Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 24 de julho de 2010

Utilidade Pública em Saúde: "Câncer de Mama", um vilão que não escolhe sexo!


Nosso corpo é formado por células. Algumas vezes, essas células podem crescer mais do que deveriam. Esse crescimento pode ser apenas um cisto, não apresentando risco imediato para a pessoa. Mas esse crescimento descontrolado das células pode ter características especiais. Nesse caso, é chamado de câncer, podendo ser de diversos tipos de acordo com sua localização, e podendo também este se espalhar e atingir outros órgãos. Independente do tipo e do estágio do câncer, este deve ser tratado o mais rapidamente possível.
O Câncer de Mama é um tipo de tumor formado pela desorganização de várias células, esse tipo de tumor atinge com maior freqüência as mulheres, podendo atingir também raramente os homens. Essa doença pode desenvolver dois tipos de tumor, o maligno e o benigno.

O tumor maligno ocorre quando as célula. dão origem às metástases que caem na circulação sangüínea invadindo as células sadias do corpo e é ai que se diagnostica o câncer de mama maligno, porém esse tumor cresce muito rápido e sem dor, podendo atingir a outros órgãos do corpo, e é por este motivo que deve ser feito exames freqüentemente, para que seja descoberto rapidamente, pois o enfermo corre o risco de perder a mama. Já o tumor benigno, não consegue dar origem as metástases, ele cresce devagar e não chega a atingir outros órgãos do corpo, porém eles são pequenos e dolorosos, mas eles não chegam a se transformar em um câncer, ele pode ser retirado até mesmo com uma micro-cirurgia
Sintomas do Câncer de Mama
O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, vermelhidão ou outra alteração na pele.
Tipos de Câncer de Mama
O câncer de mama é classificado conforme a parte da mama onde está localizado e se é invasivo ou não. O tipo mais comum é o Carcinoma ductal invasivo. Se desenvolve nos canais de leite (ductos) e pode espalhar-se para outras partes do seio e do corpo. Depois dele, o carcinoma lobular invasivo é o mais comum. Sua origem é nos lóbulos, pequenas estruturas na mama que produzem o leite. Esse tipo de câncer também pode se espalhar. Existem ainda três tipos de câncer de crescimento mais lento, os carcinoma tubular, o mucinoso e o medular.
Outros tipos são mais raros, mas ocorrem. A chamada doença de Paget é um tipo de câncer nos ductos de leite que se espalha para a auréola, normalmente causando coceira, descamação ou enrugamento do mamilo. Já o carcinoma inflamatório é pouco comum,mas muito agressivo, espalhando-se com mais rapidez. O câncer é uma doença genética, mas com a vida que se leva hoje devemos tomar cuidados para que esta doença de características genéticas não se torne uma doença generalizada e tome características sociais, sendo assim uma doença comum na sociedade coisa que já esta se tornando.
Tratamento do Câncer de Mama
Descoberto qual o tipo de câncer que está presente, é hora de escolher o tratamento mais adequado para combater aquele tipo específico. Os tratamentos podem incluir cirurgia, radiação, terapia hormonal e quimioterapia. A cirurgia pode ser a retirada apenas do nódulo (lumpectomia) passando por outros tipos e podendo, conforme o caso, chegar à retirada total do seio (mastectomia) . As mastectomias feitas hoje em dia não se assemelham as de antigamente, em que a mulher ficava prejudicada até em seus movimentos de braços e outros problemas. A reconstrução também evoluiu muito, contribuindo para diminuir o desconforto e o sofrimento físico e psicológico das mulheres tratadas de câncer de mama.
Os tratamentos podem ser aplicados individualmente ou combinados para conseguir uma maior segurança na cura. O médico explicará qual o tratamento indicado e porquê ele é a melhor escolha. Ouça atentamente e faça as perguntas que achar necessárias. É importante saber a duração de cada tratamento, como funciona, o que esperar e quais são os prognósticos, isto é, o que vai acontecer com a doença e o paciente após o tratamento.
Os tratamentos mais utilizados são, a Quimioterapia e a Radioterapia. Ambas são importantes no combate ao câncer e podem ser utilizadas juntas para curar certos tipos de câncer.
A radioterapia usa radiação ionizante através de máquinas específicas, direcionadas diretamente na região afetada com o objetivo de destruir as células afetadas.Já a Quimioterapia não usa máquinas e sim medicamentos (coquetel) que agem de forma intensa nas células que nascem e se duplicam rapidamente. Assim com a radioterapia, a quimioterapia também afeta as células normais (não cancerosas) causando efeitos colaterais, como queda de cabelo, anemia e sangramento.
Prevenção do Câncer de Mama
Por ser um câncer altamente curável, é importantíssimo detectar o câncer logo que ele apareça. Examinar todo mês o próprio seio pode detectar muitos casos iniciais. Em visitas regulares ao médico também é possível descobrir um nódulo suspeito. Mamografias anuais são indicadas para mulheres acima de 40 anos, ou para as mais novas caso tenham casos na família.
Não se sabem as causas exatas do câncer de mama. Possíveis culpados, como a terapia hormonal, são motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Recomenda-se uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Evitar o excesso de álcool, manter o peso correto, praticar exercícios e técnicas de relaxamento podem manter o organismo saudável como um todo. Além de manter o equilíbrio entre nosso corpo e nossa mente.
Câncer de Mama no Homem
Muito raro mas possível, mas exatamente por isso, não costuma ser detectado cedo e infelizmente, pode evoluir até um estágio avançado sem ser diagnosticado. O tratamento é o mesmo e a evolução da doença também. O câncer de mama em homens também pode espalhar-se para outras partes do corpo. É fundamental que qualquer alteração da mama no homem seja examinada por um médico para que as providências corretas sejam tomadas.
Já foi comprovado: a melhor forma de combater o câncer de mama é prevenindo-o, através do auto-exame e do profundo conhecimento de todas as mulheres sobre os possíveis sintomas da doença e como reagir a eles. E é justamente esta arma que o Ministério da Saúde vem tentando utilizar em todas as suas campanhas.

Estágios do Câncer:

Essa doença pode chegar até quatro estágios:
Estágio I: O tumor é bem pequeno e não está espalhado pelos órgãos.

Estágio II a: O tumor ainda é pequeno, porém afetar os órgãos auxiliares.

Estágio II b: O tumor mede de 2 a 5 centímetros e chega até os linfonodos auxiliares, já se tiver mais de 5 centímetros, ele não chega a afetar esses órgãos.

Estágio III a: O tumor é um pouco maior que 5 centímetros, podendo assim afetar os linfonodos auxiliares, que podem estar juntos com outros órgãos vizinhos.

Estágio III b: O tumor entra na cavidade torácica, e faz com que as mamas fiquem inchadas.

Estágio III c: Independente do tamanho do tumor, ele não irá se espalhar por partes distantes, ele irá atingir os linfonodos dentro da mama.

Estágio IV: É quando o tumor já está espalhado por outras partes do corpo, como cérebro, ossos, fígado e pulmões.

A maneira mais fácil e ágil de se descobrir este câncer, é fazendo um auto-exame, é importante que todas as mulheres, façam freqüentemente.
Por: Giordanna Novick Pereira Cruz – Acadêmica cursando do 2º período de Enfermagem da FARN (Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN)

0 comentários: