Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
terça-feira, 7 de junho de 2011

FLORÂNIA: A POLÍTICA COMO ERA E COMO ESTÁ !

Como uma cidade interiorana situada na região nordestina do Brasil, Florânia, não foge da regra, na política, ainda se percebe os resquícios dos velhos tempos em que os chamados “Coroneis”, quase sempre de patentes compradas, ou presenteadas, era quem mandava e desmandava, na vontade popular principalmente.


“Democracia”? Era coisa de outro mundo, confundida com Anarquia, palavras pesadas, que poderia render umas boas chibatadas, para quem ousasse pronunciá-las. E os tempos foram se passando, os antigos coronéis, que dantes usavam tradicionais indrumentárias, que impunha medo, como: Chapéu de abas pontiagudos, botinas impecavelmente brilhantes, engraxadas, revolveres na cintura, quase sempre na mão uma chibata, ao lado, o melhor cavalo de sua estribaria, e lhe acompanhando sempre um fiel grupo de capataz. Era essa a típica imagem de uma personagem que aparentemente se foi com o tempo, “aparentemente”, pois, na verdade, nos tempos atuais, há quem diga, que ainda sobrevivem, camuflados na modernidade, dos palitós de gravatas, e colarinhos brancos, não mais usam na cintura a pistola, pois, preferem usar terceiros, é mais xique, na mão, não mais usa a chibata, pra que? Se podem usar a caneta. Democracia, é uma palavra comum a todos, porém, privilégios de poucos. Hoje, não mais andam em seus cavalos, nem precisam de capataz, pois, possuem, carros conversíveis, que trocam a cada ano, e ao seu redor, sempre a fiel corja de puxa sacos, que sobrevivem das tetas das sofridas Prefeituras, batem palmas até quando o chefe chora, só não dão expedientes, e os familiares, engrossam as filas do nepotismo, ignorados pela justiça.


E o voto? Antes era marcado, na velha e passada cédula de papel ou papiro, hoje, os antes Coronéis, e agora, Caciques, usam do seu poder de barganha, de suas estruturas mega milionárias para comprar, ou ludibriar o cidadão, apresentam Trios gigantescos, promovem Shows em praça pública, investe parte do seu capital, para interferir nos resultados das campanhas, na certeza que quando chegarem, ou voltarem ao poder, serão ressarcidos com juros e correção monetária ...Nos dias atuais, novas personagens se somam aos herdeiros das práticas coronelistas, e usam de diferentes concepções para manterem-se no poder. Por exemplo, frases como: “Unidos pelo amor de todos”, “unidos pela paz” e assim por diante ... Falam-se até em novos caminhos ... porém ... sem mudar de personagens ... querem as mesmas, sempre!


Mas, e o povo? O povo que não está mais tão bobo, fazem que estão acreditando, fazem que não estão vendo nada, fazem até o jogo dos fanfarrões, mas, na hora do voto, diante da moderna urna eletrônica, aí sim, o povão dar-lhes o troco, reeleição já mé, ou seja jamais, pois em coro, o povo canta, “ Tu não me enganas de novo, tu não me enganas de novo, tu me enganasse uma vez, mas não me enganas de novo”!!!



Fonte: GPC & JOD.

1 comentários:

DIVERSOS ASSUNTOS disse...

Temos que acabaram com isso deixando somente os concursados,existe muito nepotismo em Florânia.A propria secretaria de Saúde é irmã do prefeito,temos que acabar com isso.