Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
segunda-feira, 25 de julho de 2011

FLORÂNIA: Empresa Espanhola poderá investir em Parque de Energia Eólica nos Assentamento Serra Nova e Serra do Meio.


Nesta tarde de segunda-feira (25) a Associação dos Projetos de Assentamento Serra Nova e Serra do Meio, recebeu uma importante visita de representante de grupo Espanhol que investirá em implantação de Parques Eólicos na Serra de Santana, o Sr. Máximo Reija López, sócio-representante da GESTAMP EOLICA BRASIL, empresa multinacional de naturalidade Espanhola. Segundo seu representante é uma das três principais empresas que existe em todo o mundo que produz todo o equipamento necessário para a implantação dos Parques Eólicos.

No estado do RN três regiões estrategicamente estudadas comportarão a implantação dos Parques Eólicos, sendo as seguintes: João Câmara, Serra do Mel e Serra de Santana.

Os pontos referenciais que estão sendo estudados para a implantação de três parques são nos seguintes municípios serranos: Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz e Florânia.

No município de Lagoa Nova o estágio de implantação está bem adiantado, há dois anos que a referida empresa já mobiliza as comunidades e proprietários de terra que concederam o espaço necessário para a instalação dos Parques. São assinados contratos de concessão por 35 anos onde a comunidade e proprietários outorgantes receberão taxas pré-estabelecidas anualmente pelo espaço concedido e utilizado.

Outro aspecto importante é o fato dos Parques Eólicos atraírem para as comunidades parceiras, investimentos significativos de infra estrutura como: estradas, saneamento básico, turismo, formação e capacitação técnica além da geração de emprego e renda, segundo seu representante. Outro ponto fundamental é que parte dos recursos que são pagos pela empresa é destinado para fundos comunitários que viabilizarão investimentos locais e estratégicos em infra-estrutura e ações sociais.

A reunião preliminar aconteceu na sala da Associação com a mesa diretora, participaram Geovani Pereira Cruz(Presidente), Francymaria Sales de Medeiros(Secretária) e Maria de Fátima dos Santos, Marize Silva de Medeiros, João Maria da Silva e José Marcelino Vieira(Membros do Conselho Fiscal), pela Empresa participaram, Maxímo Reija, Kassia Araújo e Jeffer Ginfone, posteriormente será marcada uma reunião com toda a comunidade para analisarem o Projeto e os termos contratuais que serão celebrados entre a Empresa e a Comunidade. O INCRA será o importante interlocutor da comunidade já que as terras dos referidos Assentamentos pertencem a União, as famílias ainda não detém o título definitivo de posse e escritura pública, apesar de estarem a mais de 10 anos explorando e vivendo nas posses.

Blog do Geovani P.Cruz

1 comentários:

Jaffer Giffoni disse...

Bom dia, é com um imenso prazer que venho aqui comentar esse novo Projeto de uma Energia Limpa e Sustentavel no nosso município, trazendo vários beneficios para a comunidade do Assentamento e para o nosso município. Vamos com tudo Geovani!
Jaffer Giffoni