Páginas
Arquivo do blog
-
▼
2012
(198)
-
▼
junho
(44)
- FLORÂNIA: PV, PT, PSB, PHS e PSDC homologam candid...
- FLORÂNIA: PREFEITO SALOMÃO, FORA DA DISPUTA, HOMOL...
- FLORÂNIA: Juíz que cassou o Prefeito, condena o m...
- A conscientização das pessoas das camadas populare...
- NACIONAL: Câmara poderá votar medida que beneficia...
- FLORÂNIA: REPASSES DO GOVERNO FEDERAL AO MUNICÍPIO...
- FLORÂNIA: ASSOCIAÇÃO SERRA NOVA PROTOCOLOU ABAIXO ...
- NACIONAL: Cúpula Mundial de Legisladores apresenta...
- FLORÂNIA: Júnior de Januncio e Sinval Salomão pres...
- FLORÂNIA: Claudio e Ivan prestigiam pavilhão de Sã...
- FLORÂNIA: IMPERDÍVEL ... PAVILHÃO DE SÃO JOÃO BA...
- Cadete Aviador da Força Aérea Brasileira, Marcos V...
- PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB DIRETÓRIO...
- FLORÂNIA: Ivan Fioravante reafirma sua pré-candida...
- PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB DIRETÓRIO ...
- NACIONAL: "No Brasil, a pobreza tem cor"
- FLORÂNIA: TERÇO DOS HOMENS FAZ O 5ª NOVENÁRIO DA ...
- RN: Atraso na documentação das Prefeituras dificul...
- CORPO E SAÚDE: 12 hábitos ajudam a manter a famíli...
- FLORÂNIA: FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA NO POVOADO JOÃ...
- Florânia realizará o 2° Fórum Comunitário Selo U...
- A professora Divoene Pereira profere palestra na ...
- FLORÂNIA: Caso de Polícia: Escola suspende aulas ....
- RN: TCE divulgará terça-feira lista de “inelegíveis”
- FLORÂNIA: “EM BREVE SERÁ LANÇADA A CAMPANHA ... E...
- FLORÂNIA: A FORÇA DOS EMPRESÁRIOS SUPERA 100 ANOS ...
- FLORÂNIA: FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO ANUNCIA DATA DA...
- SERIDÓ: Justiça determina que empresário de Jardim...
- FLORÂNIA: Empresário Júnior de Janúncio recebeu os...
- CORPO E SAÚDE: Chocolate com 70% de cacau pode aju...
- NACIONAL: MEC anuncia 2.415 vagas em cursos de med...
- RN: Caraúbas tem novo prefeito; gestor foi cassado...
- RN: Governadora recebe CPI e reafirma compromisso ...
- FLORÂNIA: APÓS DOIS ANOS ENGAVETADO O PSE - PROGR...
- FLORÂNIA: FUNDEB EM MAIO/2012 RECEBE REAJUSTE SUP...
- FNDE CUMPRE RIGOROSAMENTE REPASSES PARA FLORÂNIA
- NACIONAL: Estados e municípios recebem R$ 269,7 mi...
- NACIONAL: Inscrições para o Enem 2012 já estão abe...
- ECONÔMIA: Euforia do investidor com o Brasil acabo...
- CORPO E SAÚDE: Proteja seu filho da obesidade infa...
- CORPO E SAÚDE: O que é Alergia? Alergia ou re...
- FLORÂNIA: CONISA CULPA A CAERN DE PREJUDICAR A MA...
- NACIONAL: Comissão de Agricultura aprova alongamen...
- MDA entrega 26 retroescavadeiras para municípios d...
-
▼
junho
(44)
Conheça-me
- Geovani P.Cruz
- Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
- Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Parceiros
Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 12 de junho de 2012
CORPO E SAÚDE: 12 hábitos ajudam a manter a família unida
Saiba como é possível fortalecer o vínculo afetivo com pequenas atitudes
Crescem os estudos que comprovam como os familiares interferem na nossa saúde física e mental, independente da idade. Uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Americana do Coração, por exemplo, comprovou que pacientes da terceira idade se recuperam muito mais rápido de derrame quando acompanhados dos parentes. Já um outro estudo recente da Universidade de Oregon, nos EUA, indicou que pais com dificuldades de relacionamento têm mais chances de ter bebês com distúrbios durante o sono.
Manter o vínculo afetivo é uma vantagem e tanto, mas nem sempre é fácil. "Há famílias que se veem muito, porém as pessoas não são tão próximas, porque tem o componente da afinidade. Construímos vínculos com as pessoas que nem sempre podem existir nas famílias", explica a psicóloga Eliana Alves, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Confira a seguir alguns ingredientes diários que podem incrementar os laços afetivos e aumentar - de fato - a união familiar
Manter o vínculo afetivo é uma vantagem e tanto, mas nem sempre é fácil. "Há famílias que se veem muito, porém as pessoas não são tão próximas, porque tem o componente da afinidade. Construímos vínculos com as pessoas que nem sempre podem existir nas famílias", explica a psicóloga Eliana Alves, do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Confira a seguir alguns ingredientes diários que podem incrementar os laços afetivos e aumentar - de fato - a união familiar
Respeite os limites de cada um
Esse é um dos hábitos mais difíceis, pois implica aceitar algumas diferenças. "Cada indivíduo da família tem seu ritmo, seu jeito de vivenciar as coisas da vida. Tanto os filhos como os pais desenvolvem essa percepção do 'jeito de cada um'", conta o psiquiatra Paulo Zampieri, Terapeuta de Casais e Famílias, de São Paulo. Procurar respeitar essas peculiaridades - desde que não sejam preocupantes - pode ajudar a resolver conflitos familiares de uma forma muito mais fácil.

Priorize o bom humor
Procure encarar os conflitos familiares com mais disposição. Muitos deles surgem por motivos pequenos e são alimentados pelo cansaço e estresse do dia a dia. "Encarar conflitos já é melhor do que evitá-los e há de ser com bom humor, senão fica sempre parecendo cobrança ou bronca", aconselha o psiquiatra Paulo Zampieri.

Cozinhe em conjunto
A psicóloga Eliana Alves fala que é importante criar espaços que propiciem um vínculo afetivo. "Vivemos no imperativo da falta do tempo, mas é necessário se preocupar em criar momentos para conviver com nossos familiares", diz a especialista.

Incentive o diálogo
Essa é uma das práticas mais fundamentais. De nada adianta viver unidos sob o mesmo teto se não há conversa, se as pessoas não compartilham seus sentimentos e experiências de vida. O diálogo permite saber o que o outro está pensando e sentindo e é a melhor forma de resolver desentendimentos.

Crie momentos de lazer com todos
Os familiares servem de apoio nas horas difíceis, mas também podem ser ótimas companhias para momentos de distração e divertimento. O psiquiatra Paulo Zampieri conta que, quando os filhos são pequenos, fica mais fácil: "É só convidar que todos vão", comenta.

Procure estar disponível
Não precisa ser super-herói: é impossível estar disponível o tempo todo e a família precisa entender isso, principalmente as crianças. Entretanto, mostrar disponibilidade para conversar e dar atenção, sempre que possível, é fundamental. De acordo com o psiquiatra Paulo Zampieri, os pais devem fazer isso de forma declarada. "Conte comigo", "sou seu parceiro" ou "se precisar, estou aqui" são frases que ajudam os filhos a encontrarem um momento de poder falar.

Evite que a rotina agitada e estressante interfira no contato familiar
É nada agradável encontrar uma pessoa em casa com a cara fechada, sem vontade de conversar. Experimente imaginar que, no momento em que você for passar pela porta de entrada, as preocupações do trabalho ficarão do lado de fora. A família poderá ser uma excelente forma de distração!

Invista no afeto
Há várias formas de manifestá-lo, vale a sua criatividade de adaptá-las ao tempo e à rotina que você possui. Não se esqueça também do carinho físico. Um simples abraço proporciona conforto e uma ligação muito forte. "O afeto pode ser uma forma de aproximação das pessoas. A partir dele, outros sentimentos fundamentais para as relações serem estabelecidas são formados, como: respeito, compreensão, tolerância, entre outros", explica a psicóloga Michelle da Silveira.

Não espere os finais de semana
Procure se lembrar de estreitar os vínculos sempre. Um telefonema, um email ou mesmo uma mensagem por celular podem ser demonstrações de afeto que fazem a diferença. "Com maior tempo de interação, as pessoas poderão se conhecer melhor, agregar pontos positivos da outra pessoa, descobrir afinidades e, a partir daí, estreitar os laços que podem levar à construção de vínculos mais estáveis", esclarece a psicóloga Michelle da Silveira.

Reconheça os próprios erros
Ninguém na família é perfeito, inclusive os pais. Segundo a psicóloga Michelle da Silveira, assumir falhas pode implicar em mudança, uma vez que a pessoa refletiu sobre a sua ação e, em uma próxima situação parecida, tentará agir de forma diferente. "Esse comportamento de flexibilidade gera confiança na pessoa com a qual se relaciona, pois ela fica com a idéia de que o erro poderá não se repetir", completa.

Crie momentos a sós com cada um
Estimular ocasiões exclusivas entre marido e mulher ou mãe e um dos filhos, entre outras possibilidades, facilita a comunicação. A psicóloga Michelle da Silveira explica que isso favorece o conhecimento entre as pessoas e facilita a criação de sentimentos, como intimidade e confiança.

Seja um exemplo
Suas pequenas atitudes no âmbito familiar podem gerar admiração pelos parentes. Quando há essa admiração, a possibilidade de existir vínculos é maior. A psicóloga Michelle da Silveira explica: "Existe nas relações a intenção comum entre as partes de agregar valores, e só é possível obter esses valores, em geral, de alguém sobre o qual se nutre admiração".
POR LETÍCIA GONÇALVES
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário