Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 12 de maio de 2012

RN: Exportações aumentam 28,9% em abril



Castanha de Cajú lidera a pauta de exportação com movimentação de U$ 15,5 milhões.

Em alta, as exportações do Rio Grande do Norte apresentaram crescimento de 28,9% no mês de abril. Considerando a soma do quadrimestre, foram comercializados U$ 90,5 milhões contra U$ 64,8 milhões no mesmo período do ano passado.

Os dados preliminares divulgados nesta quinta-feira (10) pela Coordenadoria de Desenvolvimento Comercial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) apontam a castanha de caju como o principal item da pauta de exportações com a movimentação de U$ 15,5 milhões, seguido do melão com U$ 13,7 milhões. O açúcar, terceiro item da pauta - depois de retornar esse ano para pauta das exportações - alcançou até o momento U$ 10 milhões.

O setor mineral também confirma sua expansão no mercado externo com as vendas de tungstênio (scheelita), granito e minério de ferro. Juntos os produtos foram responsáveis pela movimentação de U$ 6,6 milhões e a expectativa é que os números permaneçam positivos ao longo do ano. 

Somente em 2011, o setor mineral atraiu R$ 1, 5 bilhão em investimentos e iniciou as exportações de minério de ferro pelo Porto de Natal o que deverá ampliar ainda mais os números da atividade mineral no estado tanto em vendas internacionais como na geração de empregos.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, a diversificada economia do Rio Grande do Norte está vivendo um novo momento onde suas atividades potenciais podem aproveitar o cenário positivo para expandir os negócios e garantir presença no mercado nacional e internacional. "A política de desenvolvimento do Governo Rosalba Ciarlini trabalha para fortalecer as atividades da economia tradicional e garantir crescimento no Brasil e em outros países. A balança comercial do estado este ano só tem apontados saldos positivos e isto mostra que estamos no caminho certo e 2012 será um ano ainda mais próspero", destaca.

Importações - As compras de outros países registraram U$ 64,7 milhões, o que representa um crescimento de 6,1% comparado com o mesmo período ano passado. O polietileno (U$7,8 milhões), trigo (U$ 7,6 milhões) e máquinas têxteis (U$6,1 milhões) lideram a pauta de importação e Argentina, Chile e Estados Unidos são hoje os principais países que abastecem os empreendimentos potiguares. 

Com o início do funcionamento do Import RN - programa de apoio às importações e desenvolvimento portuário e aeroportuário - esses números serão ampliados, além do Rio Grande do Norte se transformar em um das principais portas de entrada dos produtos importados pelo mercado brasileiro.

No último dia 05, a governadora Rosalba Ciarlini designou os integrantes d a Câmara de Gestão do Import RN e a expectativa é que . Representantes do Gabinete Civil e de quatro secretarias de Estado (Desenvolvimento Econômico, Tributação, Infraestrutura e Planejamento e Finanças), Federação das Indústrias (Fiern), Comércio (Fecomercio), agricultura (FAERN) e das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor) integram a Câmara.

Por Assessoria de Imprensa da SEDEC
BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

0 comentários: