Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: Os grandes líderes e suas trajetórias







ARTIGO

A história da humanidade foi e continua sendo marcada pela presença de grandes líderes: homens e mulheres que ousaram, lutaram, desbravaram e construíram a sua história e da sociedade na qual estiveram e estão inseridos.

Desta forma, se constituíram líderes. Conquistaram este direito: o direito de exercer a liderança outorgada pela credibilidade das pessoas. A liderança originada dos embates, das vitórias e lutas que ultrapassaram o tempo e as adversidades, se fez verdadeira, uma vez que foi construída dia-a-dia. Por isso jamais será usurpada ou roubada. Como também uma liderança não é comprada ou produzida artificialmente.

O fenômeno da liderança requer tempo e história em prol da humanidade. Os líderes se são capazes de agirem contra as desigualdades, as injustiças e as violências que assolam os seres humanos e quebram ciclos viciosos de domínios imperialistas.

Nossos líderes, chamados de heróis se destacaram e se destacam por enfrentarem situações adversas, conflituosas, conseguindo vencer barreiras, antes nunca vencidas. Quando esses homens agem em defesa dos direitos humanos, a história se faz e as suas trajetórias se diferenciam, pois imprimem em seus atos os interesses coletivos.

Lembremos: Gandhi, Mandela, Che Guevara, Olga, Evita, Dom Hélder, Irmã Dulce, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dorothy, Chico Mendes, Paulo Freire, Lula, enfim, ícones que mudaram a história dos seus contemporâneos. Todos eles ocupando espaços diversos em seus contextos sociais.

A liderança é a capacidade de se construir em meio a adversidades, conflitos, e necessidades humanas. Os líderes independentes das origens são pessoas que mostram a face e se fazem compreender sem máscaras, sem artefatos construídos.

Os líderes se construíram e se constroem em sua vida cotidiana. Seguidos pela admiração e a credibilidade de seus pares. Não se inventa um líder. Não se encomenda um líder. Nem tampouco dar-se a um homem ou a uma mulher a capacidade de se fazer líder atravessando décadas e modismos se esses heróis não tiverem a essência do povo.
Na atualidade a partir dos adventos da internet se tornou comum a tentativa de “fabricar”, impor e “vender” imagens falsificadas de “lideranças”.
Este processo de “fabricação” pode produzir “bonecos falsificados”, arremedos das verdadeiras lideranças. O que é importante ressaltar é que por trás desses “bonecos falsificados”, estão sempre e preponderantemente os interesses puramente financeiros de quem os patrocina. No entanto, essas “imagens falsificadas” não resistem às verdadeiras lideranças.

Os líderes verdadeiros estão acima do marketing e das publicidades. Lembremos que há mil anos não havia televisão, computador, twitter, mas já havia líderes. Os líderes falsificados e produzidos irresponsavelmente, não resistem aos embates contra as verdadeiras lideranças. Sabem por quê? Porque os verdadeiros líderes têm história e para se fazer história, levam-se décadas!

Não se produz um líder a partir de interesses comerciais, pois os mesmos conquistaram este direito, o qual não é destruído através de matérias encomendadas, plantadas em blogs irresponsáveis, administrados por laranjas internáuticos (os mais novos “personagens da era internet”, usados pelos fantasmas que não assinam as suas matérias e se escondem por trás de “bobos da corte”). No entanto torna-se fácil juntar as peças do jogo de xadrez e chegarmos aos possíveis autores. Basta analisar, acompanhar e pensar, como tenho feito nos últimos meses. Por isso, atentemos para as “manchetes destrutivas”, que intencionam destruir os nossos líderes verdadeiros. Temos nossos líderes, muitos por sinal.
Neste contexto quero trazer á tona dois exemplos de lideranças verdadeiras de nossa cidade.

Estou falando de Pedro Paulino (Pedro do Saco) e Titi Nobre, esses líderes estão entre nós, caminham junto a nós. Ninguém pode negar esta realidade!
Pedro Paulino e Titi Nobre têm seguidores, fiéis, que defendem o seu nome. Cada um atuando em campos diferentes. Pedro Paulino, agricultor, líder sindical. Dr.Titi Nobre, médico, no entanto, os dois líderes políticos.

Pedro Paulino e Dr. Titi Nobre, se mostraram fortes, resistentes, capazes, imbatíveis. Resistiram á décadas e se construíram líderes em nossa cidade e em nossa região. Meus respeitos e minha admiração por tudo o que venceram e ainda vencem em nosso cenário sócio-político.
Pedro Paulino Cruz, agricultor, professor, principal liderança sindical do município, fundador do STR de Florânia, Ex-vereador por cinco mandatos prestes há completar 67 anos, continua prestando relevantes serviços aos floranienses, como presidente do Sindicato, e como liderança política.

Francisco Nobre Filho (Dr. Titi), médico, clínico geral, maior liderança política de Florãnia, Ex-prefeito (gestão 2001 -2004), aos 66 anos, continua prestando relevantes serviços aos floranienses, como médico e liderança política.


Ambos têm histórias parecidas. Na infância e juventude, compartilharam fases de suas vidas, precisamente no sítio Catolé, onde seus pais, Seu João do Saco e seu Chico Nobre (compadres João e Chico) tinham propriedades.

Pedro e Francisco passaram parte de sua infância e juventude compartilhando atividades como: cuidar do gado e transportar em lombo de jumentos, o leite produzido para a venda na cidade de Florânia. Quando jovens, viveram a alegria nos forrós pé-de- serra, partilharam das mesmas amizades, das mesmas lembranças de outrora. Com a chegada da maioridade, quando os estudos os levaram por caminhos diferentes, tomaram rumos diferentes. No entanto, a amizade plantada na infância já havia florescido.


Pedro continuou a trabalhar no sítio Catolé e Francisco seguiu seus estudos escolhendo a área médica, a qual se dedica até hoje.


Pedro Paulino, em virtude das adversidades e das lutas, só veio concluir o ensino médio, mais tarde, quando já havia constituído família. Após seguir a carreira de liderança sindical, fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florânia, a quem até hoje preside e presta serviços aos floranienses que habitam na zona rural e também na cidade.

Recentemente Pedro Paulino e Dr. Titi, se encontraram na sede do Sindicato e por horas conversaram relembrando as suas histórias de vida e suas trajetórias na política. No final da boa e agradável conversa, reafirmaram a amizade de outrora, que nem o tempo, nem os caminhos tortuosos da política conseguiram desgastar ou acabar.


Apesar de terem sido adversários políticos durante décadas, sempre prevaleceu o respeito e a admiração que conservam um pelo outro. O carisma de ambos os fez líderes, os fez homens que mudaram e continuam mudando a história das pessoas de nosso município.


Sendo assim pensemos sobre os verdadeiros líderes e suas histórias. Não se inventam nem se destroem líderes. Eles existem e resistem ao tempo, pois se construíram a partir dos seus feitos e de suas conquistas. Para isso já plantaram suas sementes. Um exemplo destas sementes são os novos líderes, dentre eles: o Vereador Geovani Pereira Cruz, fundador do Povoado João da Cruz e filho do líder sindical Pedro Paulino Cruz.


Liderança se conquista. Portanto, não se inventa, não se compra, nem se vende! Atentemos para isto!

Abraços: Divoene Pereira Cruz Silva
Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

0 comentários: