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- Geovani P.Cruz
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- Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
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sexta-feira, 9 de agosto de 2013
NACIONAL: Proposta obriga escola pública a ter laboratório de Matemática
Autor considera que o ensino puramente teórico da disciplina é responsável pelo baixo rendimento dos estudantes brasileiros na matéria.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5218/13, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que obriga as escolas públicas de ensino fundamental e médio a ter laboratório de Matemática. De acordo com a proposta, os professores deverão ter a formação necessária para saber dar aula com os materiais do laboratório.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB (Lei 9.394/96) não estabelece a obrigação de laboratórios para nenhuma aula específica.
Arquivo/ Renato Araújo

Stepan Nercessian: ensino meramente teórico não forma estudantes capazes de aplicar Matemática no dia a dia.
Ensino inadequado
Segundo o deputado, vários especialistas em educação questionam o ensino da matemática apenas por métodos dedutivos adotado no Brasil há mais de cem anos. Nercessian acredita que as baixas notas em vestibulares, concursos e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reflexos de um ensino somente teórico da Matemática.
Segundo o deputado, vários especialistas em educação questionam o ensino da matemática apenas por métodos dedutivos adotado no Brasil há mais de cem anos. Nercessian acredita que as baixas notas em vestibulares, concursos e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam reflexos de um ensino somente teórico da Matemática.
Outro problema apontado por ele é que “os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos”.
A implantação dos laboratórios, de acordo com o deputado, pode aumentar a autoconfiança dos estudantes. “A existência do laboratório gera um movimento positivo em direção às transformações necessárias para um ambiente motivador do interesse dos alunos”, afirmou Nercessian.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Dourivan Lima
Edição - Dourivan Lima
BLOG DO GEOVANI PEREIRA CRUZ
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