Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

RN: Atingida por tremores, cidade do RN tem 14 casas com risco de desabar


Mais de 600 abalos já foram registrados iram Pedra Preta desde outubro.
Prefeito da cidade assinou decreto que coloca município em emergência.

Felipe GibsonDo G1 RN
Comente agora
Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)Morando em casas antigas, habitantes de Pedra Preta temem abalos sísmicos (Foto: Jorge Talmon/G1)
Atingida por uma série de tremores de terra, a cidade de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal, está com 14 casas sem condição de moradia. É o que afirma o coordenador municipal da Defesa Civil, Guilherme Bandeira, que contabiliza 48 residências danificadas, além de prédios públicos. Para viabilizar apoio financeira e reconstruir os imóveis que sofreram danos com os abalos sísmicos, o prefeito da cidade, Luiz Antônio Bandeira, assinou nesta quarta-feira (4) o decreto que coloca Pedra Preta em situação de emergência.
Mapa de Pedra Preta, no RN (Foto: G1)Mapa de Pedra Preta, no RN (Foto: G1)
Pedra Preta vem sofrendo com tremores de terra desde outubro. Até agora, mais de 600 abalos já foram registrados pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A maioria, porém, são considerados micro tremores que não são percebidos pela população, sendo apenas registrados pelas estações sismográficas mais próximas do epicentro. O pesquisador Joaquim Ferreira, que integra o Laboratório Sismológico da UFRN, explica que a causa dos abalos em Pedra Preta é a formação geológica do estado. "Todo o Rio Grande do Norte está na borda da bacia potiguar que é uma região que é a mais ativa do Brasil. Por isso, acontecem esses tremores", diz.
Pedra Preta fica localizada na região Central do Rio Grande do Norte, tem 2.600 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Destes, 70% residem na zona rural. A cidade é pacata e quase todo mundo se conhece. Em todo o município, há sete escolas: cinco na zona rural e duas na cidade. Uma igreja católica, duas evangélicas e um centro espírita dividem a fé dos moradores. Os postos de saúde são três. A cidade conta com um ponto de apoio para a Polícia Militar, mas não tem delegacia. Cinco policiais se revezam na segurança do município.


BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

0 comentários: