outra para Mossoró".

Fotos: Mariana Di Pietro
Notícias do RN
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

RN: Nota da ex-governadora Wilma de Faria.

A Guerreira Vilma falando com o povo nas caravanas da Campanha em 2010.




AO POVO DO RIO GRANDE DO NORTE

MAIS UMA VEZ, SEMPRE DE MÁ FÉ, O MEU NOME É ENVOLVIDO EM NOTICIÁRIO ESCANDALOSO COMO SE PARA JULGAR A HONRA DE ALGUÉM BASTASSE APENAS SUBSTITUIR A VERDADE PELA PIROTECNIA JURÍDICA.

TODA A OPINIÃO PÚBLICA SE RECORDA QUE, ANTES MESMO DA MINHA POSSE PARA O PRIMEIRO GOVERNO, FUI VÍTIMA DE DENÚNCIA ESCABROSA DE POSSUIR UMA CONTA MILIONÁRIA NA SUÍÇA. DENÚNCIA ESTA QUE DESMORALIZEI PERANTE A JUSTIÇA E O POVO.

AO LONGO DOS MEUS DOIS GOVERNOS FUI, VÁRIAS VEZES, ACUSADA INJUSTAMENTE DA PRÁTICA DE CONVIVER COM ILICITUDES, SEM SEQUER SER RÉ EM QUALQUER AÇÃO JUDICIAL QUE APURE CRIMES DE CORRUPÇÃO.

HÁ NOVE MESES OS FATOS ANUNCIADOS NA CHAMADA OPERAÇÃO “SINAL FECHADO” SÃO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL QUE, NÃO INCLUIU MEU NOME NA RELAÇÃO DOS ACUSADOS E NÃO PEDIU QUALQUER MEDIDA CONTRA MIM.

A MÁ FÉ SE CARACTERIZOU QUANDO INDAGADO PELA IMPRENSA DURANTE ENTREVISTA COLETIVA, SOBRE AS ACUSAÇÕES OBJETIVAS CONTRA MIM, UM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO LIMITOU-SE, DE FORMA PRECÁRIA, A DIZER QUE NÃO HÁ PROVAS CONTRA A MINHA PESSOA.

SOU RÉ, SIM, DE UMA MÁ FÉ QUE INSISTE EM TRANSFORMAR EM VERDADE DESEJOS, FRUSTRAÇÕES E MEDOS POLÍTICOS INCONFESSÁVEIS.

NA ELABORAÇÃO DA MENSAGEM CRIANDO A LEI DE N. 7290, EM DEZEMBRO DE 2009, QUE INSTITUIU O SERVIÇO DE INSPEÇÃO VEICULAR NO RIO GRANDE DO NORTE, OS RITOS LEGAIS FORAM, RIGOSROSAMENTE, OBSERVADOS E CUMPRIDOS.

O GABINETE CIVIL DO GOVERNO SUBMETEU A MENSAGEM AOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO DO ESTADO, PARA, SÓ ENTÃO, ENCAMINHAR AO PODER LEGISLATIVO, ONDE A LEI FOI APROVADA, EM SESSÃO PÚBLICA.

A INSPEÇÃO VEICULAR, PREVISTA NA LEGISLAÇÃO FEDERAL, FOI TAMBÉM COBRADA PELO PRÓPRIO MINISTÉRIO PÚBLICO, PREOCUPADO COM O CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL.

A LEI QUE SANCIONEI NUNCA FOI QUESTIONADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO OU PELO PODER JUDICIÁRIO.

O ENVOLVIMENTO DO MEU NOME É UM ATO DE ABSOLUTA MÁ FÉ. NÃO SOU RÉ E AS 189 LAUDAS DA PETIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MOSTRAM QUE NÃO SOU. NÃO HÁ NA PEÇA ACUSATÓRIA NENHUMA DENÚNCIA QUE EXIJA DE MIM PELO MENOS UMA EXPLICAÇÃO.

NÃO QUERO ACREDITAR QUE A INSISTÊNCIA DA MÁ FÉ TENHA SE TRANSFORMADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POLÍTICO DA PARTE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM O DEVER DE BEM ACUSAR OS CULPADOS, MAS TAMBÉM DE BEM DEFENDER A VERDADE, PARA NÃO PRÉ-JULGAR INOCENTES, EXPONDO À SANHA DA OPINIÃO PÚBLICA, INTENCIONALMENTE CONFUNDIDA.

DESAFIO QUE PROVEM QUALQUER ENVOLVIMENTO DA MINHA PESSOA NAS DENÚNCIAS DE RECEBIMENTO DE PROPINAS OU DE CONIVÊNCIA COM LOBISTAS.

SEMPRE ESTIVE E CONTINUO À DISPOSIÇÃO DO POVO E DA JUSTIÇA PARA PRESTAR TODOS OS ESCLARECIMENTOS QUE A SOCIEDADE JULGAR NECESSÁRIO.

NADA TEMO. NEM AS MAIS SÓRDIDAS AMEAÇAS. PARTAM DE ONDE PARTIREM. A MINHA HONRA NÃO CONSEGUIRÃO FERIR.
WILMA MARIA DE FARIA

Fonte: Blog do Edson Dantas
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
terça-feira, 22 de novembro de 2011

RN: Fórum Nacional Eólico discutiu investimentos no setor

Wilma de Faria e Jean-Paul Prates.

O 3º Fórum Nacional Eólico, que reuniu as principais autoridades do setor em Natal, foi encerrado hoje, no Hotel Pirâmide. O evento discutiu as estratégias de longo prazo para geração de energia eólica, quem vem conquistando espaço cada vez maior entre as fontes geradoras de energia elétrica.

Realizado em parceria com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), o Fórum discutiu questões relacionadas com a infraestrutura, tecnologia, licenciamento ambiental e comercialização de energia.
Segundo a ex-governadora Wilma de Faria, atualmente existem mais de 25 parques eólicos em construção no Rio Grande do Norte e mais de 3 ml Megawatts de energia contratados. “Esses 3 mil MW representam cinco vezes a demanda atual de consumo de energia do nosso Estado. Esses investimentos representam mais geração de emprego e impostos para os municípios. Tudo isso graças ao esforço do nosso governo”, destacou.

O Rio Grande do Norte despontou no setor eólico na gestão da ex-governadora Wilma de Faria quando foi criada uma política de investimentos e de apoio aos empreendimentos. “Com isso, o Estado deixou de ser apenas consumidores para tornar-se grande produtor de energia elétrica”, afirma o diretor-geral do Cerne, Jean-Paul Prates.

Fonte: Wagner Accioly
BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ

NACIONAL: Comissão fará audiência para apurar vazamento de petróleo no litoral do Rio

Mancha de óleo no mar causada pelo vazamento de petróleo.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove nesta quarta-feira (23) audiência pública para obter esclarecimentos sobre o vazamento de petróleo que ocorre há duas semanas na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro.

Deputados da comissão querem ouvir do presidente da Chevron Brasil, George Buck, explicações sobre o acidente. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), diz que é preciso avaliar se a empresa atuava no Brasil conforme as autorizações expedidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

“Na medida em que acontece esse fato, temos que botar em xeque todo o processo de exploração do petróleo dessa empresa. Ela já teve esse mesmo problema no Golfo do México e até hoje não deu uma explicação plausível.”

Para o deputado, é preciso avaliar não apenas a aplicação de multa, mas também a possibilidade de rompimento de contrato. “Se eles tentarem explorar o pré-sal, pior ainda. Imediatamente tem que ser rompido esse contrato, na medida em que não teve o cumprimento das suas cláusulas.”

Giovani Cherini afirma que a audiência pública também pode ser uma oportunidade para avaliar a situação de outras petroleiras que atuam no Brasil e para discutir as atuais regras de licenciamento ambiental e os valores das multas às empresas poluidoras.

Explicações do governo

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirmou que o Ministério de Minas e Energia também precisa apresentar explicações sobre o caso Chevron. "O que rezam os contratos com essas empresas com relação a danos ambientais? Quais as providências que o poder público toma de imediato? Como verificar se as informações da empresa numa área de difícil acesso são verídicas?”, questiona o parlamentar.

“Nós temos preocupações que se agravam quando a gente percebe que o pré-sal também gerará riscos ambientais muito grandes. Não podemos tratar com descaso esse tipo de atividade, que vai ser cada vez maior no Brasil", diz Alencar.

Chico Alencar pediu informações sobre o acidente ao Ministério de Minas e Energia e à ANP, que terão 30 dias para enviar as respostas.

Nesta segunda-feira, a Chevron recebeu a primeira multa por dano ambiental. O Ibama aplicou a pena máxima, de R$ 50 milhões. A empresa ainda pode receber multas adicionais por outros tipos de infração, como a falta de equipamentos no Brasil para estancar o vazamento.

Além do presidente da Chevron Brasil, foram convidados para a audiência desta quarta-feira o presidente da ANP, Haroldo Lima; o presidente do Ibama, Curt Trennepohl; e o contra-almirante Elander Santos, representante do 1º Distrito Naval. A audiência pública está marcada para as 14 horas, em plenário a ser definido.


Reportagem – Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

Agência Câmara de Notícias
BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ

SAÚDE: Depressão e estresse crônico aceleram envelhecimento


Níveis de hormônio cortisol podem ser os culpados

Segundo estudo da Umeå University, na Suécia, e publicado no periódico Biological Psychiatry, pessoas com episódios frequentes de depressão ou expostas ao estresse crônico tem o seu envelhecimento acelerado. Isso acontece porque essas pessoas possuem o telômero mais curto nas células do sangue chamadas de glóbulos brancos. O telômero é a parte mais externa do cromossomo (estrutura presente nas células). Com o aumento da idade, eles encurtam, e estudos têm demonstrado que o estresse oxidativo e inflamação aceleram esse encurtamento. Assim, o tamanho do telômero é uma medida do envelhecimento biológico.

O estudo incluiu 91 pacientes com depressão recorrente e 451 pessoas saudáveis no grupo de controle. O comprimento do telômeros, medido pelos glóbulos brancos, é mais curto entre os pacientes com depressão quando comparados ao grupo de controle.

Os testes de estresse revelaram que os níveis de cortisol - indicativos do estresse crônico - estão associados a telômeros menores, tanto em pessoas com depressão quando em pessoas saudáveis. Assim, pessoas com depressão possuem telômeros menores quando comparados às saudáveis, e isso pode ser explicado pelo fato de que quem sofre de depressão têm maiores distúrbios na regulação do cortisol. Segundo os autores do estudo, os resultados mostram a importância de regular o cortisol e o estresse para combater distúrbios depressivos e o envelhecimento das células.
Aposte nos alimentos que aliviam a depressão e o estresse

Com a vida corrida, é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo!

Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais. Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo. Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

Por Minha Vida
BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Artigos sobre namoro e relacionamento: “Dizer eu te amo é coisa séria”.

"O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz."


Uns 20, 30 anos atrás, em geral nem os pais costumavam declarar com todas as letras o quanto amavam seus filhos. Amavam, sim. E muito! Mas não diziam. Apenas demonstravam, na maioria das vezes! Entre os casais, então, o tão esperado eu te amo costumava ser dito e repetido somente na fase da paixão, e olhe lá, com digamos, excessiva cautela.

Olhar nos olhos de alguém e dizer eu te amo costumava equivaler como selar um compromisso. A pessoa teria que, de fato, tornar-se responsável por quem cativou, como imortalizou Saint Exupery em seu maravilhoso livro O Pequeno Príncipe.

Mas como sabemos, as gerações se complementam, a cultura é dinâmica e os tempos mudam. Hoje, essa declaração chega a ser quase como um cumprimento diário, em muitos casos. Os adolescentes, então, esfuziantes que são, não se cansam de se declarar aos amigos, ficantes e namorados todo o amor que têm pra dar!

Há quem considere essa prática um abuso, sem sentido e sem consistência. Banalizaram os sentimentos, justificam-se os mais críticos e reservados. Em alguns casos, pode até ser, mas não apostaria nesta conclusão assim, tão precipitadamente.

Claro que tem gente que fala sem sequer imaginar como é que se sente e, principalmente, como é que se pratica o amor de verdade. Essas pessoas, sim, certamente estão desconsiderando a profundidade e responsabilidade que o amor pede. E quando é assim, concordo: é preciso um tantinho de pudor com o amor, porque é coisa séria!

Por outro lado, embora seja coisa séria, também acredito que deva ser coisa leve, gostosa, espontânea, fluida. E sendo assim, talvez não precisemos resistir tanto às declarações, embora devamos, sim e sempre, fazê-las de modo sincero e consciente, sabendo o que estamos dizendo.

Resumindo: é possível amar muito mesmo! E que bom que seja assim. Mas vale lembrar que uma declaração, quando feita em alto e bom som, toca o outro e gera nele uma expectativa (ou várias). O modo como você diz eu te amo pode ser compreendido de diversas formas, dependendo de quem ouve.

Portanto, mais do que ficar julgando a quantidade de vezes que as pessoas têm declarado seu amor, penso que o importante é sugerir uma reflexão: além das palavras, de que forma temos demonstrado amor? Temos sido pacientes e tolerantes com nossos amados? Temos ouvido o que eles dizem e nos interessado pelo que eles sentem? Temos nos disponibilizado para fazê-los felizes?

Imperfeitos que somos, certamente cometeremos erros, mesmo amando. Mas se nos tornarmos e nos mantivermos atentos agora, hoje, e durante o maior tempo que conseguirmos, talvez consigamos compreender que dizer eu te amo é como colocar um lindo laço sobre um presente. Muito bom! Mas o presente sempre é o que somos. E somos, fundamentalmente, o que fazemos, muito mais do que o que falamos. Tal qual, sabiamente, escreveu Ralph Waldo Emerson: "O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz."

Artigo de: Drª Rosana Braga

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ
sábado, 19 de novembro de 2011

FLORÂNIA: Geovani Pereira Cruz (PSB) reafirma sua pré-candidatura a Prefeito, diz que só está começando sua caminhada e tem o apoio do PSB estadual.

Pré-candidato a Prefeito para concorrer a eleição de 2012 Geovani Pereira Cruz(PSB) ´e respaldado pelo PSB estadual e fortalecido pela segunda maior base eleitoral de Florânia, por isso, coloco o meu nome a minha história a disposição dos floranienses, tenho esse direito e dever para com o nosso povo, não posso e nem sou de fugir dos desafios.


Com a homologação do PSB estadual e o registro no TRE do DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSB para mandato até setembro de 2014, O Vereador Geovani Pereira Cruz Presidente da legenda socialista até setembro de 2014, está cada vez mais fortalecido e recebeu do diretório estadual a carta branca para trabalhar a partir do PSB a sua base partidária para a disputa da prefeitura de Florânia em 2012.

Geovani aos 40 anos de idade, vereador pelo segundo mandato (2004 – 2008 e 2009 a 2012) filho do ex-vereador e Presidente do STR de Florânia Pedro Paulino Cruz, é entre os pré-candidatos a Prefeito o de maior experiência política e administrativa na gestão de recursos públicos, desempenhando pelo segundo mandato de vereador uma atuação parlamentar respeitável sempre voltada para os interesse da população e pautada na transparência e eficiência dos serviços públicos, Geovani exerce desde 2004 o melhor desempenho político no segundo maior aglomerado eleitoral e populacional de Florânia, que é o Povoado João da Cruz e Serra do Cajueiro, além de desfrutar de uma situação confortável nos bairros Rainha do Prado e Paz e Amor onde contribuiu para a organização de Conselhos e associações daquelas comunidades.

Geovani defende que a FRENTE AMPAL DE OPOSIÇÃO apresente para 2012 o melhor Projeto de Gestão Pública que possa viabilizar o progresso e desenvolvimento de Florânia. “Para isso, teremos que manter a unicidade, com respeito aos entendimentos firmados entre os partidos que integram a oposição, sem imposição de nomes, sem barrismo e sem manobras rasteiras como vem acontecendo no grupo do lado de lá, a população precisa perceber que a oposição tem o melhor projeto e os melhores nomes, mas que precisamos com responsabilidade escolher um para representar as idéias e as propostas de todo conjunto partidário que compreenderá o Projeto de Gestão municipal.”

Em relação as insinuações postadas na mídia que a oposição terá dificuldade em escolher o nome para representar o projeto majoritário Geovani diz: “não temos o que reclamar, estamos com o melhor quadro de pré-candidatos em campo, Geovani(PSB), Claudio(PV) e Socorro(PT) todos os dias conquistamos apoios importantes da população, só precisamos compreender que o nosso projeto não é de um candidato, de um nome, porém, de um grupo que pensa política com responsabilidade e não podemos mais repetir os erros absurdos dos que administram e administraram Florânia, precisamos reconquistar a auto estima e a confiança do nosso povo, que eles derrubaram e traíram, portanto, defendo a unicidade da oposição só assim seremos vitoriosos, e por isso, coloco o meu nome a minha história a disposição dos floranienses, tenho esse direito e dever para com o nosso povo, não posso e nem sou de fugir dos desafios.”

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ
sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FLORÂNIA: Programa de Saúde na Escola atenderá 189 alunos da Escola Francisca Leonísia da Cruz.

Alunos, professores e gestores se mobilizaram para receberem todos os atendimentos que foram disponibilizados durante o dia.

Através de convênio com o Governo Federal e Prefeitura Municipal de Florânia, o PSE Programa de Saúde na Escola está atendendo nesta sexta(18) pelos turnos matutino e vespertino na Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz no Povoado João da Cruz quando atenderá 189 alunos que serão submetidos a exames de rotina com triagem para avaliar: índice de Massa corpórea, Pressão arterial, Circunferência abdominal, baixa acuidade auditiva e visual, dificuldade de aprendizagem, mau comportamento, repetência, além de saúde bucal e palestras com temas relacionados a saúde preventiva e imunização.

A Psicopedagoga Dalvani Palhares atendeu na Sala de Avaliação Psicossocial, avaliando as potencialidades individuais e diagnosticando aspectos de ordem psicopedagógica que possam contribuir ou limitar com o avanço no processo educacional do alunado.

Na sala de triagem foram feitos, pesagem, medidas, pressão arterial e teste de diabetes com o furinho da ponta do dedo que pode diagnosticar evitar problemas futuros na saúde.



Na sala de imunização com vacinação e acompanhamento do Cartão de vacinas, informações da importancia da vacina na vida da criança.

Na sala de saúde Bucal Dr. Fernando e a assistente Patrícia promoveram aplicação de fluor e orientação sobre a escovação bucal e os cuidades de se manter um sorriso saudável.


Após o atendimento ao alunado foram feitos exames de rotina em toda a equipe pedagógica.


Os recursos que contemplaram o município de Florânia foram na ordem de R$ 75.000,00 através do Ministério da Saúde para serem aplicados conforme as diretrizes do Programa PSE que tem como filosofia uma política associada de saúde e educação como forma de prevenir e conscientizar as gerações futuras, alcançando de forma precisa e eficaz as crianças e adolescentes na faixa etária de vida escolar.

Fotos: Chiquinho Fotografia

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ

Escolas estaduais de Florânia realizaram Eleições Escolare 2011

Nesta quinta-feira dia 17, as escolas estaduais do município de Florânia realizaram as eleições para diretores das instituições de ensino, Escola Estadual Cel. Silvino Bezerra e Escola Estadual Teônia Amaral.

Um momento de democracia em que, os professores, servidores, pais e alunos das escolas puderam escolher os próximos gestores que irão comandar a instituição de ensino durante os próximos dois anos. Veja abaixo os resultados finais das eleições escolares 2011.


Resultados finais das eleições escolares 2011 para a Escola Estadual Cel. Silvino Bezerra:

Chapa 1(Professor Porfirio): 53,89% Chapa 2 (Daguia Nobre): 44,50%

Total de Votantes: 528 eleitores

Já na Escola Estadual Teônia Amaral, onde as eleições foram realizadas com chapa única, os professores, Ione Medeiros e Canindé Silva foram reeleitos para exercer o cargo durante os próximos dois anos.

Fonte:Blog Claudiano Silva

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ
quinta-feira, 17 de novembro de 2011

RN: Mostrará atrativos no Festival de Turismo de Gramado


O Governo do Rio Grande do Norte, através de ação desenvolvida pela Emprotur, irá divulgar as potencialidades turísticas do Estado para um público de 14 mil profissionais de turismo no 23º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) que começa na nessa quinta-feira (17), em Gramado, No Rio Grande do Sul.

O estande potiguar possui 20m² e terá uma localização privilegiada, no meio da via principal de circulação do evento. O espaço terá duas fachadas e contará com fotos que destacam cinco dos principais atrativos turísticos do Estado. "O nosso estande será ilustrado por fotos que mostram a Praia de Ponta Negra, em Natal; a Praia do Amor, em Pipa; a Lagoa de Jenipabu; os Parrachos de Maracajaú e a estátua de Santa Rita, de Santa Cruz", destaca o vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa de Albuquerque.

Uma equipe da Emprotur irá coordenar os trabalhos de promoção do Estado neste evento que deve reunir 1,8 mil marcas e tem 360 estandes, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais. "O espaço também será ocupado pelos empresários do trade turístico potiguar que irão participar conosco da ação. Os visitantes poderão saborear iguarias potiguares como a castanha de caju e irão receber folheteria informativa sobre os nossos roteiros turísticos além de DVD e CD com imagens de nosso destino", afirma Barbosa. Ele destaca também a importância da participação do Estado nesta promoção por causa da internacionalização cada vez maior do evento. "A forte presença do mercado internacional é confirmada com as caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul o que resulta numa grande oportunidade de fazer bons negócios e captar mais turistas para o RN", finaliza.

Workshops e rodadas de negócios

Com o intuito de capacitar e atualizar os profissionais do trade turístico de todo o país sobre as novidades e tendências do mercado, durante os dias 18 e 19 também serão realizados congressos e workshops no Festuris. Com compradores internacionais confirmados entre os participantes, a Rodada de Negócios também envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo.

Por Assessoria de Imprensa Setur/Emprotur
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Governadora recebe diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental no Estado

Governadora Rosalba Ciarline - DEM/RN

O Rio Grande do Norte sediara o Simposio Italo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental em 2014. A garantia de apoio ao evento foi confirmada nesta quarta-feira (16), pela governadora Rosalba Ciarlini em reunião com a diretoria da ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Norte.

A governadora Rosalba Ciarlini mostrou entusiasmo com a oportunidade de mostrar as potencialidades do Estado e garantiu o apoio do governo através da entrega de uma carta-compromisso e da ida de um representante à próxima reunião nacional da ABES, que será no próximo dia 28 em Maceió. "Para garantirmos o evento em nosso estado também viabilizaremos um estando representando o RN na próxima edição do evento, em 2012, na Itália, para assim estimularmos o público de lá a virem também para o Brasil", disse a governadora.

Rosalba Ciarlini também garantiu a articulação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. De acordo com o secretário de estado do Turismo e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, deverá ser feito também o levantamento relativo à logística para o melhor aproveitamento dos vôos charters entre Europa e RN já existentes, além de material promocional do estado como destino turístico.

Segundo Josimar Azevedo, vice presidente da ABES, a instituição conta atualmente com duas parcerias internacionais, com Portugal e Itália, realizando eventos em edições alternadas no Brasil e nos países parceiros.

De acordo com Josivam Moreno, o Sibesa - Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ser realizado na capital do Estado em 2014, deverá atrair um grande número de profissionais e estudiosos da área. "Devido ao potencial turístico, e as experiências bem sucedidas na área do saneamento, o Rio Grande do Norte foi lembrado na última reunião nacional da Associação como cidade-sede do evento", disse Josivam.

Participaram também da reunião o secretário-chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho e Emília Margarete, diretora da Abes-RN.

Por Assecom-RN
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
terça-feira, 15 de novembro de 2011

FLORÂNIA: Sob o Manto Sagrado da Virgem Maria aconteceu hoje a abertura oficial da festa de Nossa Senhora das Graças.

As 17:30 horas desta terça(15) no Santuário de Nossa Senhora das Graças , milhares de fieis presenciaram a abertura oficial da Festa após a benção de Padre Carlos Eduardo de Lira, que pediu pela paz, amor, harmonia e união de todos os floranienses, e em seguida a imagem da Virgem Maria desceu em procissão até a Igreja do Santíssimo Sacramento onde aconteceu a primeira Santa Missa.

A Festa acontecerá até o dia 27 de Novembro.

Fieis religiosos na fé de Maria durante toda a tarde chegavam e ocupavam todo o espaço do santuário.

floranienses e visitantes de todo o estado vieram movidos por Maria Santíssima para pagarem promessas de milagres alcançados.

Mesmo sob o calor e sol escaldante milhares de peregrinos subiram ao Monte para presenciar a benção oficial e acompanhar a procissão.


BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ

FLORÂNIA: Sob o Manto Sagrado da Virgem Maria aconteceu hoje a abertura oficial da festa de Nossa Senhora das Graças.

As 17:30 horas desta terça(15) no Santuário de Nossa Senhora das Graças , milhares de fieis presenciaram a abertura oficial da Festa após a benção de Padre Carlos Eduardo de Lira, que pediu pela paz, amor, harmonia e união de todos os floranienses, e em seguida a imagem da Virgem Maria desceu em procissão até a Igreja do Santíssimo Sacramento onde aconteceu a primeira Santa Missa.

A Festa acontecerá até o dia 27 de Novembro
.
Padre Eduardo de Lira minutos antes de proferir a benção oficial que marca o início da Festa.

Chegada dos acólitos, Padre Carlos e peregrinos no Santuário das Graças.


Durante toda a tarde peregrinos chegavam.

Sob a fé religiosa em Maria Santíssima o seu povo em ao seu encontro.

Milhares de peregrinos de todo o estado vem agradecer milagres e bençãos alcançadas.



Após a longa caminhada até o Santuário, fieis descansam e pagam de pé no chão promessas alcançadas e renovam votos de fé religiosa para 2012.


BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ.

FLORÂNIA: ASSOCIAÇÃO SERRA NOVA CADASTRA AGRICULTORES FAMILIARES PARA COMPRA DIRETA DA CONAB.

Associação reuni a comunidade para explanar a cerca dos critérios do Programa Compra direta da CONAB

A Associação Serra Nova / Serra do Meio, no Povoado João da Cruz mobilizou nesse final de semana a comunidade para discutir e aprovar Projeto do Compra Direta da CONAB. Em reunião a Diretoria apresentou os critérios do Programa do Governo Federal e submeteu a aprovação da comunidade o proposta de encaminhamento de Projeto Técnico na ordem de R$ 100.000,00(Cem Mil Reais) que contemplará 50 produtores de Caju e atenderá a mais de 500 famílias da região que receberão o produto natural a partir da fruta, com a garantia e segurança de selo de qualidade.

A iniciativa é uma parceria da CONAB / Associação Serra Nova e Núcleo de Produtores Cooperados da Comunidade Cajueiro que desde 2008 processa e beneficia a polpa de frutas.


A Compra Direta Local da Agricultura Familiar será feita diretamente de associações e/ou cooperativas de agricultores familiares para ser distribuída a programas municipais de segurança alimentar (merenda escolar municipalizada, creches, hospitais, restaurantes populares e entidades beneficentes e assistenciais).

Esse programa beneficia ao agricultor familiar enquadrado nos grupos A a D do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que poderá destinar sua produção aos programas governamentais sem necessidade de cumprimento das exigências da Lei 8.666/93, contribuindo para a dinamização da economia local, com geração de renda para o segmento da agricultura familiar. Beneficia também ao público atendido pelos programas sociais do município ao garantir a melhoria da alimentação fornecida.

“O primeiro projeto que estamos viabilizando junto a CONAB atenderá ao teto mínimo de 100 mil reais, tudo acontecendo rigorosamente conforme os critérios, no segundo ano poderemos ampliar para 200 mil reais, consequentemente cadastraremos mais produtores e atenderemos a mais famílias que receberão os nossos produtos.” Comenta o Presidente - Geovani Pereira Cruz.

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ
domingo, 13 de novembro de 2011

A Educadora Divoene Pereira participa do V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares e dialoga com o norte-americano Michael Apple

Um dos maiores pensadores da educação mundial, o norte-americano Michael Apple durante a palestra que ministrou no V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.


Divoene no momento em que dialogava com o grande Mestre Michael Apple. "Este momento ficará para sempre guardado em minha memória. Vi diante de mim a simplicidade de um gênio da educação mundial. Obrigada professor Apple pelo carinho, respeito e seriedade com que respondeste a minha pergunta e obrigada a minha orientadora por confiar em meus discursos e em minhas lutas educacionais ." Comentou emocionada Divoene.


O norte-americano Michael Apple, um dos mais importantes pensadores da educação mundial e a educadora Divoene Pereira. "Quero agradecer a Deus por este momento tão importante em minha carreira acadêmica. Obrigada meu Deus pela oportunidade de estar frente a frente com um grande homem que luta incansavelmente pelas pessoas oprimidas, pelas minorias do mundo. Um homem tão sábio e tão gentil. " Ressalta Divoene.

A Educadora Divoene Pereira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientanda da Professora Dra. Rosa Aparecida Pinheiro, participou do V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, realizado em João Pessoa-PB, nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro.

Na oportunidade Divoene Pereira, acompanhada dos amigos professores e pesquisadores: Francisco Canindé da Silva (professor da UERN, mestrando em Educação pela UFRN e orientando da Professora Dra. Rosa Aparecida Pinheiro), Aldeci Fernandes e Cleide Monteiro, apresentaram seus trabalhos e participaram dos eventos promovidos no V Colóquio.

O ponto alto do V Colóquio foi à presença de um dos mais importantes pensadores da Educação Mundial, o norte-americano Michael Apple, o qual após a palestra que proferiu concedeu a educadora Divoene Pereira, a oportunidade de dialogar e fazer-lhe perguntas, perante uma sala lotada de estudantes da pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e com uma seleta plateia de professores, que indicava a qualidade do palestrante convidado. Divoene Pereira dialogou com o professor Michael Apple falando da pesquisa que desenvolve no Mestrado e recebeu do grande Mestre em Currículo incentivo e apoio nesta caminhada como pesquisadora. Divoene Pereira declarou ao blog: "Tenho consciência da importância da minha fala naquele momento. Eu estava ali falando a favor de um Currículo Crítico que transforme a vida das pessoas oprimidas. A minha satisfação foi maior quando ouvi o professor Michael Apple parabenizar o nosso trabalho e estimular a continuidade das nossas investigações. Agradeço a Deus acima de tudo por me propocionar momentos tão valiosos à minha formação como Mestre em Educação e a minha querida professora Dra. Rosa Aparecida por todo o apoio e pelas sábias orientações. " Concluiu Divoene Pereira.

Michael Whitman Apple
nasceu em Patterson, nos Estados Unidos, no ano de 1942. Descendente de imigrantes russos, membro de uma família pobre de trabalhadores, engajou-se politicamente, primeiro no ambiente escolar e posteriormente no contexto acadêmico. Sua concepção pedagógica é fruto de sua convivência com um ambiente periférico e, depois, com um meio mais elitista, após a realização do mestrado e do doutorado no Teachers College da Columbia University.

Quem pensava que esse encontro seria como tantos outros marcado pelo estrelismo do convidado ilustre se surpreendeu com a simplicidade do professor Michael Apple, que nos deixou uma das mais importantes lições, quando falou a favor da Pedagogia Crítica, que cuida da libertação dos oprimidos, dos desfavorecidos, dos explorados pelas elites dominantes. Em sua fala Michael Apple convocou os movimentos sociais à engajaram-se na luta pela educação crítica, falou da exploração neoliberal e da necessidade de um Currículo, que transforme a condição de exploração por que passa os homens e as mulheres pobres do mundo.

Michael Apple, acadêmico da Universidade de Wisconsin e autor de algumas das obras mais relevantes da educação nos últimos anos, como “Ideologia e Currículo”, “Educação e Poder”, “Professores e Textos”, “A Escola Democrática”, “Educando à Direita”, “Política Cultural e Educação”, é acima de tudo um homem sem o vedetismo que sua presença poderia a princípio supor. Vestido de forma sóbria, com sua voz firme, de quem realmente sabe o que está falando, Mr. Apple foi incisivo em suas declarações. Sem medo de causar polêmicas ou reações contrárias. Revelou-se ainda admirador e partidário da obra de nosso mais célebre educador, Paulo Freire. Esse é Michael Apple, que defende o saber não como algo dado, mas sim enquanto uma realidade que deve ser criticamente examinada. A sua concepção rompe com a concepção até então dominante da educação. E vai mais além, pois busca nos conceitos de ideologia, hegemonia e senso comum desenvolvidos pelo marxista Antonio Gramsci, o necessário suporte para traduzir, nos mesmos termos, sua visão da educação. Este arsenal é extraído especialmente das teorias críticas.
sábado, 12 de novembro de 2011

SAÚDE: Alimentos que deixam sua pele bonita

Você já deve ter ouvido falar que certos alimentos fazem bem para fortalecer as unhas ou os cabelos. O que você come também pode fazer bem para a sua pele. Creminhos e sabonetes podem ter na sua alimentação uma grande aliada.



"Muitos são os alimentos que fazem bem para a pele, mas acho legal destacar as frutas vermelhas. Elas possuem propriedades anti-oxidantes, o que ajuda a prevenir e a combater o fotoenvelhecimento", explica Juliana Neiva, dermatologista que atende celebridades como a atriz Paola Oliveira.


A nutricionista Aline Rodrigues, do site de nutrição do Bolsa de Mulher, Bem Leve, diz que mulheres que têm tendência a oleosidade da pele também podem se beneficiar do poder dos alimentos: "Recomendo para evitar a acne os vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros".

Uma alimentação saudável é a recomendação das especialistas para uma pele bonita durante todo o ano. "Um prato colorido é sempre interessante para a pele", diz a dermatologista. Não há fórmula secreta, de acordo com a nutricionista. "Se consumidos diariamente, os alimentos já trazem benefícios", afirma.

SAIBA O QUE COMER PARA TER PELE, CABELOS E UNHAS MAIS BONITOS


Evite, portanto, alimentos com teor de gordura elevado. "Evite o consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como carne bovina e suína, carboidratos e chocolates em excesso. Esse tipo de gordura favorece a obstrução das glândulas sebáceas", explica Aline. "É bom lembrar que os alimentos que contém alto teor glicêmico, como os açúcares refinados, produzem substâncias tóxicas, que danificam a fibra colágena e elástica, acelerando a flacidez cutânea", acrescenta a Dra. Juliana.

Ainda segundo a médica, vale mais a pena investir em uma alimentação rica, do que em máscaras feitas com alimentos em casa. "O resultado deste tipo de máscara não é tão eficiente", diz.

por Ana Beatriz Mauro

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ