Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
terça-feira, 5 de junho de 2012

FLORÂNIA: APÓS DOIS ANOS ENGAVETADO O PSE - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, DAR SINAL DE VIDA ... MAS RECURSOS TINHA !!!


Só após dois anos de gelo a Prefeitura Municipal através das secretarias de saúde e educação, resolve convocar os professores e servidores da saúde para apresentar e oficializar o Programa PSE, falar da essência e das metodologias a serem implantadas. A reunião aconteceu nesta segunda(05), ás 16:00 horas na Escola Estadual Silvino Bezerra.

Início


Desde 2010 o Governo Federal repassa para a Prefeitura de Florânia recursos para a implementação do Programa Saúde na Escola PSE, no entanto, a gestão dos novos caminhos, manteve o Projeto engavetado por dois anos, prejudicando os estudantes da educação básica. Apesar dos recursos terem chegado, não ter alcançado suas finalidades específicas.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Secretária de Saúde Iluska Medeiros, irmã do Prefeito, fez suas explanações  e agradeceu a presença de todos.

A palestra de apresentação e fundamentação do PSE foi proferida pela Psicóloga Gorete Galvão, que após uma hora de importantes informações, ao final deixou claro que não recebeu nenhuma capacitação para tal tarefa, apenas estudou, como também ficou claro que o município deveria ter tomado tal iniciativa durante as semanas pedagógica que se antecedem ao inicio do ano letivo, tendo em vista que as ações do PSE devem serem contempladas nos PPPs das escolas.

Quanto aos recursos que vieram nos anos anteriores, e nada foi de fato implementado, apenas algumas palestras pouco produtivas, caberá a Secretária Municipal de Saúde ou o Sr. Prefeito prestar contas a população e informar do destino dos recursos.

“Tem sido assim, o governo federal cria os programas, enche as Prefeituras de recursos visando melhorar a qualidade de vida da população, mas, na maioria das vezes os recursos tomam novos caminhos, nem sempre os resultados alcançam o seu alvo, ou seja, a população é quem sai perdendo na história. E a desculpa dos gestores são as mesmas, não há recursos pra nada”.

BLOG DO GEOVANI P. CRUZ 

0 comentários: