Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012 !!!!!!!!!

GEOVANI PEREIRA CRUZ - 2012



FELIZ 2012 COM VIDA LONGA E PRÓSPERA PARA TODOS SERES HUMANOS FILHOS E FILHAS DE DEUS !!!

QUE AS ESPERANÇAS SE RENOVEM ...
QUE A CHAMA VIVA DA VIDA PERSEVERE ...

QUE REINEM A ...

PAZ ...
SAÚDE ...
AMOR ...
FELICIDADE ...
ALEGRIA ...
LIBERDADE ...
FRATERNIDADE ...
IGUALDADE ...
CONQUISTAS ...
SUCESSOS ..............


SÃO OS VOTOS DE GEOVANI PEREIRA CRUZ A TODOS OS FILHOS E FILHAS DE DEUS !!!

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ ....... SEMPRE COM VOCÊ!!!
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

GENEROSIDADE ...


Cá estou eu novamente para grafar os últimos devaneios deste ano. “Um bom ano”. Lembram do filme que traz esse título!? Nele o autor leva o espectador a viajar do ritmo frenético dos negócios a uma pacata cidadezinha da França, cheia de vinhedos, com suas peculiaridades convencionais e muito provinciana. Da cidade à Província. Está aí uma bela passagem. Ou vice-versa. Uma das muitas passagens que podemos fazer: Da agitação à calmaria. O protagonista do filme consegue encontrar o seu destino onde menos esperava. Ao tomar conta dos negócios do vinhedo do tio numa pequena cidade, encontra-se pessoalmente e descobre o amor e a felicidade.

Para sair e fazer a passagem do “grande” ao “pequeno” sujeito, como diria Charles Chaplin, será preciso que a generosidade nos acompanhe em cada gesto. Dar um pouco do que é seu a outro revela uma parte sua antes desconhecida. Dar lugar à generosidade nesse fim de ano parece ser uma boa sugestão para quem, de fato, ainda pretende livrar-se de si mesmo e de suas vicissitudes egoístas e desonestas. A generosidade nos faz mergulhar maravilhosamente na mais pura vida, sem dinheiro e sem politicagem, e ir experimentar o quase nada dos outros. Passar do solitário ao solidário com as mãos e o coração cheios de amor e de atenção para dar.

Já se perguntou o que pode dar? Dar. Dar o quê? Dar algo além de presentes, dinheiro e uma boa mesa. O falso clichê de que “ninguém dá o que não tem” se confronta com a idéia de que algo se pode dar do que se é. Sim, pode-se dar o que se é. Não há nada que não possamos dar de nosso ser, uma vez que é próprio do ser dar, dar sempre mais. Quem nunca ouviu a frase: “Ninguém é tão necessitado que não tenha nada para dar e ninguém é tão suficiente que não tenha nada para receber”. Generoso ao dar, mas generoso também ao receber em todos os sentidos. Por exemplo: Há pessoas que são muito generosas para falar, mas pouco generosas para ouvir.

Não me refiro somente ao nada econômico, o mais desprezível de todos porque é o valor mais focado por todos, mas me refiro ao que quase ninguém liga mais, aos afetos, ao que é interno e que se encontra na linha do amor. Na estreita linha do amor estão os inexplicáveis atos de bondade e de generosidade tão próprios aos seres humanos, a tudo que é humano. É daí que vem, sim, a verdadeira generosidade.

Quantos não fecharam suas mãos, não só as mãos, mas fecharam o coração durante todo este ano! Portanto, é hora de abrir as mãos, o coração, a cabeça, os olhos, a vida para quem não pode abrí-los devido aos inúmeros impedimentos, a saber: fome, miséria, doença, desemprego, violência, corrupção, ganância e egoísmo. Romper a barreira de todos esses impedimentos é a graciosa sugestão da generosidade possível ao homem.

O mais engraçado da gerenerosidade é que sem gratidão dificilmente poderá ser experimentada. A gratidão é a força da generosidade. Sem gratidão, a generosidade se transforma em vaidade. A honra da generosidade é um coração grato. Veja que, só com amor, a generosidade faz sentido. Para conservarmos a dignidade do ato de dar, é necessário reconhecermos nossa consciência, vontade e liberdade ao dar. Ser generoso é, antes de tudo, ser gracioso pelas muitas coisas que chegaram até nós sem esforço algum. Reconhecer que o calor do sol, a luminosidade da lua, a fonte dos rios, o movimento dos mares, a fertilidade da terra, o carinho dos animais, a bondade das pessoas, a beleza das florestas e o presente dos filhos não têm preço, é de graça que recebemos, na verdade, já são um esplendor de generosidade.

Prof. Jackislandy Meira de Medeiros Silva
Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia e Especialista em Metafísica
Páginas na internet:
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

NACIONAL: Subcomissão vai propor penas alternativas e rigor contra a corrupção


Molon: relatório não abordará temas polêmicos, como aborto e descriminalização de drogas.


Relator da Subcomissão Especial de Crimes e Penas vai se reunir em fevereiro com o grupo de especialistas que o auxilia para definir os ajustes finais da proposta de mudança da legislação penal a ser apresentada aos parlamentares.

O relatório da Subcomissão Especial de Crimes e Penas, que será apresentado no início do próximo ano, vai propor um projeto de reforma da legislação penal que incentive a aplicação de penas alternativas e dê mais rigor para os crimes de corrupção. Além disso, o texto buscará corrigir distorções atuais que dão penas graves para crimes simples e punições leves para condutas de grande potencial ofensivo.

Para o relator do colegiado, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a prisão só deve ser aplicada aos casos em que seja necessário retirar o infrator do convívio social. O parlamentar também defende que a pena alternativa seja associada ao dano causado, e não se restrinja à doação de cestas básicas.

“Queremos apostar em sanções que façam o condenado pagar algo para a sociedade. Hoje se gasta de R$ 1 mil a R$ 2 mil por mês com um preso, mas a população não é beneficiada com a pena imposta, já que, muitas vezes, o condenado volta ao convívio social e comete crimes mais graves do que os que o levaram à prisão”, opina.

Corrupção

Molon pretende ainda aumentar a pena para o crime de corrupção e mudar a caracterização desse delito, para que enquadre tanto quem comete o desvio quanto quem incentiva a prática do fato, ou seja, o corrupto e o corruptor.

“Podemos fundir tipos penais como corrupção passiva e ativa. Atualmente, é mais comum ver o corrupto sendo punido do que o corruptor, maior beneficiário do crime”, diz.

Consenso

Segundo o relator, a subcomissão vai propor uma mudança “feijão com arroz” na legislação em vigor, isto é, tratar apenas dos pontos em que há consenso no meio jurídico. Temas polêmicos, como aborto e descriminalização de drogas, foram descartados para não inviabilizar a tramitação do futuro projeto.

“Não temos a pretensão de fazer uma reforma genial, mas avançar naquilo que, para os operadores do direito, está claro que precisa mudar, e isso já vai fazer uma grande diferença na vida dos tribunais e na garantia de justiça aos réus”, reitera.

Trabalhos

Molon marcou uma reunião para o final de fevereiro com o grupo de especialistas que o auxilia na elaboração da proposta, com o objetivo de definir os ajustes finais do anteprojeto a ser apresentado aos parlamentares da subcomissão. O relator conta com a ajuda de advogados, magistrados, defensores públicos, procuradores federais e estaduais, representantes do Ministério da Justiça e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
A subcomissão, que é vinculada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), foi instalada em agosto e realizou cinco seminários temáticos em diversas cidades, a fim de discutir os problemas da legislação penal. “Estivemos nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Colhemos opiniões e ainda pretendemos abrir o anteprojeto para mais discussão popular”, explica o relator.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcelo Oliveira
'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: PEC extingue coligações em eleição para vereador e deputado

Nogueira: com as coligações, o eleitor é enganado


Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 84/11, do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que extingue a possibilidade de coligações partidárias nas eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual e deputado federal).

O deputado sustenta que a experiência dos últimos 25 anos revela que essas coligações não atendem ao interesse público. “Encerrado o pleito, os partidos coligados não defendem projeto comum, como era de se esperar”, afirma.

Segundo Duarte Nogueira, o projeto fortalece os partidos e a representação popular. Ele diz que hoje, com as coligações, o eleitor é enganado, porque vota acreditando estar apoiando determinado programa político que depois, na prática, não se materializa.

“Essa realidade se agrava quando verificamos que o voto em determinado candidato de um partido acaba auxiliando a eleição de candidato de outra agremiação que, após eleito, passa a defender políticas públicas extremamente diversas daquelas defendidas pelo partido ao qual o eleitor depositou o seu voto”, acrescenta o deputado.

Ele considera que essa situação contribui para a falta de credibilidade dos partidos políticos.

Tramitação

A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.


Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Wilson Silveira
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NACIONAL: Brasileiro pode levar 20 anos para ter padrão de vida europeu, diz Mantega

Ministro da Fazenda, Guido Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou nesta sexta-feira um estudo que aponta o Brasil como a sexta economia do mundo, dizendo que os brasileiros podem demorar entre 10 e 20 anos para ter um padrão de vida semelhante ao europeu.

'Isso significa que vamos ter que continuar crescendo mais do que esses países, aumentar o emprego e a renda da população. Temos um grande desafio pela frente', disse.

A afirmação foi feita após a divulgação de uma análise do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês), indicando que o Brasil deve ultrapassar a Grã-Bretanha e se consolidar a sexta posição no ranking das maiores economias ao fim de 2011.

Para o ministro, o Brasil tende a consolidar essa posição porque o continuará com um ritmo de crescimento maior do que outros países, devido a crise que afeta, principalmente, as economias avançadas.

'Os países que mais vão crescer são os emergentes como o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Dessa maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é de que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos', disse.

Mantega afirmou ainda que o Brasil atualmente é 'respeitado e cobiçado', citando o fato de que os investimentos estrangeiros diretos devem somar US$ 65 bilhões esse ano.

Tendência

O executivo-chefe da CEBR, Douglas McWilliams, disse, em entrevista à BBC, que esta mudança de posições entre Brasil e Grã-Bretanha faz parte de uma tendência mundial.

'Acho que isto é parte da grande mudança econômica, onde não apenas estamos vendo uma mudança do Ocidente para o Oriente, mas também estamos vendo que países que produzem commodities vitais - comida e energia, por exemplo - estão se dando muito bem, e estão gradualmente subindo na 'tabela do campeonato econômico'', afirmou.

A entidade prevê ainda que a economia britânica supere a francesa até 2016. Além disso, o estudo aponta que a economia da zona do euro encolherá 0,6% em 2012, 'se o problema do euro for resolvido', ou 2%, caso a crise financeira que assola os países que adotam a moeda não encontre solução.

Repercussão na mídia

O estudo repercutiu na mídia britânica. O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto nesta segunda-feira, diz que a Grã-Bretanha foi 'deposta' pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao 'futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global' com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Fonte: MSN/Brasil
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

domingo, 25 de dezembro de 2011

FLORÂNIA: FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO DEFINIRÁ EM JANEIRO NOME DO CANDIDATO(A) A PREFEITO(A) PARA O CONFRONTO POLÍTICO EM 2012.

CLÁUDIO (PV) SOCORRO(PT) GEOVANI P. CRUZ(PSB)

Falta menos de 40 dias para Florânia saber quem será o candidato(a) a Prefeito(a) do grupo da oposição formado pela União dos Partidos PSB, PT, PV, PSDC e PHS.

Na disputa pela simpatia, preferência e confiança do eleitor floraniense estão os nomes de Claudio Pinheiro(PV), Socorro de Gaucho(PT) e Geovani Pereira Cruz(PSB).

O anuncio oficial será feito em 31 de Janeiro de 2012 após realização de consulta popular e anuncio das propostas de governo dos pré-candidatos a prefeito pelo sistema oposicionista.

Veja um pouco do perfil dos pré-candidatos, e de sua história de vida pública:

Cláudio Pinheiro (PV): 36 anos de idade, filho natural de Florânia, formado em Psicologia e Bacharelado em Advocacia, é filho de Cirineu Pinheiro (Agricultor) e Rita Deusa (Professora), como experiência em gestão pública, Cláudio foi Secretário de Saúde nas gestões do Prefeito Dr. Titi Nobre em 2001 a 2004 e na gestão do atual prefeito Sinval Salomão em 2008 a 2010. Atualmente presta serviços no DETRAN e preside o PV no município de Florânia.

Geovani Pereira Cruz (PSB): 40 anos de idade, filho natural de Florânia, formado em Pedagogia, é filho de Pedro Paulino Cruz(Agricultor, Sindicalista, ex-vereador e professor) e Maria das Graças P.Cruz(Professora e Poetisa), como experiência em gestão pública, Geovani está exercendo o segundo mandato de Vereador, foi presidente da Câmara Municipal de 2009 a 2010, é Presidente de Associação e fundador do Povoado João da Cruz, agrovila dos assentamentos Serra Nova e Serra do Meio, além da função de Vereador, exerce as atividades de professor do município, agricultor e liderança comunitária. Geovani atualmente é Presidente Municipal do PSB.

Socorro Gouveia (PT): filha natural de Florânia, filha de Sr. Gaucho(Proprietário rural) e dona Mariquinha(Agricultora), como experiência na gestão pública, Socorro foi Secretária municipal de Administração na gestão do Prefeito Flávio José do PT em 2005 a 2008, tem forte atuação no seguimento religioso, Igreja Católica, é militante do PT, atualmente exerce função pública na Junta do Serviço Militar de Florânia.


Em fevereiro será anunciado o nome para Vice-Prefeito compondo assim a chapa majoritária.

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL ! ! !


É NATAL!!!

SONHOS, REALIZAÇÕES E ESPERANÇAS SE SOMAM NA CERTEZA QUE DURANTE TODO O ANO DE 2011, DEUS, FAMÍLIA E TODOS QUE NOS AMAM SEMPRE ESTIVERAM AO NOSSO LADO, PENSANDO EM NÓS, NOS AMANDO E NOS PROTEGENDO ... SEMPRE!

QUE O ESPIRITO NATALINO APROXIMEM TODOS OS CORAÇÕES, QUE A ESPERANÇA DO RENASCIMENTO FAÇA BROTAR EM CADA SER HUMANO FILHO DE DEUS AS SEMENTES DA VIDA, DO AMOR, DA PAZ E DA FRATERNIDADE.

E PARA O NOVO ANO QUE SE APROXIMA, 2012, QUEM SABE NÃO SEJA O SEU MELHOR ANO, MAS, SEMPRE COM A CERTEZA QUE DEUS, SUA FAMÍLIA E TODOS QUE OS AMAM ESTARÃO CONVOSCO EM TODOS OS MOMENTOS, PARA JUNTOS ESCREVERMOS UMA NOVA HISTÓRIA!!!


FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO !!!

SÃO OS VOTOS DE GEOVANI P. CRUZ E FAMÍLIA.



BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ ... SEMPRE COM VOCÊ!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NACIONAL: Valor do salário mínimo passa para R$ 622 a partir de janeiro


O salário mínimo será reajustado para R$ 622 a partir de janeiro de 2012, o que representa um aumento de 14,13% em relação ao valor atual, de R$ 545,00. O decreto que determina a alteração foi assinado nesta sexta-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a Agência Brasil, o decreto será publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (26).

Método de reajuste

O valor de reajuste do mínimo é calculado com base na inflação dos dois anos anteriores, acrescido do percentual de crescimento da economia do ano anterior de sua validade.

Este método foi definido no início de 2010 por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso e, pela primeira vez, o valor do reajuste obedece a esses critérios. A MP determina ainda que até 2015 todas as definições sobre o valor do mínimo devem ser feitas por meio de decreto presidencial.

Por InfoMoney,
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Decreto de Rosalba é autoritário, diz Fátima Bezerra


Para a deputada federal Fátima Bezerra (PT), o decreto 22.511/201, editado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na véspera do Natal, é um prenúncio do que está sendo preparado para 2012 pelo governo estadual, particularmente na sua relação com os servidores públicos.

“Na minha vida como sindicalista liderei várias greves e manifestações; como deputada estadual do partido que mais mobilizou o país, fiz oposição a diversos governos e nunca vi tamanha ojeriza ao contraditório quanto nesse governo. Jamais um governante desse estado ousou proibir o acesso do povo e suas manifestações ao centro administrativo”, afirmou Fátima Bezerra. “Hoje, como deputada federal, tenho participado de inúmeras mobilizações de trabalhadores e estudantes no Brasil inteiro, inclusive com pautas que muitas vezes questionam o governo do qual sou base, além de governos estaduais e municipais dos mais diversos partidos. Posso afirmar que jamais testemunhei tamanha arrogância e autoritarismo. Tratar o Centro Administrativo como propriedade particular inacessível ao povo é no mínimo abuso de poder”.

Na opinião dela, o decreto do ponto de vista legal é totalmente questionável e até mesmo inaplicável na era da internet e em tempos de movimentos como a “primavera árabe”, “ocupe Wall Street”, e até o “fora Micarla” que ocupou a Câmara Municipal de Natal por vários dias e foi reconhecido legítimo pelo STJ. Porém a principal preocupação é o que está embutido nesse decreto, ou seja a truculência com que o governo pretende tratar os movimentos sociais e reivindicatórios em 2012.

Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN
Postado por Wagner Accioly
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

NACIONAL: Comissão aprova relatório sobre obras com indícios de irregularidades


A Comissão Mista de Orçamento aprovou nesta quinta-feira o relatório do deputado Weliton Prado (PT-MG) para o Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras com Indícios de Irregularidades Graves (COI). O documento faz parte da proposta orçamentária de 2012.

Segundo o relatório, cinco obras não poderão receber recursos do Orçamento de 2012 por apresentarem indícios de irregularidades graves apontadas por auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU): obras do complexo viário Baquirivu-Guarulhos (SP), implantação da linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, controle de enchentes na avenida Marginal Leste (Teresina-PI), drenagem do Tabuleiro dos Martins (Maceió-AL) e construção da barragem do rio Arraias (TO).

Refinarias da Petrobras

A aprovação ocorreu durante uma reunião tensa e pontuada por muitas discussões. A oposição tentou incluir no relatório duas obras da Petrobras: a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; e as obras de modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas, no Paraná. Em votação, o governo conseguiu ganhar a disputa.

Os oposicionistas propuseram que a Petrobras oferecesse uma caução de R$ 1,4 bilhão, que é o valor do sobrepreço apontado inicialmente pelo TCU nas obras, mas a emenda foi derrubada. O deputado Claudio Cajado (DEM-BA) protestou e insistiu numa espécie de seguro-garantia. “Se o TCU julgar que realmente existe sobrepreço, quem vai devolver o dinheiro?”

O deputado Weliton Prado voltou a informar que seria "irresponsabilidade" parar uma obra tão importante, visto que o próprio TCU ainda está analisando as condições da obra da refinaria. “O relatório aprovado foi técnico, embora houvesse decisões políticas. O controle significa grande economia aos cofres públicos”, afirmou.

As obras com indícios de irregularidades graves só poderão receber recursos no próximo ano se forem sanados os problemas apontados pelo TCU, como sobrepreço e superfaturamento.
Confira os cinco empreendimentos com recomendação de bloqueio orçamentário:


Reportagem – Janary Júnior
Edição – Regina Céli Assumpção

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANO P.CRUZ

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SAÚDE: Bons hábitos ao longo da vida contribuem para vida sexual ativa em homens

Dr. Érico de Rolvare - Medicina Estética

Tabagismo, abuso de álcool e estresse são fatores que afetam libido masculina

Envelhecer traz muitos medos e dúvidas com relação ao desempenho sexual, especialmente entre os homens. Será que existe um limite de idade para uma vida sexual ativa? Minha resposta é não. Tendo uma vida saudável, sem problemas de saúde física, a pessoa pode ser sexualmente ativa por muitos anos.

As pessoas estão vivendo mais. Portanto, a vida sexual e outros temas ligados à terceira idade ganharão cada vez mais destaque e precisarão ser mais discutidos. É claro que a mente precisa acompanhar. Quem se sente velho para o sexo, certamente terá mais dificuldades para sentir prazer.
Tendo uma vida saudável, sem problemas de saúde física, a pessoa pode ser sexualmente ativa por muitos anos.

A libido no homem começa apresentar certa diminuição por volta dos 50 a 55 anos, porque há uma queda natural na taxa de testosterona do organismo. É esse hormônio um dos principais responsáveis por estimular o desejo sexual masculino. Porém, fatores como estresse, má alimentação, falta de sono, falta de atividade física, tabagismo, uso abusivo e indiscriminado de álcool e certos medicamentos têm contribuído para a queda precoce das taxas hormonais. Por isso, a partir dos 40 anos é recomendável que o homem procure um profissional especializado para ver como está a sua saúde, checar se há ou não a necessidade de uma reposição hormonal, para que, com o passar do tempo, ele mantenha ativa a sua vida sexual, prevenindo possíveis problemas.

Medicina em prol da vida sexual

Os tratamentos para a baixa na libido, tanto para o homem como para a mulher, envolvem uma consulta com um profissional médico capacitado, que irá avaliar a real causa do problema - se fisiológico ou mesmo psicológico -, e introduzir a terapêutica adequada para cada caso. Perda da libido e dificuldade de ereção podem estar ligados, mas outros fatores como problemas circulatórios, por exemplo, podem impedir a ereção. Em geral, hábitos de vida saudáveis, como alimentação adequada, prática de atividades físicas, sono adequado e revigorante são fundamentais para a manutenção da saúde e, portanto, de uma vida sexual ativa.
Entre pessoas de maior faixa etária, normalmente o sexo está ligado muito mais à satisfação física e mental, e não tanto por seu caráter reprodutivo. Não podemos deixar de lado também os benefícios do sexo para a saúde: nos momentos de prazer proporcionados pelo sexo, o organismo libera endorfinas, que atuam no sistema nervoso, diminuindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor. O relaxamento que o orgasmo traz tem efeito prolongado e ajuda nas noites de sono. Além de queimar calorias, o sexo acelera os mecanismos de defesa do corpo.

Por tudo isso, a vida sexual não pode ser encarada como uma esfera isolada. A satisfação nesse campo depende - e muito - do relacionamento entre o casal. O diálogo franco e aberto, a respeito da expectativa e dos desejos de cada um, é fundamental. Não adianta apenas uma das partes desejar ter uma vida sexual ativa e a outra estar ali apenas pela obrigação. Cumplicidade e conhecimento do parceiro são o primeiro passo para manter a "chama" acesa no relacionamento.

ESCRITO POR: Érico de Rolvare - Saúde Masculina
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Comissão pode votar hoje Orçamento de 2012

A Comissão Mista de Orçamento pode votar hoje o relatório final do Orçamento para 2012. Parlamentares da base aliada e da oposição ainda não têm acordo para votar a proposta. Ontem, ocorreram diversas reuniões reservadas com o objetivo de negociar um acordo para a votação do relatório do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentado na segunda-feira (19). Mesmo assim, não houve avanços.

Sem consenso, o líder do DEM na comissão, deputado Claudio Cajado (BA), pediu o adiamento da votação para hoje - decisão que foi acompanhada pelos demais parlamentares. Na pauta de hoje, além do parecer final do Orçamento, está o relatóriosobre as obras com indícios de irregularidades graves que ficarão proibidas de receber recursos novos em 2012.

Apesar dos problemas, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), se disse otimista em relação a um acordo para a votação. “Em termos de reação [do governo], o Orçamento está bem encaminhado”, disse ele, referindo-se às iniciativas tomadas pelo Executivo para votar a proposta, como a liberação de emendas individuais do Orçamento de 2011.

Se for votado hoje pela comissão, a proposta orçamentária deverá ser votada pelo Plenário do Congresso (sessão conjunta da Câmara e Senado) amanhã.

Inicialmente, a comissão marcou três reuniões para hoje: às 14, 18 e 20 horas. Mas até o fim da tarde, ainda não havia acordo para iniciar os trabalhos.

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Congresso promulga emenda constitucional que prorroga a DRU até 2015

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira (21) a Emenda Constitucional 61, que prorroga até 31 de dezembro de 2015 a vigência da Desvinculação de Receitas da União (DRU). A emenda mantém na Constituição Federal o mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. Em 2012, esse montante corresponderá a R$ 62,4 bilhões.

A PEC sobre o assunto (61/11), que já havia sido votada pela Câmara em novembro, foi aprovada ontem pelos senadores. A validade da DRU terminaria no próximo dia 31 de dezembro.

A principal novidade em comparação ao texto da última prorrogação (EC 56, de 2007) é a exclusão da incidência da DRU sobre a receita adicional repassada ao fim de cada ano a prefeituras por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa transferência foi criada pela Emenda Constitucional 55, de 2007, e sua exclusão não estava prevista no texto atual da Constituição.

As transferências constitucionais a estados e municípios também são feitas antes da aplicação do índice de 20% e não perdem recursos em razão da DRU. O mesmo ocorre com o salário-educação, com as contribuições de empregadores e trabalhadores para o regime geral da Previdência Social e com as contribuições para o plano de seguridade social do servidor.
Outros recursos excluídos da incidência da DRU são os do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e os destinados à educação.

Flexibilização

O presidente do Senado, José Sarney, disse que a medida serve principalmente para flexibilizar a administração orçamentária da União, viabilizando a expansão dos investimentos e possibilitando o enfrentamento da crise financeira internacional.

"Grande parte das receitas tributárias e não tributárias da União já se encontra vinculada a determinados fins. A emenda que acabamos de aprovar permite que 20% desses recursos sejam destinados a outros fins", afirmou Sarney. Para ele, a medida amplia o espaço de autonomia do governo para definir na Lei Orçamentaria Anual (LOA) as prioridades que, a cada ano, deverão receber os recursos desvinculados.

Como exemplo de receitas vinculadas, Sarney citou as contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social e dos recursos destinados ao desenvolvimento do ensino. A principal fonte de recursos da DRU são as contribuições sociais, que responderam por cerca de 90% da desvinculação de 2010 (R$ 47 bilhões). Entretanto, devido ao deficit da Seguridade Social, os recursos acabaram retornando aos programas da área.

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

FLORÂNIA: FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO AVALIA CRESCIMENTO E PREPARA AGENDA PARA 2012.

Roberto Gouveia(PT), Pedro Paulino(PT), Cláudio Pinheiro(PV), Josineide(PT), Socorro(PT), Geovani P.Cruz(PSB) e Ivan Fioravante(PT).

A Frente Ampla de Oposição que reuni PSB, PT, PV, PSDC e PHS, vem realizando periodicamente encontros de grande importância com o intuito de pensar e planejar um novo projeto político administrativo que seja capaz de resgatar a credibilidade e orgulho dos floranienses, frente a tantas adversidade e desafios impostos por sucessíveis retaliamento da máquina pública.

Em mais um encontro realizado nesta última segunda-feira dia 19, na residência de um dos grandes articuladores da Frente Ampla de Oposição de Florânia, Ivan Fioravante(PT), reuniu os pré-candidatos a prefeito e representantes de partidos que compõem o grupo da oposição de Florânia com o objetivo de avaliar o atual cenário político do município, com relação ao crescimento e a solidificação do grupo que deseja “Escrever Uma Nova História” para Florânia.



No encontro promovido pelo articulador político, Ivan Fioravante esteve presente, o pré-candidato a prefeito, Geovani Pereira (PSB), a pré-candidata a prefeita Socorro de Gaúcho (PT), o pré-candidato a prefeito Claudio Pinheiro (PV), a Vereadora Josineide Tavares (PT), o Presidente do Diretório Municipal do PT, José Zoroastro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural, Pedro Paulino e o eletricista Roberto Gouveia.

Entre vários encaminhamentos importantes que os Partidos pontuaram ficou confirmado que em 31 de Janeiro de 2012 será anunciado o nome que encabeçará a Chapa para Prefeito da oposição, entre os nomes de Claudio Pinheiro(PV), Geovani Pereira Cruz(PSB) e Socorro Gouveia(PT).

No final, todos de forma consensual reconheceram o ótimo desempenho e capacidade de articulação dos três pré-candidatos a prefeito e reafirmaram o compromisso de apoio mútuo entre todos os partidos ao nome escolhido para a consolidação da já prenunciada Vitória em 2012.

"O crescimento da Oposição na preferência da população reflete a decepção do povo aos que estão no poder, somando-se ao desgaste político das forças tradicionais que a mais de 50 anos dominam e se revezam pelo poder, bem como o sentimento de mudança e renovação que se fortalece a cada dia no íntimo de cada cidadão."



Fotos: Blog do Claudiano Silva
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

domingo, 18 de dezembro de 2011

SAÚDE: 11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

CAMINHANDO COM OS FILHOS ...

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece


Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.

2.Deixa o pulmão mais eficiente

O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com Paulo Correia, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.

"A prática da caminhada, se aconselhada por um médico, pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como bronquite. Em alguns casos mais simples, ela tem o mesmo efeito de um xarope bronco dilatador", explica.

3. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com aosteoporose.

"Na fase inicial da perda de massa óssea, a caminhada é uma boa maneira de fortalecer os ossos. Mesmo assim, quando o quadro já é de osteoporose, andar frequentemente pode diminuir o avanço da doença", diz o fisiologista da Unifesp.

4. Afasta a depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", explica Paulo Correia.

5. Aumenta a sensação de bem-estar

Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.

"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."

6. Deixa o cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção. "Os estímulos que recebemos quando caminhamos aumento a nossa coordenação e fazem com que nosso cérebro seja capaz de responder a cada vez mais estímulos, sejam eles visuais, táteis, sonoros e

Outro estudo feito pela Universidade de Pittsburgh, afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de ter uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive a doença de Alzheimer, que mata lentamente as células cerebrais.

7. Diminui a sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

"Como o corpo inteiro passa a gastar energia durante uma caminhada, o nosso organismo adormece mais rapidamente no final do dia. Por isso, poucas pessoas que caminham frequentemente têm insônia e, consequentemente, não tem sonolência no dia seguinte", completa o especialista da Unifesp.

8. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. "É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia.
E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí. Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua aemagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular.

Esteira

A conclusão foi de que os músculos dos atletas convertem constantemente mais energia em calor do que os de indivíduos sedentários. Isso ocorre porque quem faz um treinamento intensivo de resistência, como é o caso da caminhada, tem um metabolismo mais acelerado.

9. Controla a vontade de comer

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter o vício pelo chocolate. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.
Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa da vontade pela guloseima.

"Além de ocupar o tempo com outra coisa que não seja a comida, a caminhada libera hormônios, como a endorfina, que relaxam e combatem o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida", afirma Paulo Correia.

10. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução. Isso impede que as artérias parem de transportar sangue ou entupam", diz Paulo.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.
Saiba mais

11. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes. Assim fica comprovado que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o mal do que se pensava anteriormente.

"Quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem a glicose. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, pode causar diabetes", explica o fisiologista da Unifesp.

POR MINHA VIDA
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

Diabetes: entenda a doença e conviva bem com ela


Conheça os principais cuidados que os diabéticos devem ter com a saúde

O diabetes é uma doença metabólica que pode causar sérios prejuízos à saúde. Ela é caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue devido, em primeira estância, uma deficiência da insulina.

A cada ano, aumenta o número de pessoas que são atingidas por essa morbidade. Estimativas apontam que o diabetes tipo I, que é causado por uma deficiência inata das células produtoras de insulina, atinge de 3% a 5% da população mundial.

Todas as pessoas que possuem IMC superior a 30 correm cinco vezes mais risco de se tornarem diabéticas ou hipertensas.

Já o diabete tipo II, adquirido após anos de maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo, é bem mais abrangente. Está presente em cerca de 20% da população mundial e em 65% da população obesa.

Todas as pessoas que possuem IMC superior a 30 correm cinco vezes mais risco de se tornarem diabéticas ou hipertensas. Essas doenças podem ainda se associar, pois o acúmulo de glicose no sangue, característico da diabetes, gera irritação na parede interna das veias e artérias, o que eleva a pressão arterial.
O diabetes tipo II tem seu início com a infiltração de gordura no fígado, o que dificulta a metabolização da glicose. Os diabéticos desse tipo geralmente têm mais de 35 anos de idade, estão acima do peso e têm histórico familiar de obesidade ou de diabetes.

Reconheça os sintomas

Os primeiros sintomas da doença são: cansaço, tontura, mau hálito, pele seca, urina abundante, muita sede, muita fome, perda de peso rápida e sudorese, principalmente nas mãos. Mas o diagnóstico só é feito através de exames específicos de sangue, que avaliem as taxas de glicemia, de hemoglobina glicada e curva glicêmica e insulínica.

Cuide da sua alimentação

Cuidar da alimentação e manter uma rotina de exercícios é muito importante. Os diabéticos precisam de um restrito controle glicêmico, por isso é preciso comer pouco carboidrato. O consumo de hortaliças, frutas, legumes, verduras, peixe e clara de ovo é muito recomendado, sempre em pequenas quantidades e a cada 4 horas.

É fundamental que o portador de diabetes aprenda a comer refeições de índice glicêmico bem baixo, ou seja, que liberem pouca insulina. Assim não haverá necessidade de tantas aplicações de insulina, evitando a aceleração do envelhecimento das células.

Saiba mais

Para manter o índice glicêmico baixo deve-se começar as refeições com saladas de verduras e legumes com azeite. As fibras e o azeite retardam o tempo de absorção dos alimentos. O consumo de arroz integral, granola, legumes (ao vapor ou grelhados), folhas verdes, frutas in natura e sucos sem coar também é fundamental numa refeição saudável. Os portadores de alto índice glicêmico devem evitar ao máximo produtos industrializados, laticínios e doces.

Tanto o diabético tipo I quando o tipo II podem levar uma vida absolutamente normal. Hoje existem medicamentos orais, programas de exercício e nutrição, excelentes insulinas, as altas tecnologias no cuidado com as taxas de glicose e cetonas que propiciam aos diabéticos uma qualidade de vida plena.

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FLORÂNIA: PREFEITO ENVIA A CÂMARA PROJETO DO NOVO CÓDIGO TRIBUTÁRIO, MAIS IMPOSTOS PARA A POPULAÇÃO ... ENTÃO É NATAL !!!

Prefeito Sinval Salomão(PTB) e o Presidente da Câmara Municipal João Maria de Souza(PMDB), afinadíssimos, dão exemplos de sintonia e obediência as "leis".



Em perfeita sintonia, o Prefeito Sinval Salomão(PTB) e o Presidente da CMF João Maria de Souza(PMDB), preparam a nova proeza e o novo desafio, aprovar na Câmara Municipal o novo CÓDIGO TRIBUTÁRIO, más, só em 2012. A ultima proeza foi a aprovação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) que transferiu da Prefeitura para o cidadão a responsabilidade de pagar a iluminação das Praças, ruas, avenidas e adjacências.

Desde semana passada já transita na Secretária da Câmara Municipal de Florânia o novo Projeto de Lei de autoria do Prefeito Sinval Salomão Alves de Medeiros, que propõe a reformulação do CÓDIGO TRIBUTÁRIO do município e da outras providências, o Projeto representará mais arrecadação para o município e mais impostos para a população floraniense pagar, a exemplo, da Taxa de Contribuição de Iluminação Pública.

A matéria conta com a simpatia de vários parlamentares da base do Prefeito, e deverá ser aprovada por 8 votos favoráveis e apenas 1 contrário, já que a base do Prefeito "dilatou" e conta com 8(oito) vereadores a seu favor.

Na ultima sessão o Presidente da Câmara João Maria de Souza (PMDB) demonstrou interesse em agilizar os tramites regimentais da matéria já para a sessão seguinte, já que é de total interesse do Sr. Prefeito Sinval Salomão, porém, o Presidente João Maria mudou de idéia quando o Vereador Geovani Pereria Cruz(PSB) o alertou da complexidade que é o Projeto e sugeriu ao Presidente da Câmara que deixasse a matéria para ser discutida no próximo ano, já que se trata de um Projeto polêmico e que deve ser analisado nas entrelinhas e levado ao conhecimento da opinião pública, dessa vez João Maria acatou a sugestão do colega vereador.

“Essa matéria deve ser bem analisada já que se trata de impostos para o bolso dos floranienses, se ouver atropelos, mais uma vez, as conseqüências e o desgaste sobrarão para o Poder Legislativo que já passa por uma grave crise de identidade e descrédito da saciedade, é fácil jogar projetos para a Câmara Municipal e depois dizer que a culpa é dos Vereadores que aprovaram”. alertou Geovani.


A pergunta que ficará é a seguinte: Será que a Prefeitura e Câmara Municipal em total sintonia conseguirá mais essa proeza a exemplo da CIP ? 2012 dirá!


BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

FLORÂNIA: ESCOLA ESTADUAL TEÔNIA AMARAL REALIZA FORMATURA DE ENSINO MÉDIO

Nesta quinta feira(15) aconteceu em Florânia a colação de grau de mais 100 jovens que receberam em solenidade o Diploma de formatura dos cursos de Magistério e Cientifico. Os gestores escolares Ione e Canindé foram responsáveis pela orgnização e condução da solenidade, se fezeram presentes além de todos os familiares dos formandos e formandas, populares e amigos, também, representantes dos poderes executivo e legislativo municipal homenagearam o evento.

A noite foi marcada por discursos emocionantes de mestres, alunos e autoridades que enfatizaram a importância do momento.



O formando Pedro Henrique recebeu das mãos de sua irmã Giordanna Novick Pereira Cruz o Diploma e a comenda de formatura.

Eunice Pereira Cruz(Mãe) Pedro Henrique(formando) e Geovani Pereira Cruz(Pai), deram total apoio ai filho em seu momento especial ...

O jovem Pedro Henrique Paulino Pereria Cruz 17 anos, quando perguntado qual seria o seu futuro a partir de agora, respondeu: “Seguir estudando e se formar em Engenharia Elétrica, é esse o meu sonho”. Pedro Henrique foi um dos formandos que reuniu familiares e amigos em seu momento vitorioso rumo aos bancos das faculdades.


Giovanna Karinny(irmã), Lourdes(madrinha), Jailma(colega) e Pedro Henrique.



“Ione Medeiros(Diretora), ao final agradeceu a todos pelo bonito momento, falou de educação, família, saudades e sucessos na vida de todos os formandos que devem lougrar no decorrer de suas vidas.”

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FLORÂNIA: INTERNAUTAS APONTAM VEREADORES DO (PSD) COMO DESTAQUES DE 2011, E CLAÚDIO PINHEIRO(PV) LIDERA A CORRIDA PELA PREFEITURA.

Cláudio(PV) liderá para Prefeito, e Paulo Nobre(PSD) e Saint Clay(PSD) lideram como destaques do ano de 2011.


O blog de Tonny Waschington, de grande credibilidade em Florânia, realiza enquete para escolher o Parlamentar com a melhor atuação em 2011. E segundo os números parciais os Vereadores do (PSD) Paulo Nobre e Saint Clay(Galo) deverão ser apontados pelos internautas como os Parlamentares destaques do ano de 2011. Paulo Nobre com 428 votos(32,6%) e Saint Clay com 344 votos(26,2%) ambos lideram as preferências dos internautas.

Na semana passada o Blog do tonny realizou a terceira enquete sobre a disputa pela Prefeitura de Florânia, e os internautas apontaram que se a eleição fosse hoje o pré-candidato a Prefeito Claúdio Pinheiro(PV) seria o Prefeito de Florânia.

Nas enquetes anteriores realizadas pelo Blog do Tonny e Portal Inforside, os vencedores para Prefeito foram: Dedé de Zezinho(PT) e Emersom campos(PRB), o que demonstra a versatilidade dos internautas e desejo de mudanças.

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Congresso aprova liberação de R$ 1,2 bilhão em créditos adicionais ao Orçamento

O Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) aprovou nesta quarta-feira (14) a liberação de R$ 1,2 bilhão em créditos adicionais ao Orçamento da União deste ano. Serão beneficiados diversos ministérios, além de órgãos do Poder Judiciário.

A maior parte dos recursos (R$ 430 milhões) está prevista no PLN 45/11 e será destinada aos ministérios da Justiça; da Defesa; das Relações Exteriores; do Meio Ambiente; e à Presidência da República para ações voltadas ao planejamento, à preparação, à organização e à segurança da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20. O evento será realizado no Rio de Janeiro entre maio e junho de 2012.

Outra proposta aprovada (PLN 50/11) abre créditos especiais no valor de R$ 116 milhões para as Justiças Federal, Eleitoral e do Trabalho, ao Ministério Público da União (MPU) e ao Ministério das Relações Exteriores. O crédito será utilizado principalmente na ampliação da infraestrutura das instituições, com a construção e a aquisição de edifícios-sede, assim como de novas varas e cartórios eleitorais.

Demais aprovações

Na mesma sessão, também foram aprovados os PLNs:

- 27/11, que concede R$ 73,6 milhões em créditos especiais ao Ministério da Educação. Os recursos serão usados na construção do prédio da reitoria e do parque tecnológico de um campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora na cidade de Governador Valadares (MG);

- 36/11, que abre crédito suplementar no valor global de R$ 76,5 milhões em favor do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Justiça Federal, dos ministérios da Previdência Social; e da Defesa, do Ministério Público da União (MPU) e para viabilizar transferências a estados, Distrito Federal e municípios;

- 38/11, que concede R$ 135,4 milhões em créditos especiais ao Ministério da Defesa; e

- 40/11, que abre em favor dos ministérios da Justiça; e da Defesa crédito suplementar no valor global de R$ 380,9 milhões para reforçar o Orçamento vigente.
Após a votação dessas propostas, para as quais havia acordo, a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), suspendeu a sessão, que deverá ser retomada amanhã (15), às10 horas.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Plenário pode votar hoje PEC sobre aposentadorias por invalidez

O Plenário realiza hoje diversas sessões extraordinárias para votar propostas de emenda à Constituição e o Projeto de Lei 1992/07, do Executivo, que cria um fundo de previdência complementar para os servidores civis federais. Entre as PECs que podem ser votadas está a 270/08, que concede proventos integrais aos servidores públicos aposentados por invalidez permanente.

A proposta que cria o fundo de previdência complementar ainda depende de acordo entre os líderes. O governo quer votar logo esse projeto, mas o líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), prometeu obstrução total, se o projeto for incluído na pauta.
Confira bate-papo sobrea previdência do servidor realizado pela Agência Câmara

Além da PEC 270/08, também estão na pauta das sessões de hoje a 3/07, que restabelece as férias coletivas no Judiciário; e a PEC dos Cartórios (471/05), que efetiva em seus cargos, sem concurso público, os atuais responsáveis pelos serviços notariais.
Da Redação/PCS

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

RN: Márcia Maia cobra e Governo envia projeto de subsídio a militares


Durante a sessão ordinária de terça-feira (13), a deputada estadual Márcia Maia cobrou o envio pelo Governo do Estado o projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o subsídio dos militares no Rio Grande do Norte. A parlamentar do PSB conversou em diversas oportunidades com uma comissão formada por policiais e bombeiros para tratar do assunto.

A pessebista destacou a importância de que o subsídio possa ser oferecido aos servidores e questionou o fato de o projeto estar pronto há vários meses e ainda não ter sido enviado ao Legislativo para que pudesse ser apreciado pelos deputados.

Felizmente, o pleito surtiu efeito no final da tarde, quando o governo encaminhou à mesa diretora da Casa o projeto. O projeto, que teve a tramitação nas comissões liberada pelos líderes de partido – inclusive pela deputada Márcia Maia, líder do PSB na AL –, deverá ser votado já nesta quarta-feira (14).

O projeto estabelece o regime remuneratório para os Policiais Militares e Bombeiros Militares, a partir de reivindicação e consenso entre o comando das Corporações e as associações representativas dos praças e dos oficiais.

A medida estipula o subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

De acordo com a mensagem governamental, a proposição entrará em vigor em julho do próximo ano, condicionada ao cumprimento das disposições estabelecidas na Lei Complementar Nacional, a Lei de Responsabilidade Fiscal, quanto às despesas com pessoal do Poder Executivo.


Assessoria de Imprensa
Deputada Estadual Márcia Maia
Bruno Araújo
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

RN: Márcia Maia aponta proposta inconstitucional e vota contra Import-RN

A deputada estadual Márcia Maia (PSB) se posicionou contrária a aprovação do projeto Import-RN, aprovado na manhã desta terça-feira (13) no plenário da Assembleia Legislativa do RN. Além dela, apenas o deputado Fernando Mineiro (PT) votou contrário ao projeto aprovado por 20 votos a favor e apenas dois contrários.

Líder da bancada do Partido Socialista na AL, Márcia destacou em sua fala antes de declarar o voto o fato de a matéria não trazer benefícios reais ao mercado local, já que pelas características do projeto, o mais provável é que os ganhos econômicos se restrinjam aos locais de origem dos produtos importados para o Rio Grande do Norte, assim como a geração de empregos.

Márcia apontou ainda o fato de a matéria ser inconstitucional e apresentar vício de iniciativa, motivos pelos quais o projeto sequer deveria ser apreciado.

“Nós da Assembleia não podemos legislar sobre matéria tributária que resulte em renúncia fiscal. Além disso, o projeto é contrário a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que o Governo do Estado define a renúncia no projeto, mas não mostra aonde será feita a compensação financeira para que o Estado não perca”, explicou a parlamentar pessebista.

Na teoria, o projeto Import RN deveria criar incentivos para importação de produtos pelos portos e aeroportos do estado, ao criar mecanismos para que os empresários usem as estruturas portuárias e aeroportuárias, financiando o pagamento do ICMS e outros impostos estaduais.

Na prática, a iniciativa deverá beneficiar apenas os exportadores fora das fronteiras do RN, já que o Porto de Natal possui capacidade reduzida e o aeroporto de São Gonçalo ainda está em fase inicial de construção.

“Não sei se a governadora terá tempo de sancionar. Se tiver, acho improvável que chegue a regulamentar, já que o STF deverá entrar com uma ADI, assim como fez em outros estados da Federação”, encerrou Márcia Maia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar a constitucionalidade de leis semelhantes à aprovada na AL, em estados como o Ceará, Paraná, Goiás e Santa Catarina, na qual o Legislativo versou sobre renúncia fiscal, algo vedado pela Constituição Federal.

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

domingo, 11 de dezembro de 2011

FLORÂNIA: Geovani (PSB) diz que em Janeiro e Fevereiro a chapa majoritária será consolidada, e ainda, relembra fatos da política local.

Pré-candidato a Prefeito Geovani Pereira Cruz(PSB), exerce o segundo mandato de Vereador, foi Presidente da Câmara Municipal em 2009/2010, e trás consigo o histórico de fundador da maior comunidade rural da região seridó o Povoado João da Cruz.



O Vereador da oposição e Presidente do PSB, Geovani P. Cruz que disputará na FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO a vaga de candidato a prefeito com os companheiros Claudio(PV) e Socorro Gouveia(PT). Defenderá que em Janeiro se defina o nome que encabeçará a chapa para Prefeito da oposição, e que até o término de Fevereiro, após o carnaval, seja da mesma forma definido o nome que será o(a) Vice – prefeito(a) na chapa majoritária da oposição.

“Precisamos dar continuidade a condução do projeto da Frente Ampla de Oposição como temos feito, com tranqüilidade, humildade, seriedade, sem confusão, sem rasteiras, sem mentiras, sem falsidades, cumprindo todos os entendimentos que sustentam a base de oposição unida e fortalecida pelo bem estar e progresso de Florânia, será determinante cumprirmos os pontos consensuais pactuados pelo partidos como: apresentar as propostas de governo, realizar as pesquisas com a opinião pública para definir o nome da cabeça da chapa, isso até o término de janeiro, e por fim, em fevereiro definir o nome do vice, que deverá sair entre os partidos PSB, PSDC, PT, PV e PHS. Naturalmente que o partido que estiver na cabeça da chapa não concorrerá a vaga de Vice. Todas as decisões passará pelo colegiado partidário, militantes e pela opinião pública a quem sempre buscaremos as decisões e encaminhamentos finais, isso chama-se DEMOCRACIA PARTICIPATIVA”!!! conclui Geovani.

FATOS E RELATOS:

Geovani Pereira Cruz(PSB), é o líder da oposição e o único que se manteve firme e coerente na oposição onde foi eleito em 2008. É importante lembrar que em 2008 a oposição elegeu 6(seis) vereadores e a situação apenas 3(três), ou seja, o temido 2/3, porém, já no primeiro momento um dos vereadores aderiu ao Prefeito, sendo taxado na tribuna por colega vereador de “Vereador Tapioca”.

Geovani foi Presidente da Câmara em 2009 a 2010, quando fortaleceu a identidade institucional da Câmara Municipal com as transmissões das Sessões ao vivo pela Rádio Ibiapina, realização de duas sessões por semana, lutou para cumprir o papel constitucional da Câmara Municipal que é de fiscalizar os recursos públicos e as políticas públicas com vista na Transparência pública, investiu na ampliação da sede e melhorou o acervo operacional da Câmara adquirindo mais computadores, criando a Sala do Cidadão que recebeu o nome do saudoso e ex-vereador Raimundo Izídio, foi criado a galeria dos ex-presidentes como resgate da história política de Florânia, conseguiu manter uma oposição unida e fortalecida com 5 vereadores, quando viabilizaram muitos projetos e recursos para o município de Florânia conseguindo mais de 3 milhões de reais de investimentos para o município, defendeu as classes dos funcionários públicos contra as perseguições e injustiças praticadas pelo executivo, principalmente os professores que foram os mais penalizados, defendeu o estado de lei que foi violado e usurpado pelo atual Prefeito.

Com a mudança de Presidente na Câmara Municipal, assumindo em 1º de Janeiro de 2011 o vereador do PMDB João Maria de Souza, a oposição foi retaliada e desarticulada com a cooptação de 4 dos cincos vereadores para apoiar o sistema situacionista do Prefeito Sinval Salomão que mesmo com quase a unanimidade da Câmara Municipal, contando atualmente com 8 vereadores, nem assim, pode reverter a sua rejeição popular, desgaste e insucesso administrativo que o Prefeito amarga, entretanto, apesar de todas as peripécias políticas não foi o suficiente para decolar com o projeto de reeleição, perdendo a vaga para os seus dois principais correligionários, Márcia Nobre(DEM) e Junior de Januncio(PSD) que contam ambos, com a preferencia dos vereadores situacionistas.

Diante de obscuro e incerto panorama político o grupo situacionista apesar de visível favoritismo político por contar com o poder da máquina pública a seu dispor, a maioria dos atores políticos e poderosas estruturas financeiras, entretanto, também, levará consigo todo o desgaste e rejeição da atual gestão, e de todas que passaram pelo poder, e estará no mesmo palanque juntos compactuando com o Projeto da Situação.

Até lá, a quem arrisque em dizer que muitas águas haverão de passar pela ponte, e muitos tapetes deslizarão sob os pés de muita gente!!!

Porém, o mais importante vai acontecer, a disputa democrática entre Situação e Oposição, a quem chame de a histórica batalha entre “Davi e Golias”. Quem no final será o vencedor?

“Que perfil de político a população floraniense escolherá para administrar Florânia de 2013 a 2016” ?

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ