Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO: As nossas crianças e adolescentes em meio aos apelos do mundo consumista. Que devemos fazer?


ARTIGO

As nossas crianças e adolescentes em meio aos apelos do mundo consumista. Que devemos fazer?

As crianças e os adolescentes do mundo contemporâneo vivem rodeados pelos apelos consumistas, os quais ditam um padrão de qualidade para existir nos grupos sociais. Em virtude disso os pais passam por um momento crucial onde estabelecer limites e conscientizar os filhos das condições reais para a sobrevivência na atualidade, são critérios importantes.

Saber dizer “sim” e saber dizer “não”, faz a diferença no diálogo entre pais e filhos. Principalmente, quando as nossas crianças e adolescentes querem seguir os modismos que em sua maioria custam muito caro às famílias.

Faz-se necessário conscientizarmos os nossos filhos de que este momento da vida deve ser dedicado a formação escolar. Embora possam se divertir, passear com amigos, as nossas crianças e adolescentes precisam saber, que é nesta fase da vida que construímos os nossos conhecimentos e personalidade. Estudar deve ser o maior compromisso.

Não podemos ceder aos desejos consumistas dos nossos filhos, pois estaremos formando consumidores compulsivos. Tentemos mostrar-lhes o que é fundamental e o que é supérfluo. O supérfluo aliena as mentes das crianças e adolescentes, além de valorizar o capitalismo selvagem que impera em nosso mundo.

Não podemos estimular o supérfluo, quando estamos rodeados de pobreza e miséria, em nosso mundo globalizado. Precisamos mostrar aos nossos filhos que o mais importante é investir na formação intelectual, que passa necessariamente pela formação escolar. Devemos estimular a leitura, a pesquisa e a boa conversa. Devemos apoiar a escola em que nossos filhos estão sendo formados. As nossas escolas são excelentes! Os nossos professores são brilhantes! Resta-nos acompanhar o dia-a-dia de nossos filhos, para darmos apoio e suporte necessários aos seus professores e a escola enquanto comunidade viva e importante para o contexto social.

Nesta difícil tarefa de educar devemos contar com o apoio da escola, que é sem sombra de dúvida grande parceira.

Agindo desta maneira estaremos contribuindo para que nossas crianças e adolescentes não sejam reféns dos apelos consumistas.

Encaminhar nossos filhos a religiosidade é fundamental para a paz na educação familiar. Incentivemos os nossos filhos a participarem dos eventos religiosos, independente da crença:católicos ou protestantes, o mais importante é mostrar-lhes o caminho que leva a Deus.

Incentivemos os nossos filhos para que façam parte dos grupos de cultura (teatro, dança esporte), enfim, dos movimentos culturais do nosso município. Nossa cultura é riquíssima! Temos história.

Priorizemos para os nossos filhos uma formação intelectual fundamentada na honradez, na retidão de caráter, bem como na valorização da ética enquanto princípio fundamental para o homem.

Conversemos com eles de forma sincera, clara, sem preconceitos, reconhecendo seus limites e defeitos para que desta forma possamos ajudar-lhes a superar seus limites.

Respeitemos as nossas crianças e os nossos adolescentes como pessoas que têm individualidades e características singulares!

Acima de tudo sejamos responsáveis por eles e pelos seus atos!
Abraços: Divoene Pereira Cruz Silva
Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

0 comentários: