Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 12 de outubro de 2013

FLORÂNIA: “POLITICALHA DA PIOR ESPÉCIE, COM DIREITO A HUMILHAÇÃO EM CORES E AO VIVO”

    Marcones e  Jonas Moreira (Oposição)        João Maria e Bebé(Situação)                  Geovani Cruz (Oposição)

“Estou no terceiro mandato de Vereador, já vi acontecer absurdos na Câmara Municipal de Florânia, desde as maiores baixarias, falta de ética e de decoro, troca de empurrões, ameaças de morte, terrorismo psicológico, acusações maliciosas, mentiras, falsidades, vereadores serem vaiados, perseguições, retaliações, conspirações, negligências, descompromisso com o exercício da vereança e subserviência, mas, nunca pensei em ver o Poder Legislativo chegar a tão baixo grau de ética e de falta de decorro, de submissão, e de humilhação contra a figura humana do seu próprio representante, o Vereador”, isso, aconteceu quando foi reprovado por cinco votos contrário a concessão de um Titulo de Cidadão Floraniense ao Vereador Jonas Moreira, com essa postura, a instituição câmara reafirmou a sociedade o seu fisiologismo e a sua subserviência em favor de interesses pessoais, corporativos e escusos, tão grave, quanto, reprovar uma matéria de caráter informativo e fiscalizador das ações do poder executivo, coisa que se tornou regra e habitual”.

No entanto, se tudo que existe de podre e tenebroso na política fosse atribuído simplesmente aos políticos, então os problemas seriam resolvidos a cada quatro anos, quando o cidadão no papel de eleitor, em sua plena liberdade tem em suas mãos o poder do voto, que além de secreto, gratuito, é inviolável o seu direito e exercício a todos os cidadãos a partir dos 16 anos de idade, assim sendo, com a devida responsabilidade e inteligência o voto deveria ser usado como uma espécie de ferramenta de julgamento aos que exerceram por quatro anos um mandato eletivo, principalmente, na eleição proporcional, quando se elege vereadores, deputados e senadores, ditos, representantes do povo. Se assim acontecesse, os políticos incapazes não seriam reeleitos, os corruptos seriam banidos e os hipócritas seriam queimados da história política como cinza ao fogo, permanecendo apenas na política os capazes, honestos, eficientes e comprometidos com a ordem social, a justiça e a coletividade. 

Entretanto, não é isso que vem acontecendo na prática, o voto consciente e comprometido com o sentimento de coletividade, ainda é uma minoria, diante de uma grande maioria do voto que se transformou e se transforma a cada dia em moeda de troca em benefício da individualidade, o famoso toma lá da cá, com isso, são eleitos na maioria, políticos comprometidos e a serviço do capital, do privado, do corporativo e comprometido simplesmente com o seu individual, deixando o estado institucional, o estado de ordem e justiça social debaixo dos seus pés, tal qual, “merda” debaixo do tapete, daí a origem do significado na política do termo, “podridão”, algo apodrecido que quanto mais se mexe mais fede, e sempre jogado por debaixo do tapete.

Até aí é fácil compreender como deveria funcionar essa máquina pública mantida por todos os cidadãos que todos os dias pagam uma alta carga tributária, ficando mais de 40% de tudo que os operários produzem e geram de riqueza nas mãos dos que administram o estado brasileiro, que por sua vez deveria promover ao cidadão os serviços públicos mais essenciais ... e não os faz! Igualmente, como deveria se conduzir a sociedade nesse espaço chamado de democracia, onde a força do voto é incontestável, consciente ou inconsciente, dar e tira o poder de quem o exerce ... o que não acontece! Também, seguindo o mesmo raciocínio, como deveria se comportar os escolhidos a representar o povo, aqueles que irão exatamente representa-los, e administrar as políticas públicas como: Educação, Saúde, segurança, lazer, habitação, geração de emprego e renda, urbanismo e agricultura, que se transformam em pastas administrativas para receberem e converter os recursos públicos que por elas passam para atender a população com serviços públicos essenciais ao desenvolvimento social como um todo, de forma, transparente, impessoal, justa, eficiente e de boa qualidade ... o que não acontece! Trocando em miúdos, vemos que o Brasil se tornou um mundo do faz de conta, faz de conta que me enganas, que faço de conta que acredito, depois, é fácil apontar o culpado, ou os culpados, e nada muda, tudo continua em nada fora nada. Com isso, a política foi transformada em um leilão público, ganhará o poder quem tiver mais poder de barganha, o patrimônio e a conta mais gorda, no dito popular, quem tiver mais grana e der o lance maior, independente da sua capacidade, do seu caráter dos meios e fins para chegar ao poder. Será esse o critério e o caminho certo para o exercício da coisa pública? Todavia, tem sido essa a via escolhida pela maioria dos eleitores do nosso país! E como consequência, o mandato dos eleitos, se torna reflexo, fruto e resultado do voto barganhado, vendido e usurpado a cada quatro anos.

Mas, a final, o que tem a ver todo esse emaranhado de conversa, com o que aconteceu de vergonhoso na Câmara Municipal de Florânia? na manhã do dia 10 de outubro de 2013 ao meio dia, com um plenário quase vazio, mas com transmissão ao vivo na íntegra da rádio comunitária Ibiapina FM, quando pelo menos algumas centenas de cidadãos que atônitos a tudo ouviram, uma verdadeira aula de barrismo, perseguição e humilhação contra um único vereador, exatamente por está buscando cumprir o seu papel de bem representar os anseios da população.  Respondo! Tem tudo a ver! É exatamente esse perfil de prática política, que promove o barrismo, a perseguição, a humilhação contra a natureza humana, levando-a a valor zero a esquerda, promovendo o descredito do sujeito e aleijando a instituição pública, são exatamente esses métodos arcaicos e nocivos, essas práticas e sujeitos que contribuí para blindar e proteger tudo de errado na gestão política e pública, alimentando o permanente e eterno ciclo vicioso, e quando falta uma educação de qualidade, uma saúde eficiente que salve vidas ao invés de matar gente por falta de atendimento, ainda perguntam porque. É exatamente todo esse comportamento de submissão, cumplicidade e obediência ao erro que vem prevalecendo e sendo escolhido pelo maioria do voto da sociedade brasileira, e a resposta para todas as perguntas, de quem é a culpa? Dos que assumem o poder e logo depois abdicam do compromisso com o povo e com um estado de ordem e justiça social, ou, dos que tem o poder de bani-los através do voto, mas insistem em mantê-los no poder em troca da barganha do voto? Considero que todos são culpados e cumplices de tudo que vem acontecendo de errado na política, contudo, o que fazer senão esperar por novas gerações que tenham a consciência do voto? E quem formará essa consciência? A escola, como se nela não se discute formação política!  A final o que fazer? A final que tipo de político merece o seu povo? Já que são produtos e produtores de sua própria obra prima!

Concluo essa reflexão, confessando que me sinto angustiado e constrangido em participar de um espaço político onde a solidariedade e o respeito ao povo e a pessoa humana se faz ausente em detrimento aos interesses provincianos e escusos, onde as práticas retrogradas de perseguição e retaliação prevalece, e ainda, recebe respaldo de grande parte do voto popular. Seria então, a saída, já que não compactamos com essas práticas sairmos da política? e deixar que os lobos em pele de cordeiro se delicie no banquete do voto inconsciente? ou deveríamos erguer as mangas e continuar a nossa luta desigual? onde o fiel da balança é o voto, mesmo sabendo que não seremos preferido por esse voto que decide nas vésperas,  pois não temos o poder do capital?  Contudo, é urgente afirmar, que em uma democracia, o perfil do político, sua práticas comportamentais, são compatíveis com os votos dos que os elegeram, e só haverá uma profunda mudança de ética e caráter na política se mudar a consciência do poder do voto!!!        

“Ao companheiro Jonas Moreira e sua família, a minha solidariedade e a de centenas de cidadãos de bens que se constrangeram com o triste acontecido,  cabeça erguida companheiro, o tempo e Deus dará a todos as respostas devidas”     Vereador Geovani PSB


Blog do Geovani Pereira Cruz 

0 comentários: