Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 12 de maio de 2012

Corpo e Saúde: Fibromialgia: sintomas e diagnóstico



Síndrome começa no cérebro e provoca dor por todo o corpo

A fibromialgia é uma doença que causa muita dor, que é um sintoma comum a várias outras doenças. Por isso, para confirmar o diagnóstico é preciso eliminar a suspeita de outras enfermidades.

O que é fibromialgia?

A dor é uma sensação desconfortável que avisa que há algo de errado com o organismo. Ela pode durar dias, semanas e até meses, mas depois de um tempo, ela pode passar a ser parte da vida. Quando isso acontece, ela passa a ser mais do que um sintoma, e se torna a própria doença. Estamos falando da fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas. O principal deles é a dor em vários pontos do corpo, principalmente nos ombros e na coluna. Pacientes com fibromialgia também costumam sentir cansaço, insônia, falta de memória e problemas emocionais como ansiedade e depressão.

Causas do problema

A doença é mais frequente nas mulheres, mas pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais comum em indivíduos com mais de 20 anos de idade. A doença não tem uma causa definida, mas está associada a um desequilíbrio nos níveis de alguns neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a endorfina. Nestes pacientes, o tálamo, que funciona como um centro de dor do organismo fica mais ativo que o normal. Apesar de o principal sintoma ser invisível a olho nu, o diagnóstico é clínico.

No caso de suspeita da doença procure um médico reumatologista ou neurologista. A síndrome pode ser controlada com medicamentos, exercícios e terapias.

Sintomas 


Dor nos ombros, nas costas, nas pernas. O incômodo parece passar por todo o corpo. Há momentos em que as articulações ficam rígidas. É comum sentir mais frio do que outras pessoas. Tudo isso é um conjunto de sintomas que atinge pessoas que sofrem com a fibromialgia. Uma síndrome que começa no cérebro e desperta sofrimento pelo corpo.

Diagnóstico 

Uma das principais dificuldades da doença é o diagnóstico. A maneira mais usada pelos médicos é o exame clínico.

Geralmente, os pacientes relatam que sentem dores há mais de três meses. Os pontos dolorosos atingem os dois lados do corpo, acima e abaixo da cintura. Se a pessoa sentir dor nos locais pressionados, em pelo menos 11 dos 18 pontos, é sinal de que pode ter fibromialgia.

Mas alguns hospitais do Brasil usam uma técnica chamada de termometria. Através de uma câmera é possível registrar o calor do corpo. As pessoas com a doença têm a temperatura alterada. O especialista explica que a doença pode surgir por grandes cargas de estresse ou ser desencadeada a partir de um trauma.

POR ADRIANE ZIMERER - REPORTER
BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

0 comentários: