Páginas
Arquivo do blog
-
▼
2012
(198)
-
▼
junho
(44)
- FLORÂNIA: PV, PT, PSB, PHS e PSDC homologam candid...
- FLORÂNIA: PREFEITO SALOMÃO, FORA DA DISPUTA, HOMOL...
- FLORÂNIA: Juíz que cassou o Prefeito, condena o m...
- A conscientização das pessoas das camadas populare...
- NACIONAL: Câmara poderá votar medida que beneficia...
- FLORÂNIA: REPASSES DO GOVERNO FEDERAL AO MUNICÍPIO...
- FLORÂNIA: ASSOCIAÇÃO SERRA NOVA PROTOCOLOU ABAIXO ...
- NACIONAL: Cúpula Mundial de Legisladores apresenta...
- FLORÂNIA: Júnior de Januncio e Sinval Salomão pres...
- FLORÂNIA: Claudio e Ivan prestigiam pavilhão de Sã...
- FLORÂNIA: IMPERDÍVEL ... PAVILHÃO DE SÃO JOÃO BA...
- Cadete Aviador da Força Aérea Brasileira, Marcos V...
- PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO – PSB DIRETÓRIO...
- FLORÂNIA: Ivan Fioravante reafirma sua pré-candida...
- PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB DIRETÓRIO ...
- NACIONAL: "No Brasil, a pobreza tem cor"
- FLORÂNIA: TERÇO DOS HOMENS FAZ O 5ª NOVENÁRIO DA ...
- RN: Atraso na documentação das Prefeituras dificul...
- CORPO E SAÚDE: 12 hábitos ajudam a manter a famíli...
- FLORÂNIA: FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA NO POVOADO JOÃ...
- Florânia realizará o 2° Fórum Comunitário Selo U...
- A professora Divoene Pereira profere palestra na ...
- FLORÂNIA: Caso de Polícia: Escola suspende aulas ....
- RN: TCE divulgará terça-feira lista de “inelegíveis”
- FLORÂNIA: “EM BREVE SERÁ LANÇADA A CAMPANHA ... E...
- FLORÂNIA: A FORÇA DOS EMPRESÁRIOS SUPERA 100 ANOS ...
- FLORÂNIA: FRENTE AMPLA DE OPOSIÇÃO ANUNCIA DATA DA...
- SERIDÓ: Justiça determina que empresário de Jardim...
- FLORÂNIA: Empresário Júnior de Janúncio recebeu os...
- CORPO E SAÚDE: Chocolate com 70% de cacau pode aju...
- NACIONAL: MEC anuncia 2.415 vagas em cursos de med...
- RN: Caraúbas tem novo prefeito; gestor foi cassado...
- RN: Governadora recebe CPI e reafirma compromisso ...
- FLORÂNIA: APÓS DOIS ANOS ENGAVETADO O PSE - PROGR...
- FLORÂNIA: FUNDEB EM MAIO/2012 RECEBE REAJUSTE SUP...
- FNDE CUMPRE RIGOROSAMENTE REPASSES PARA FLORÂNIA
- NACIONAL: Estados e municípios recebem R$ 269,7 mi...
- NACIONAL: Inscrições para o Enem 2012 já estão abe...
- ECONÔMIA: Euforia do investidor com o Brasil acabo...
- CORPO E SAÚDE: Proteja seu filho da obesidade infa...
- CORPO E SAÚDE: O que é Alergia? Alergia ou re...
- FLORÂNIA: CONISA CULPA A CAERN DE PREJUDICAR A MA...
- NACIONAL: Comissão de Agricultura aprova alongamen...
- MDA entrega 26 retroescavadeiras para municípios d...
-
▼
junho
(44)
Conheça-me
- Geovani P.Cruz
- Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
- Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Parceiros
Tecnologia do Blogger.
domingo, 3 de junho de 2012
CORPO E SAÚDE: Proteja seu filho da obesidade infantil
Veja como agradar o paladar das crianças e ainda assim manter um cardápio saudável
Manter as crianças dentro de uma dieta saudável dá trabalho, principalmente quando elas adoram ir ao supermercado e ficam com olhos gulosos para cima das prateleiras de salgadinhos, doces e congelados. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade (situação em que os quilos sobrando já são encarados como doença). "Educar o paladar das crianças é a melhor forma de evitar problemas com a balança na idade adulta", afirma a nutricionista Raquel Maranhão, da empresa BeSlim. Ela e outros especialistas listam uma série de guloseimas campeãs de popularidade entre a turma infantil, mas que devem ser consumidas com muita moderação:
Alimentos congelados
Hambúrgueres, empanados de frango, lasanhas e outras refeições prontas podem levar a obesidade, hipertensão e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Raquel Maranhão, da empresa BeSlim, esse tipo de alimento possui um alto teor de gordura, sódio e conservantes. "O ideal é consumi-los, no máximo, uma vez por semana e prepara-los grelhados ou assados ao forno, evitando a adição de óleos e molhos gordurosos", diz. A frequência com que esses alimentos devem ser consumidos é de uma a duas vezes ao mês.
Veja mais:

Salsicha
Paixão da maioria das crianças, as salsichas são comumente consumidas em lanches, acompanhadas de condimentos, purê de batatas, queijos amarelos e pão branco. Essa combinação acaba acrescentando muitas gorduras à refeição. "A melhor forma de consumir a salsicha é em uma refeição padrão, com arroz, feijão e legumes", conta Raquel Maranhão. Outro problema das salsichas é que elas são preparadas com restos de carnes de animais, incluindo partes altamente gordurosas, fora os conservantes e produtos utilizados para realçar o sabor.
A nutricionista explica que o melhor é evitar a adição de sal, molhos, óleos e demais gorduras à preparação. "Além de cozidas em água, as salsichas também podem ser feitas na forma grelhada ou cozida ao forno", completa. Outra dica é optar pela salsicha de frango, mais saudável que a versão com carne vermelha. O consumo deve ser feito no máximo de 15 em 15 dias.

Fast Food
Esse é outro vilão famoso amado pela maioria das crianças. Rico em sal, gordura e conservantes, os fast foods devem ser evitados e no seu lugar consumidos os lanches naturais. A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, afirma que o fast food pode ser consumido uma vez por mês no máximo. "Ao escolher o lanche, é importante dar preferência aos sucos, hambúrgueres de frango ou peixe e lanches que contenham saladas, além de evitar molhos, batata frita e não adicionar catchup ou mostarda à refeição".

Frituras
"Para que o alimento seja frito, é utilizada uma grande quantidade de óleo e isso prejudica a saúde do coração, além de acrescentar muitas calorias ao prato", afirma Raquel Maranhão. Segundo a nutricionista, as preparações empanadas são ainda mais prejudiciais e calóricas, pois levam farinhas em sua preparação. "O ideal é sempre optar por preparações grelhadas, cozidas ou assadas, que são muito saborosas e bem recebidas pelas crianças."

Guloseimas
Balas, chocolates e outros doces, geralmente, são bombas de açúcar, que não só podem levar ao ganho de peso como ao aparecimento de cáries. A nutricionista Paula Castilho dá a dica: "Podemos optar por balas de goma sem açúcar, gelatinas, frutas mais doces como a banana ou outras frutas com adição de mel". Se você não quer eliminar as guloseimas do cardápio dos seus filhos, restrinja o consumo a porções de 30 gramas, três vezes por semana.

Salgadinhos industrializados
Que criança não gosta de comer um pacote de salgadinhos entre as refeições ou durante um passeio com a família? Se o seu filho é amante desses produtos, prefira as versões assadas ou de soja, que têm menos gorduras (a embalagem informa a forma de preparo). "Algumas marcas já vendem salgadinhos sem conservantes e até mesmo integrais, duas ótimas opções", afirma Paula Castilho. Entretanto, o consumo de salgadinhos também deve se limitar a duas vezes por mês no máximo.

Bolinhos e bolachas recheadas
De acordo com as nutricionistas, esses alimentos são ricos em gordura trans e colesterol, tornando-se uma ameaça à saúde do seu filho de consumidos em excesso. "Da mesma forma que os salgadinhos, a frequência de consumo é de uma ou duas vezes ao mês e em pequenas quantidades, como uma unidade de bolinho ou três unidades de bolacha", afirma Raquel Maranhão. Nestes casos, ela firma que a melhor opção são os biscoitos de aveia, mais saudáveis e apetitosos.

Lanches da escola
Apesar de os lanches da cantina serem assados, eles oferecem recheios muito gordurosos, à base de queijos amarelos e calabresa. As nutricionistas afirmam que a melhor opção é sempre o lanche feito em casa, pois assim a quantidade e os ingredientes adicionados têm a procedência e a quantidade controlada, além da possibilidade de variar o cardápio e deixar a dieta da criança mais rica. "As melhores opções são lanches feitos com queijo branco e verduras", afirma Raquel Maranhão.
POR CAROLINA GONÇALVES
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário