Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
terça-feira, 3 de julho de 2012

Crônica: A enorme diferença entre o SER e o ESTAR no mundo.


Meus amigos e amigas seguidores, admiradores e colaboradores do nosso blog...Gostaria de refletir coletivamente sobre algumas questões de identidade, para isso começo por mim mesma, para que possamos pensar sobre o SER e o ESTAR no mundo.

Sou Divoene de Pedro do Saco: Eu Sou assim... Não Estou assim...Nunca tive nenhum problema em compreender a minha fé e a minha capacidade de compreender as coisas do mundo. Tenho conseguido conciliar a minha fé e os meus estudos, a minha fé e a Ciência, a minha fé e as minhas lutas, a minha fé e a minha  posição coletiva e política no mundo.

                            A professora Divoene Pereira ressalta: "Prefiro Ser a Está. Há uma diferença enorme entre Ser e Estar. Por isso, sou professora, sou Mestra em Educação." 

Sou cristã graças a Deus, pois acredito que tudo o que existe no mundo é criação e permissão daquele que criou o mundo e todas as coisas que existem e habitam nele.Jamais me confundi entre a justiça e o temor a Deus.

Sou professora, sou amorosa, sou essencialmente gente, política, social e culturalmente dotada de raízes, raízes muito humildes do ponto de vista econômico, no entanto, esta condição nunca foi justificativa para eu me acovardar, ter medo, fingir, vender a minha ideologia de justiça social. Em virtude disso estou ainda na luta, vivo construindo um futuro que será se Deus quiser maravilhoso, abundante e farto, graças ao meu trabalho e a minha dedicação.

Sou Divoene, fervorosamente filha de Deus, o que me deu discernimento para entender o bem e o mal, a verdade e a mentira, a honestidade e a desonestidade, entender o público e o privado, em perspectivas muito distintas.

Prefiro Ser a Está. Há uma diferença enorme entre Ser e Estar. Por isso, sou professora, sou Mestra em Educação. Estas condições me foram dadas por Deus e são permanentes, e intransferíveis. Sendo assim, não gosto de Estar nas coisas, nem nas pessoas, pois o Estar é passageiro e temporário, significa uma condição pouco sólida, sem consistência. Quando estamos nas coisas devemos lembrar-nos de quem somos para não sermos arrogantes e autoritários, por que não somos o centro do Universo, somos apenas uma partícula minúscula deste Universo. E mundo gira e as mesmas pessoas se encontram, em funções e situações diferentes. Assim, devemos cuidar e respeitar os direitos alheios, principalmente o direito sagrado da escolha.

Por isso, amo a minha terra e a minha gente. Sou marxista com um terço na mão. Em mim, não moram o medo, a mentira, a falsidade. Em mim moram o amor, a solidariedade, a justiça e principalmente o respeito a pessoa humana.
Sou amorosa, emotiva, porém muito mais que isso, sou corajosa, verdadeira e estou sempre aberta ao diálogo, por que acredito nas verdades das pessoas. Sei que não sou dona da verdade, no entanto, as minhas verdades são bem argumentadas, sólidas. Não falo porque ouvi dizer, não digo o que querem que eu diga. Falo o que penso e digo o que pode ser dito com respeito.

Em suma, olho para  céu e digo obrigada meu Deus. Deito e durmo com a consciência leve de quem nunca traiu os seus ideais nem os seus amigos, de quem nunca abandonou a luta construída coletivamente, quando a bem pouco tempo atrás se fez necessário recorrer a justiça por direitos sociais sagrados, os da decisão democrática, que um dia quase foram roubados pelo autoritarismo que pensou ser Poder constituído. 

Optei pela coragem e por poder olhar para os meus amigos de frente sem nenhum constrangimento, por que eles sabem que sou coerente. A esses amigos que são os meus maiores tesouros que Deus me deu nesta travessia chamada: VIDA, eu dedico a minha luta e o minha fala, que são os meus instrumentos de conscientização..

Sou filha de Deus e afilhada consagrada da Mãe de Jesus Maria, por isso sou forte, ou melhor, Deus me faz ser muito forte, para isso procuro fazer o bem e ser fraterna. E principalmente sou  consciente dos meus direitos e deveres.

Sou muito feliz e realizada! Graças a Deus! Então, fica uma sugestão: pensem e descubram quem são, o que querem e para onde vão! Estes são alguns dos princípios para conquistarmos a felicidade e a paz interior. Eu já encontrei e desejo que todos as  encontrem.

FONTE;BLOG DO GEOVANI.

0 comentários: