Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FLORÂNIA: PSB E PT CONTINUARÃO JUNTOS SEJA QUAL FOR O PANORAMA POLÍTICO DE 2012.

Vereador Geovani(PSB) tem sido um importante aliado de Fátima em Florânia, Geovani disputa a pré-candidatura a Prefeito na Oposição com Socorro(PT) e Claudio (PV).



A aliança política entre PT e PSB que acontece desde o Plano Nacional, estadual, e também no plano municipal a mais de uma década, continuará inabalável para o pleito político de 2012.

Em Florânia o PSB que tem como Presidente o Vereador e Pré-candidato a Prefeito pela FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO Geovani Pereira Cruz, tem na pessoa da Deputada Fátima Bezerra e na ex-governadora Vilma de Faria as suas principais aliadas e conselheiras políticas no plano estadual, das quais desfruta respeito, amizade e atenção política.

A mais de dez anos em Florânia o PT e PSB caminham juntos na busca e consolidação de importantes Projetos para Florânia, em 2012 não será diferente, ambos na Oposição com o PSDC, PV e PHS trabalharão fortemente para conduzirem rumo a vitória o melhor e maior Projeto político administrativo para Florânia.


Na ultima sexta (20) em Florânia, a FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO recebeu a visita e o apoio da Deputada Fátima Bezerra que reafirmou o seu compromisso com os floranienses, em seu discurso o Vereador Geovani Pereira Cruz reafirmou o seu compromisso em continuar lutando ao lado da Deputada Fátima Bezerra a qual considera a Deputada Federal mais comprometida com as causas sociais de Florânia.

“Em toda história politica de Florânia a Deputada Fátima Bezerra(PT) é disparada a que mais deu atenção aos floranienses, a que mais lembrou e ajudou a Florânia, sempre Florânia recebeu da deputada uma atenção especial nos últimos anos foram milhões de Projetos investidos em Florânia com a gestão e apoio da Deputada Fátima, por isso me sinto gratificado e feliz em tê-la apoiado incondicionalmente nas ultimas eleições”. disse Geovani

“Em 2012 na eleição municipal, mais que nomes, temos que ter o melhor Projeto para Florânia, mais que Projetos temos que ter a certeza do apoio da Deputada Fátima Bezerra, pois é ela a pessoa do Governo Federal que pode ajudar a Florânia, e assim poderemos voltarmos a ver a nossa cidade se desenvolver e progredir como aconteceu no passado recente”. conclui Geovani.

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mioma: saiba quando este mal prejudica sua fertilidade


Fatores associados podem ser os responsáveis pela dificuldade de engravidar



Quando o mioma reduz a chance de engravidar?

Uma das principais queixas que atendemos em nossa Clínica é a dificuldade de engravidar associada à presença de um mioma. O motivo é simples: por ser frequente em mulheres com mais de 30 anos de idade, não é incomum encontrar nódulos de mioma em pacientes com infertilidade ou abortamentos de repetição. Para se ter ideia, estima-se que aproximadamente metade das mulheres do mundo sejam portadoras de miomas. Assim, será que estes miomas são os únicos responsáveis por essa dificuldade de engravidar? Em uma grande parte dos casais, a resposta é não.

Primeiramente, é importante ressaltar que o mioma é um tumor benigno - ou seja, não se transforma em câncer - e que acomete mulheres que têm em geral entre 30 e 50 anos de idade, sendo o principal responsável pelas cirurgias para retirada do útero. O principal sintoma do mioma é o aumento do fluxo menstrual, ou seja, sangramentos mais intensos e mais duradouros que o habitual.

Apesar de comum, o mioma uterino é responsável único por apenas 3% de todos os casos de infertilidade.

No entanto, apesar de comum, o mioma uterino é responsável único por apenas 3% de todos os casos de infertilidade. Ou seja, na grande maioria das vezes, a sua presença não impede ou atrapalha a gestação.

Quais tipos de mioma dificultam engravidar?

Antes de mais nada, é importante entendermos que o útero tem formato de pera e sua cavidade interna, o endométrio, é o local onde ocorre o crescimento do bebê. Os miomas que comprovadamente reduzem a chance de gestação são os chamados submucosos, ou seja, que ocupam a cavidade interna do útero.

Outro tipo de mioma que também prejudica a fertilidade é aquele que fica na parede do útero (intramural) e que o distorce. Isso acontece com miomas volumosos, ou seja, com diâmetro acima de 4 a 5 cm. Já os miomas que crescem para fora do útero, chamados de subserosos, não costumam atrapalhar a fertilidade, com algumas raras exceções.

Quando é preciso realizar a retirada do mioma?

A cirurgia está indicada em pacientes com infertilidade e miomas como os descritos acima: localizados na cavidade do útero e/ou maiores de 4 a 5 cm. Outras situações que também devem ser consideradas são: abortamentos de repetição ou sintomas importantes (aumento do abdome e sangramento menstrual intenso).

A retirada do mioma, ou miomectomia, pode ser realizada através de três tipos de cirurgia: a laparoscopia, a histeroscopia e a laparotomia. As duas primeiras são consideradas minimamente invasivas e são feitas através de câmeras de vídeo e pinças delicadas inseridas por pequenos orifícios na pele ou no útero. Assim, proporcionam uma recuperação mais rápida e com menos complicações. A laparotomia é a técnica tradicional, com uma maior incisão abdominal. A escolha da técnica depende da localização, do número e do tamanho dos miomas, bem como do treinamento do médico e de sua equipe.

Uma alternativa à cirurgia é a embolização das artérias uterinas. É uma técnica de exceção, mas que pode ser usada nos casos de miomas muito volumosos e numerosos.

Por fim, como o mioma raramente é a única causa de infertilidade, é essencial também que investiguemos todos os outros possíveis fatores que dificultam a gravidez. Muitos miomas são assintomáticos e não precisam ser tratados. Assim, a avaliação de um especialista é importante para definir a melhor abordagem para o casal.


ESCRITO POR:Clínica VidaBemVinda
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL:Projeto prevê que alunos de mestrado e doutorado tenham acesso ao Fies


Pedro Uczai: medida vai estimular formação de pesquisadores e profissionais especializados.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2640/11, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), que autoriza o acesso de estudantes matriculados em programas de mestrado e de doutorado aos recursos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O projeto altera a Lei 10.260/01, que regulamenta o funcionamento do Fies.

De acordo com o autor, o ritmo de criação de vagas para o acesso à educação superior, especialmente na graduação, vem crescendo desde 2003. “Isso foi realizado por meio de diversas políticas públicas, como a criação de novas instituições, novos campus, a ampliação de vagas em campus já existentes, a criação do Prouni e a ampliação do Fies”.

Uczai afirma que a prioridade agora deve ser a ampliação dos investimentos em pesquisa e na formação de novos mestres e doutores. “As instituições públicas ainda estão muito longe de atender à demanda, e a atual legislação do Fies não garante que esses estudantes tenham acesso aos recursos financeiros necessários”, argumenta.

O acesso de estudantes de mestrado e doutorado a bolsas do Fies já está garantido por meio da Lei 12.513/11.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

AGENCIA CAMARA
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL:Doente grave poderá ter atendimento prioritário.


Nelson Bornier: projeto também estede direito a assentos reservados no transporte público.


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2365/11, do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), que inclui entre os casos de atendimento prioritário as pessoas portadoras de doenças graves. Pelo projeto, essas pessoas passam a ter as mesmas prerrogativas de portadores de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e acompanhantes de crianças de colo.

As doenças graves, segundo o projeto, são aquelas que tornam os pacientes isentos do Imposto de Renda da pessoa física, e estão listadas no inciso 16 do artigo 6º da Lei 7.713/08. São elas: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna (câncer), cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

O projeto ainda inclui na lei a obrigatoriedade de as empresas de transporte público e as concessionárias de transporte coletivo reservarem assentos para pessoas que necessitam de atendimento prioritário.

Correção de disparidade

O autor explica que o objetivo do projeto é corrigir uma disparidade. “Pacientes com quadros clínicos graves, que não podem ser caracterizados como pessoas com deficiência, veem-se, muitas vezes, compelidos a aguardar por longo tempo para serem atendidos”, diz o deputado.

Agencia camara
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nice Cruz declara: “ Caso, Geovani componha a chapa majoritária, a família Cruz tem sim um nome para disputar uma vaga no legislativo: O MEU!

Nice Cruz, mulher, mãe, acadêmica,política, técnica em enfermagem, educadora e representante do Movimento Sindical das Mulheres.

"Nice Cruz declara: " Caso, Geovani Cruz, componha a chapa majoritária da Frente Ampla de Oposição, a família Cruz tem sim um nome para disputar uma vaga na Câmara: O MEU!"

Após as notícias veiculadas por um determinado blog, em torno do fim da família Cruz na política, a acadêmica de Psicologia Nice Cruz, casada com Geovani Cruz e mãe dos seus três filhos: Giovanna Karinny, Giordana Novik e Pedro Henrique, declara ao nosso blog que coloca o seu nome à disposição de Geovani Cruz e do povo de Florânia, para que após consenso seu nome seja uma opção democrática nas próximas eleições, para a disputa da Câmara de Vereadores.

Nice, como é carinhosamente conhecida no cenário político de Florânia, pelo seu carisma, determinação e coragem, tem uma vivência de mais de 20 anos na política de Florânia, bem como na Saúde, tendo trabalhado no Posto de Saúde Francisco Nobre, na comunidade do Assentamento. Atualmente, além de cursar Psicologia, desenvolve voluntariamente as suas atividades junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia, instituição na qual trabalhou durante 14 anos e mantém até hoje um trabalho com ações desenvolvidas na capital junto ao INCRA e a FETARN. No Sindicato de Trabalhadores Rurais, Nice teve oportunidade de participar das quatro Marchas das Margaridas, em Brasília onde representou a mulher floraniense.

Nice também atuou como professora nas redes municipal e estadual, onde dentre outras modalidades de ensino atuou na Educação de Jovens e Adultos. Nice foi uma das pioneiras entre as mulheres a irem morar no Assentamento, quando ainda não havia nenhuma estrutura, ou seja, como esposa do fundador Geovani Cruz, Nice deu exemplo de luta, perseverança e bravura, apoiando a causa dos SEM-TERRA.

Na política, Nice coordenou as campanhas de Pedro Paulino Cruz e de Geovani, tendo saído vitoriosa de todos os pleitos, além de ter sido membro organizador das campanhas de Prefeito de 2004 e 2008. Trata-se de um nome muito forte e que conta com o apoio total da família Cruz. Para relembrar a casa de Nice Cruz, na verdade sempre foi um grande comitê político, com a presença de todas as lideranças municipais, estaduais e federais. Essa vivência na política nas quais participou de muitas reuniões e rodas de conversa, fez com que Nice aprendesse a fazer e a pensar a política. Estas experiências desenvolveu a sua capacidade de liderança e acima de tudo de construção da sua liderança própria, que se fundamenta na convivência e na partilha do coletivo social.


Inscrições para o ProUni terminam hoje

Inscrições para o ProUni terminam hoje

Publicação: 19 de Janeiro de 2012 às 07:17

Terminam quinta-feira (19), exatamente às 23h59, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) que vai distribuir 195 mil bolsas de estudo em instituição particulares de ensino superior para o primeiro semestre de 2012. Até as 18h de ontem, 918 mil candidatos haviam feito a inscrição.

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Até o fim da tarde de ontem, o sistema recebeu 1, 7 milhão de inscrições - cada estudante pode escolher até duas opções de cursos, indicando sua prioridade. São Paulo é o estado com o maior número de inscrições: 335 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 208 mil; Bahia, com 123 mil; Rio Grande do Sul, com 118 mil; e Rio de Janeiro, com 117 mil.

Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

* Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Orgulho e Arrogância: Para quê?

Nice Cruz - Acadêmica do Curso de Psicologia - Universidade Potiguar - UnP ( redatora do blog de Geovani

O orgulho é o sentimento de superioridade e a arrogância é uma das manifestações mais salientes desse traço moral. A personalidade arrogante supervaloriza seu próprio eu. Mantém uma fixação enfermiça nas “vibrações do ego”. O arrogante não aceita críticas, quando as aceita procurar maquiar as correções que ela indica em sua conduta; despreza o valor alheio e se o reconhece ad...apta-o aos seus interesses e modo de ver; tiraniza a si mesmo nas malhas da culpa; tem uma convicção inabalável em suas próprias crenças, porque calcadas no perfeccionismo que o martiriza. A arrogância afasta as pessoas. O arrogante comete o disparate de acreditar que pode e até deve mudar o modo de pensar dos outros. Nesse sentido usa de toda sua ardilosidade. Não costuma ouvir senão as opiniões que vem de encontro ao seu próprio ego. Raramente abre-se a pensar nas ponderações dos outros por nutris um exagero sentimento de certeza naquilo que realiza. A personalidade arrogante é auto-suficiente. Alimenta-se de confiança exacerbada. Quase sempre, tem suas origens nas experiências de sucesso que deveriam insuflar a competência e arte de promover o ser humano ao crescimento, à habilitação em novos misteres. Tais ingredientes morais mascaram a compulsiva sensação de grandeza, alcançando patamares de desrespeito à vida no campo individual ou coletivo, sem que o arrogante o perceba.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FLORÂNIA: A POETISA GRAÇA PEREIRA COMPLETOU MAIS UM NATALÍCIO EM 13 DE JANEIRO.

Pedro Henrique(neto), Pedro Paulino(esposo), Giordanna(neta), Gracinha Pereira, Giovanna(neta) e Matheus(neto).

Quem completou aniversário e ascendeu mais uma velinha na ultima sexta feira dia 13 de janeiro foi à professora e poetisa Graça Pereira(62).

Familiares e amigos comemoraram com uma festinha surpresa na residência da aniversariante.

Dona Gracinha como é carinhosamente conhecida por todos é professora aposentada do estado, onde lecionou nas Escolas Teônia Amaral e Silvino Bezerra por mais de 35 anos de sua vida, todos dedicados à educação dos floranienses. Graçinha é casada com Pedro Paulino Cruz á 43 anos com quem constituiu família, mãe de Divoene Pereira Cruz(42), Geovani Pereira Cruz(40) e Divonete Pereira Cruz(38) dos quais se tornou avó de cinco netos, Giovanna Karinny, Giordanna Novick, Manuela Jaciara, Pedro Henrique e Matheus Pio Gianott, pelos quais é chamada cariosamente de voinha o xodó. “Dona gracinha é um exemplo de honestidade, dignidade e humanidade, esposa e mãe dedicada a sua família, como profissional foi exemplo de dedicação e amor a sua profissão “Professora”.


Gracinha Pereira e Zélia Medeiros(amiga), exemplo de verdadeira amizade que completa décadas.

Sára(filha de Doralice) Doralice(amiga), Divonete(filha), Gracinha Pereira, Giovanna(neta) e Giordanna(neta).

Ao longo de sua vida construiu um bonito circulo de grandes amizades das quais doa e recebe carinho e apreço, como por exemplo as suas amigas Zélia Medeiros e Dolarice Fernandes que se fizeram presente.

Dona gracinha recebeu de DEUS o dom da poesia, e em seus versos narra sua trajetória, sua experiência de vida, sentimentos, amor a vida, a Florânia e aos floranienses, além, de exaltar a sua fé inabalável que tem a DEUS.

Em homenagem, dedicamos à dona Gracinha o Poema “GRATIDÃO A DEUS”, de sua autoria.

Obrigada meu Deus,
Pela lucidez do meu cérebro,
Pela voz, pela visão,
Pelo olfato, tato e audição
Pela vida que me destes,
Pela batida do meu coração,
Obrigada Deus.

Cérebro, capaz de entender o teu poder.
Voz, que exalta e evoca o teu Nome,
Olhos que contemplam toda a beleza te tua criação,
Toda natureza que criastes com perfeição.

Coração, que sente que ama que chora,
Que te ama sem limitação,
Obrigado meu Deus,
Senhora da criação.

Autora: Graça Pereira, em 18/09/1967.

“Parabéns Dona Gracinha, esposa, mãe, professora, amiga, mas,
acima de tudo, generosa e H U M A N A” !!!

BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NACIONAL: Proposta reserva 20% das vagas em concurso para pessoas de baixa renda

Deputado Manato (PDT-ES)


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2525/11, do deputado Manato (PDT-ES), que reserva 20% das vagas em concursos públicos para pessoas de baixa renda. Segundo a proposta, caberá ao Executivo definir os critérios sobre quem poderá se beneficiar com a medida. Esses critérios deverão ser baseados na renda nacional bruta per capita.

O texto não afetará a reserva de vagas às pessoas com deficiência, que é constitucional, independentemente de sua renda. Essa população continuará sob as regras estabelecidas na Lei 8.112/90, que reserva a ela até 20% das vagas disponíveis no concurso.

“É necessário que haja uma medida de curto ou médio prazo para reduzir a injustiça social, a fim de que se comece, desde já, a mudar a situação do País, para que os cidadãos de baixa renda passem a ter acesso a empregos e cargos públicos, concorrendo de uma forma mais justa”, diz o deputado.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PL-2525/2011


Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Pierre Triboli

'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Projeto anticorrupção: empresa beneficiada por desvio poderá ser responsabilizada

João Arruda: polêmicas incluem multa que varia de R$ 6 mil a R$ 6 milhões.

Um dos destaques da Câmara a partir de fevereiro será o projeto da Lei Anticorrupção, que pune diretamente a empresa favorecida por crimes como fraude em licitação e superfaturamento de obras.

A comissão especial que analisa o projeto da Lei Anticorrupção (PL 6826/10, do Executivo) quer votar em fevereiro o relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), cuja apresentação foi adiada após a apresentação de mais de 40 propostas de emendas ao texto, durante audiências públicas. O tema será um dos destaques da Câmara no retorno dos trabalhos legislativos: na berlinda, empresas favorecidas por desvio de recursos públicos.

A proposta do governo pretende preencher duas lacunas na legislação atual: hoje, as sanções não alcançam o patrimônio da empresa, nem garantem o ressarcimento do prejuízo causado aos cofres públicos. O foco da Lei 8.666/93 é regular as licitações e os contratos com a administração pública, e não atos de corrupção praticados pela empresa na relação com o Poder Público.

O projeto, segundo o Executivo, inova ao responsabilizar a pessoa jurídica que se beneficia de crimes como fraude em licitações e superfaturamento de obras: ela passaria a ser alvo de processo civil e administrativo. A intenção é recuperar os recursos desviados, já que apenas 8% deles retornam aos cofres públicos, segundo dados da Controladoria Geral da União.

Veja infográfico com os principais pontos da proposta.

Debates e polêmicas

Criada em outubro, a comissão especial promoveu quatro audiências públicas na Câmara e duas conferências, uma em Curitiba (PR) e outra na cidade de São Paulo. Advogados, juristas e juízes federais opinaram sobre o projeto e propuseram mudanças, que estão sendo analisadas pelo relator.

O presidente da comissão, João Arruda (PMDB-PR), afirmou que alguns pontos do texto provocaram polêmica nos debates. Um deles é a multa prevista no projeto, que deverá ser de até 30% do faturamento bruto do ano anterior, excluídos os tributos. Mas quando não for possível determinar o faturamento, diz a proposta, o juiz poderá definir um valor entre R$ 6 mil e R$ 6 milhões.

“Parte dos advogados considera as regras abusivas. Outros participantes disseram que as penas são muito amplas, como o valor das multas de R$ 6 mil a R$ 6 milhões”, disse o presidente da comissão. “As penas deveriam ser mais específicas, de acordo com a gravidade do ato. Da forma como o texto está, segundo alguns críticos, corremos o risco de transferir a decisão para o Judiciário.”

Entre as sugestões apresentadas durante as audiências, está a de incluir no texto um incentivo às empresas que respeitam a lei. Uma espécie de “Ficha Limpa” do setor privado. Outra sugestão é responsabilizar os sócios das empresas por atos de má-fé dos funcionários.

Empresas ausentes

João Arruda disse que as entidades representativas do setor empresarial também foram convidadas para os debates, mas não compareceram. Segundo ele, há falta de interesse de muitos empresários na aprovação da proposta.


Zarattini critica ausência dos empresários no debate.

O relator Carlos Zarattini disse estar preocupado com a ausência do setor empresarial nas discussões. “O setor privado não acredita que a lei vai ser aprovada. As empresas terão que se adaptar, criar códigos de conduta para os funcionários, por exemplo”, ressaltou.

O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), defende que a Câmara dê prioridade ao projeto em 2012. “Essa proposta dá um passo importante para combater a corrupção. Hoje quase não se pune o corruptor, só o corrupto”, declarou.

Para o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), o projeto deve ser aprovado na Câmara com rapidez, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), aprovada em 2010. “É chegado o momento de todo o aparato legal punir as empresas que desviem dinheiro público”, disse.

Íntegra da proposta: PL-6826/2010

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Daniella Cronemberger
'Agência Câmara de Notícias'
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

domingo, 8 de janeiro de 2012

SAÚDE: Fuja de quatro hábitos que afetam o seu DNA

Cigarro, álcool, exposição ao sol e alimentação inadequada modificam nossos genes

Alguns hábitos, como fumar, alimentação inadequada e a grande ingestão de álcool podem prejudicar o funcionamento de nosso organismo. Só isso já os coloca na lista de inimigos da saúde. Mas os malefícios não param por aí. Consumir algumas substâncias pode ainda mudar a expressão de alguns de nossos genes, aumentando as chances de doenças como câncer e infertilidade. "Alguns hábitos, como o fumo, podem modificar algumas sequências de nosso DNA. Enquanto outros aumentam as chances de certos genes causadores de doenças se manifestarem", diz o imunologista Luiz Vicente Rizzo, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fique longe do cigarro

A lista dos malefícios que o cigarro traz à nossa saúde é extensa. O que muitos fumantes não sabem é que muitas das mais de 1500 substâncias tóxicas encontradas no cigarro podem não só alterar o funcionamento do DNA, como também causar algumas mutações, ou seja, criam alguns genes que não eram para existir naturalmente.

Fumante

Segundo um estudo feito pela Universidade Cornell, em Nova York, o fumo, tanto o passivo quanto o ocasional, cria genes causadores de câncer nas células pulmonares. "O cigarro não só interfere nas funções dos pulmões, mas também cria genes que dão origem a células cancerígenas. Um estudo no estado americano de Nova York mostrou que 100% dos casos de câncer de pulmão de uma determinada população foram causados pelo cigarro", explica Luiz Vicente Rizzo.

Além disso, uma pessoa que para de fumar não tem os seus genes normalizados, só impede que novas anomalias surjam.

Exposição ao sol só com FPS

Ficar muito tempo exposto ao sol também entra na lista de inimigos dos genes, por isso que a incidência de câncer de pele é maior entre aquelas pessoas que não se protegem da radiação solar. O câncer de pele está entre os que mais matam no mundo. De acordo com Instituto Nacional do Câncer, embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais frequente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.

Bebida alcoolica
Alimentação e álcool

A alimentação feita de forma consciente não é um problema. "Nenhum alimento natural afeta o funcionamento e a expressão dos genes malignos. Mas em alguns lugares, a água e o solo onde são produzidos alguns alimentos estão contaminados com metais pesados, como mercúrio e chumbo", diz o especialista.

Esses metais intoxicam as células e aumentam as chances de desenvolver câncer e podem ser encontrados em praticamente qualquer tipo de alimento. Por isso, antes de comprar um produto, verifique se ele foi produzido por fornecedores de confiança e que tenham selo de qualidade e aprovação da Anvisa.

O álcool, diferente do cigarro, precisa de maiores quantidades para causar danos ao nosso DNA, principalmente na região do fígado. Mas o seu consumo deve ser controlado para evitar problemas como cirrose e câncer de fígado.

Transmissão para os filhos?

Em relação à hereditariedade dos problemas, o especialista Luiz Vicente Rizzo afirma que as mulheres não passam para os filhos as alterações no DNA que desenvolveram durante a vida, a não ser que esses hábitos sejam frequentes durante a gestação. Já os homens têm probabilidade de causar alguns problemas para a criança. "Ao contrário da mulher, que já nasce com seus óvulos formados, os homens produzem espermatozoides constantemente. Fumar, ficar exposto a fumaça de carros, tomar anabolizantes e ingerir muito álcool altera os genes dos espermatozoides e consequentemente passa alguns problemas para os filhos", diz o imunologista.





Vegetais ...

Amigos dos genes

Se alguns maus hábitos agem como vilões ao nosso DNA, algumas medidas podem fazer com que genes causadores de mutações não se manifestem. "Entre os hábitos que agem a favor de nossos genes estão a prática de exercícios físicos e uma alimentação rica em antioxidantes e fibras", diz o imunologista.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que pacientes que sofriam com câncer de próstata e passaram a ter uma dieta rica em vegetais, com quantidades controladas de gorduras e faziam tratamentos para controlar o estresse, tinham o organismo mais propenso a lutar contra o câncer. Segundo os cientistas isso aconteceu porque essas medidas diminuíram a atividade dos genes ligados ao surgimento de tumores.

Os exercícios também têm papel fundamental na hora de controlar a expressão de genes causadores de doenças. "Está comprovado que o excesso de gordura no corpo aumenta as chances de que alguns genes relacionados à origem de cânceres se manifestem. Por isso, ficar em forma é benéfico aos genes", diz Luiz Vicente Rizzo.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos mostrou que uma alimentação balanceada ajuda a diminuir o avanço do câncer de próstata. Os médicos recrutaram 30 pacientes com câncer de próstata em estágio inicial e os submeteram por três meses a um programa que incluía dieta rica em vegetais e pobre em gorduras, exercícios moderados, técnicas de controle do estresse e participação em grupos de apoio. Logo em seguida veio a constatação por meio de moderníssimos exames de DNA: essas medidas diminuíram a atividade de genes ligados ao surgimento de tumores e aumentaram a ação daqueles envolvidos na capacidade do organismo de enfrentá-los. O que ajudou a brecar a evolução do problema.

POR FERNANDO MENEZES
BLOGDO GEOVANI P. CRUZ

NACIONAL: Setor de petróleo e gás quer contratar 50 mil jovens sem faculdade até 2015.

O setor de petróleo e gás está atrás de estudantes que cursam o último ano do ensino fundamental e dos níveis médio e técnico e que ainda não definiram a profissão. A ideia é qualificar o quanto antes a mão de obra para um segmento da economia carente, porém estratégico. A expectativa é de que até 2015 devam surgir mais de 50 mil vagas por ano no Brasil para técnicos nessas áreas.

Quem está em começo de carreira hoje chega a ganhar R$ 2.615,86, valor referente à remuneração básica desses profissionais na Petrobrás. Atualmente a estatal petrolífera não tem nenhum concurso com inscrições abertas. Mas a estimativa da empresa é admitir 17 mil novos empregados até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano para cargos de níveis técnico e superior.

Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobrás incrementou o programa Profissões de Futuro, com a criação de um site (www.profissoesdefuturo.com.br), onde é possível acessar informações sobre o cenário da indústria de energia e do mercado de nível técnico, além de conhecer as profissões relacionadas.

O gerente-geral da Universidade Petrobrás e responsável pelo programa, Ricardo Salomão, diz que a área mais acessada na página eletrônica é o Mapa de Cursos, onde o aluno conhece os cursos técnicos com uma breve descrição, carga horária, profissões relacionadas e onde estudar. O site foi lançado em dezembro e já contabiliza cerca de 25 mil acessos.

'Com a perspectiva de crescimento nos segmentos de petróleo, gás e energia, construção civil e infraestrutura, a demanda por técnicos de nível médio é crescente. Para termos uma ideia, na Petrobrás controladora, somos cerca de 60 mil empregados próprios sendo dois terços deste efetivo posicionado em carreiras técnicas de nível médio. Esta proporção se repete e até aumenta pelas empresas destes segmentos no País', afirma Salomão.

Quem apostar no setor de energia está no caminho certo, na opinião do vice-presidente de operações da consultoria DBM Brasil e América Latina, José Augusto Figueiredo.
'O setor de energia em geral, desde a elétrica até petróleo passando por energias alternativas, é um campo promissor no Brasil. O profissional deverá olhar a energia de forma sustentável', afirma o especialista.

'Trabalhar no setor de petróleo e gás sempre será promissor. Tem técnico sênior que ganha mais que um profissional que fez curso superior, por exemplo', afirma Fernando Monteiro da Costa, diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil. Além disso, ele aponta que trabalhar na Petrobrás, por exemplo, garante estabilidade e um pacote de benefícios.

No setor naval, Costa diz que faltam profissionais qualificados e interessados em trabalhar em alto mar. 'O brasileiro, de forma geral, quando se forma na área naval, tem preferência em trabalhos fixos, mas as melhores oportunidades estão em alto mar, nas plataformas de petróleo. Isso abre oportunidades para estrangeiros. O setor é fértil de oportunidades, desde que o brasileiro tenha uma mudança de mentalidade e esteja disposto a trabalhar em alto mar.'

O site Profissões de Futuro relaciona ainda outras funções que devem se destacar nos próximos anos, como técnico de operação, técnico de exploração de petróleo, técnico químico e técnico de automação industrial. Para começar a exercer as funções, basta diploma em cursos técnicos.

Segundo Salomão, a formação demora três anos se o curso for feito com o ensino médio ou em 1,2 mil horas (aproximadamente 18 meses) na modalidade após o ensino médio. 'As pessoas que já terminaram o ensino médio e não têm uma profissão definida podem fazer uma habilitação técnica de qualidade, num período razoável de tempo, ficando prontas para ingressar no mercado e aproveitar esta onda positiva.'

Por Gisele Tamamar e Suzane G. Frutuoso, estadao.com.br
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

SAÚDE: Dicas para você dormir melhor.



Mude o travesseiro, ajuste o colchão e relaxe o corpo na posição certa

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. A partir da análise de 2.800 pessoas, os resultados mostraram que cerca de 65% das pessoas relataram que sua qualidade de sono foi boa ou muito boa e o tempo médio diário de sono foi 7,5 horas, incluindo cochilos. Os mais velhos, de 100 anos ou mais, eram 70% mais propensos a relatarem uma boa qualidade de sono do que os participantes mais jovens, de 65 a 79, após controle de variáveis como as características demográficas, socioeconômicas e de saúde. Em contrapartida, quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer do que aqueles que não tem o problema. É o que mostra a pesquisa do National Heart Lung and Blood Institute, dos Estados Unidos, que envolveu mais de 2.200 participantes, apresentada este ano na 24ª reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, no Texas. Mas a falta de sono costuma ser um problema? Às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão para resolver este drama. Confira as dicas abaixo.

Travesseiro, o melhor amigo

Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para dormir é de lado. Assim, a coluna fica longe das dores e os músculos também.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

De bruços, jamais!

A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposenta

O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.

POR MINHA VIDA
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FLORÂNIA: Geovani Pereira Cruz(PSB) pré-candidato a Prefeito pela Oposição apresentará suas diretrizes de Governo em Janeiro.


Ver. Geovani Pereira Cruz(PSB), pré-candidato a Prefeito pela Oposição em Florânia/RN.


Geovani Pereira Cruz(PSB) pré-candidato a prefeito pela FRANTE AMPLA DE OPOSIÇÃO apresentará em janeiro suas diretrizes de Governo e acredita que os demais postulantes façam o mesmo para que a população floraniense tomem conhecimento das propostas e idéias de mudanças que serão defendidas pela Oposição.

Dentro dos entendimentos construídos na oposição para viabilizar uma campanha com possibilidades de vitória, a discussão programática a cerca do Projeto de governo, metas e objetivos é um ponto essencial a ser apresentado até o final de janeiro. a oposição terá que apresentar o que terá de melhor para o desenvolvimento do município que a muito enfrenta crises administrativas e de descréditos dos que passam pela gestão municipal.

“É um compromisso que temos com os floranienses em apresentar as nossas idéias e concepções, o que temos a oferecer de melhor para a gestão do município durante os próximos quatro anos. O cidadão não que mais dar tiros no escuro, chega de decepções.” Frisa Geovani.

“Em 2012, é o ano de sabermos, afinal, o que pensa e o que quer o eleitor floraniense, as experiências anteriores ensinou muito aos floranienses a cerca do que vale e não valem à pena na política, todos os atores que estarão figurando na política já são velhos conhecidos do povo, portanto, não justifica repetir os equívocos do passado,” conclui Geovani.

Geovani está afastado por 25 dias de suas funções como Presidente da Associação Serra Nova / Serra do Meio, e aproveitará as férias do Legislativo e das aulas para realizar exames de saúde na capital com vistas a recarregar as energias e se preparar para a maratona política de 2012 que o espera.


PARÁBOLA REFLEXIVA:
"Aos tijolos de uma fundação não é dado a mesma importância que os mosaicos da varanda, mas, são eles, os tijolos da fundação que sustentam as grandes edificações, e quando eles sucumbirem, tudo desabará." - GPC.

Blog do Geovani P. Cruz
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz 2012 para todas as pessoas filhas de Deus. Paz, saúde e alegria em todos os corações humanos!

"A felicidade está dentro de nós, no que somos e nas pessoas que temos..."(Divoene Pereira )

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos...Se eu não tiver amor eu nada serei... Feliz 2012 para todas as pessoas que eu amo: meus familiares, meus amigos (novos e velhos), meus colegas de trabalho, de estudo, enfim, para todas as pessoas que fazem ou fizeram parte da minha trajetória, quero desejar-lhes paz, muita paz, saúde, muita saúde e acima de tudo O AMOR DE DEUS EM TODOS OS MOMENTOS DE SUAS VIDAS! O amor de Deus faz com que sejamos plenamente felizes e entendamos os nossos limites enquanto seres inacabados, incompletos, inconclusos, sendo assim, precisamos uns dos outros para caminharmos rumo a felicidade! Que neste ano que se inicia olhemos uns para os outros com olhos de amor, de bondade, de generosidade pensando sempre nas necessidades, nos sonhos e nos desejos de todos os nossos irmãos! Que em 2012 sejamos mais "nós" e menos "eus", mais gente e menos máquinas, mais humanos e menos materialistas, afinal de contas as coisas que realmente valem à pena e nos dão alegria independem do dinheiro que poucos têm e muitos morrem por ele. O abraço, o beijo, o olhar carinhoso não está á venda em nenhuma prateleira. A beleza da vida está no que temos e no somos: no Mirante da Serra do Cajueiro, no santuário das Graças de Florãnia, na calçada da matriz de São Sebastião, no Assentamento Serra Nova, enfim a beleza da vida está bem pertinho de nós, no entanto, nos acostumamos a pensar que a felicidade está noutras cidades, noutras pessoas, nas coisas que não nossas. Esquecemos-nos que a felicidade estar dentro de nós, nas coisas simples, no ar que respiramos, nas gargalhadas junto com a família, nas histórias que vivemos, na memória do que só nós sabemos, nos micos que pagamos...Por isso, não deixemos de dizer as pessoas o quanto as amamos, não deixemos de beijar, de abraçar, pois são nesses gestos que a felicidade da gente se completa. Quero dizer a todas as pessoas que eu amo, que esteja onde eu estiver, longe ou perto, estarei com elas dentro do meu coração, na minha pele, na minha alma, pois eu sou um pouco de cada uma delas...Feliz 2012, da amiga e companheira Divoene Pereira Cruz Silva, a filha de Dona Gracinha de Nozinho e de Pedro do SACO...

NACIONAL: Brasil é o 2º melhor país para investimento em imóvel comercial

NOVA YORK (Reuters) - Os Estados Unidos continuarão sendo a primeira escolha da maioria dos investidores do setor de imóveis comerciais em 2012, mas o país perdeu espaço para o Brasil, que se tornou o número dois, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo.

Os imóveis comerciais no Brasil, com sua economia efervescente e seu ambiente mais seguro de investimentos se tornaram um ponto chamativo para investidores globais, segundo a vigésima pesquisa anual dos membros da Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis(Afire, na sigla em inglês).

São Paulo saltou da vigésima sexta melhor cidade para investir em imóveis no ano passado para a quarta em 2012.

Os EUA perderam espaço para o Brasil, com 18,6 por cento dos entrevistados afirmando que o mercado imobiliário brasileiro oferece a melhor oportunidade de valorização para seus investimentos em dólares.

Isso representa uma alta de 14,2 pontos percentuais, levando o Brasil da quarta para a segunda posição e fazendo a China cair para o terceiro lugar, mostrou a pesquisa.

Embora os EUA sejam a opção mais estável e segura em imóveis comerciais, investidores afirmaram que um aumento dos aluguéis e o crescimento da taxa de ocupação, assim como o fato de um imposto de 1980 sobre investimentos estrangeiros ter sido evitado, terão impacto mais significativo sobre suas decisões, diz a pesquisa.

A pesquisa destaca que os Estados Unidos ainda são muito almejados e foram o segundo país, depois da Grã-Bretanha, a atrair mais investimentos estrangeiros em 2011, segundo dados preliminares da Real Capital Analytics.

"O ponto baixo é que o país não promete muita valorização de capital, pois os maiores mercados já estão com preços altos", disse o presidente-executivo da Afire, James Fetgatter.

"Mas de nenhuma forma o Brasil substituirá os EUA, pelo menos não em um futuro previsível. O Brasil é considerado agora um lugar mais seguro para investir, onde você pode ter capital valorizado a um bom rendimento".

Os participantes da pesquisa da Afire detém mais de 874 bilhões de dólares em imóveis no mundo, incluindo 338 bilhões de dólares nos EUA.

Cerca de 42,2 por cento dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que os EUA oferecerão a melhor oportunidade de investimento em 2012, uma queda em relação aos 64,7 por cento registrados na pesquisa do ano passado.

Por Reuters, reuters
Por Ilaina Jonas
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ