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Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: As crianças superdotadas e a educação escolar.

ARTIGO

Ter alunos ou filhos com habilidades acima da média requer do professor e dos pais cuidados especiais, pois estas habilidades podem se apresentar como problema se não forem acompanhadas e desenvolvidas por profissionais especializados.

Dados oriundos da Organização Mundial de Saúde (OMS) calculam que pelo menos 5% da população têm algum tipo de alta habilidade. Em nosso país, até o ano passado, haviam sido diagnosticados 2,5 mil jovens e crianças com altas habilidades, os chamados superdotados.

Os estudos em torno das Inteligências Múltiplas, defendidas por Gardner, tiveram papel determinante para que compreendêssemos como se processa a alta habilidade no ser humano. Estes estudos garantem suporte aos professores para trabalharem com os alunos superdotados, numa perspectiva de crescimento pessoal e intelectual destes.

A superdotação ocorre em qualquer aluno, em qualquer local ou classe social e até nos alunos com alguma limitação física ou psíquica.

Da mesma forma que os estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem precisam de flexibilização nas aulas e de apoio por parte do professor e da família, os superdotados também necessitam deste apoio.

Para trabalhar a superdotação o professor precisa ter domínio de estratégias diversificadas, apoio externo de outros profissionais especializados, dentre eles: fonoaudiólogo, neuropediatra, clinico geral, psicólogo, psicopedagogo, dentre outros. Esta equipe chamada de multidisciplinar deve atender as necessidades específicas de cada educando.

As altas habilidades, ou superdotação, dividem-se em seis grandes blocos: Capacidade intelectual geral, Aptidão acadêmica específica, Pensamento criativo, Capacidade de liderança, Talento especial para artes e Capacidade psicomotora.

Após ser diagnosticado a superdotação e área em que a criança se destaca, o caminho é trabalhar a família e a escola para que a criança possa desenvolver seus potenciais e atingir os objetivos pessoais e da sua formação escolar.

Em suma, olhemos com cuidado para nossos filhos e alunos para que não passe despercebido as altas habilidades que possuem. Você pode ter em casa ou em sua sala de aula um superdotado. O superdotado é um gênio. Cuidemos de nossos gênios.
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Abraços: Divoene Pereira Cruz Silva
Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

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