Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
segunda-feira, 2 de maio de 2011

Florânia: No 1º de Maio, dia Mundial do Trabalho, Comunidade socorre estrada abandonada pela Prefeitura.

Comunidade organizada para iniciar roço, desobstruir córregos e tapa buracos.
Da esquerda para direita: Zé Felinto, Tico de Lourdes, Bolão, Badé, Pelhonha, Geovani, Bastião, Bianor, Valdeir e Raimundo de Inêz.

Em Florânia, precisamente na região serrana, moradores da maior comunidade rural, no Povoado João da Cruz, a 15,5 km da sede, organizados pela Associação da comunidade e lideranças, fazem mutirão para amenizar a difícil situação da principal estrada que escoa toda a produção, dar acesso aos principais pontos de turismo rural do município, e por onde trafegam todos os dias, mais de 50% da população rural, porém, mesmo assim, encontra-se em estado de abandono pela Prefeitura Municipal.

Apesar do tempo e dificuldades a união e motivação é o principal combustível. Tico de Dora(visto de cima do carro) é o motorista e responsável pela equipe do roço.

A estrada é conhecida como estrada da Serra do Cajueiro, ou, “ESTRADA DA PRODUÇÃO”, isso, pelo fato de durante todo o ano, descerem centenas e toneladas de frutas, ali produzidas, como: Cajú, Pinha, Goiaba, Graviola, Manga, derivados da Mandioca, e ainda mais de 50% da produção de grãos do município.

A equipe de 16 homens, organizada por Geovani, se dividem em diferentes trechos e tarefas.

Após várias cobranças e Requerimentos do Vereador Geovani Pereira, liderança local, e nenhuma resposta da Prefeitura que geralmente “nada pode”, a comunidade resolveu transformar o dia 1º de maio, dia mundial do trabalho, também, no dia do mutirão, como ato de socorrer a estrada, e de protesto contra a negligência e abandono a que submete o atual desgoverno municipal, do Prefeito SL, que religiosamente recebe verbas federais e do estado, 03(três) vezes por mês, durante todo o ano, inclusive, impostos como: a CIDE e ROYALTIES DA PETROBRAS que devem ser utilizados para manutenção das estradas vicinais, porém, não os faz, deixando assim, em estado de caos social, e desconforto total, toda a população rural do município que é a principal responsável pela produção de alimentos para abastecer os centros urbanos. No momento, nada mais a declarar!

Erivan Salviano, mais conhecido por "cunhado", cuida de desobstuir os córregos.

Gilson Pereira, trabalha na remoção de material para tapar os buracos.

José Luiz(Bolão), se reveza na limpeza dos córregos e nivelamento de terra.

José Teixeira Filho(Badé), além de motivador e apoiador da equipe, cuida de todos os serviços.

Maurílio, Valdeir e Cunhado removendo material para forrar a estrada.

Rodrigo, visitante assíduo e ilustre da comunidade deu uma paradinha
para observar os serviços e dar uma força a equipe.

UM POUCO DA HISTÓRIA: "1º de Maio no Mundo"

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

0 comentários: