Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 4 de junho de 2011

FLORÂNIA/EDUCAÇÃO: O Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN- Quem é o Mestre em Educação? Qual o valor de um Mestre.

Divoene Pereira Cruz - Mestrando em Educação na UFRN

Meus amigos, eu Divoene Pereira Cruz Silva, professora, Pedagoga, Psicopedagoga e Cientista deste Brasil, sinto-me na obrigação de prestar informações acerca da minha formação como Mestre em Educação, em virtude de entender que a sociedade que financia parte dos meus estudos precisa estar a par do que estou fazendo durante esses dois anos em que me afastei da sala de aula, para construir-me como Mestre em Educação. O meu afastamento da sala de aula é um direito constitucional, conquistado pelo Magistério, após muita luta. Esse período é entendido pela Lei Brasileira, como um tempo em que o professor requer dedicação exclusiva, em virtude do valor da formação de um Mestre e acima de tudo em decorrência do que lhe é cobrado pela Universidade e pelo Programa de Pós-Graduação, no tocante ao cumprimento as atividades obrigatórias.

Outro motivo que me leva a trazer esta questão publicamente é o fato de ter tomado conhecimento, com muita tristeza de comentários equivocados por parte de pessoas sem conhecimento científico de que não sabiam por que eu estava sempre aqui. Claro que essas pessoas não sabem que a minha Teoria Científica investiga a Educação do nosso Município, exigindo de mim nesta fase de análise metodológica a minha presença e o meu contato com o meu objeto de estudo. Portanto, enquanto pesquisadora estou no lócus da minha pesquisa, que é o município de Florânia e o Povoado João da Cruz. Para que melhor me compreendam, quero explicar: a minha Teoria Científica será sobre o nosso município.

A formação de um Mestre em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte –UFRN- compreende um período de intensas atividades acadêmicas, onde o rigor no cumprimento dessas atividades é uma das características que faz deste Mestrado o de maior nota em todo o Brasil. As atividades a que me refiro devem ser cumpridas todas ao longo de dois anos.
A CAPES e CNPQ têm conferido ao Mestrado em Educação da UFRN a maior nota no conceito científico, ou seja, a Excelência Científica. Para que chegássemos a esses resultados é cobrado de nós Mestrandos e Doutorandos um desempenho de Excelência, um rigor no cumprimento de todas as atividades, as quais consistem dentre outros aspectos: no cumprimento de Cadeiras Catedráticas Obrigatórias (disciplinas), participação em seminários, congressos e eventos Nacionais e Internacionais, publicação de artigos e trabalhos científicos aprovados em Anais de Congressos Internacionais, Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, participação em bancas examinadoras, bancas de Mestrado e Doutorado, exigência de nota máxima para os Mestrandos e Doutorandos bolsistas, bem como Estágio de Docência no Curso de Pedagogia da UFRN, presença superior a 80% em todas as atividades acadêmicas de Pós-Graduação, Relatório Semestral das atividades realizadas e participadas, além da escrita, avaliação e aprovação de uma Teoria Científica.

Essas atividades são realizadas paralelamente a leitura intensa de teóricos e a Escrita da Teoria defendida pelo Mestrando ou Doutorando. Todas as atividades aqui citadas devem ser realizadas no período de 24 meses, ou seja, dois anos. Pois bem meus amigos, eu realizei grande parte destas atividades em apenas um ano. Isso mesmo: durante o ano de 2010, me desdobrei me dediquei e cumpri todas as minhas atividades incumbidas, para que neste ano de 2011 eu pudesse me dedicar muito mais a escrita da minha teoria científica. Agora, neste ano de 2011, estou escrevendo minha tese, cumprindo as atividades que me são pertinentes, e ainda orientando trabalhos seletivo de Mestrado, quando tenho disponibilidade, pois em mim não existe o egoísmo ou a indiferença. Os colegas que me procuraram desejosos de ingressarem no Mestrado receberam de mim orientação, quando partilhei os meus conhecimentos. A minha formação como Mestre e Cientista deste Brasil será concluída oficialmente em 2012, quando espero voltar para os municípios os quais sou concursada, no intuito de contribuir com os meus novos conhecimentos. Posso dizer com muita humildade que tudo o que consegui, foi porque Deus, meu Pai Misericordioso me concedeu a graça, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, por que além de cientista, mãe e cidadã, sou Filha de Deus, devota do Sagrado Coração de Jesus, por isso sou vitoriosa!

Meus queridos: colegas, alunos, amigos, minha família, quero dizer-lhe que em mim jamais haverá o sentimento da vaidade, pois entendo que tudo o que sou foi construído no coletivo, por que desde criança aprendi com meu pai Pedro do Saco e minha mãe dona Gracinha Pereira, que ninguém faz nada sozinho. Portanto, este Mestrado que estou fazendo é de todos aqueles que me ajudaram a chegar e também dos que foram pedra em meu caminho, pois estas pedras ou obstáculos fizeram com que eu lutasse e descobrisse a força Divina que mora dentro de mim.

Em suma, compreender o valor de um Mestre consiste em saber das capacidades possuídas por uma pessoa comum que dedicou parte da sua vida na construção de uma Teoria Científica, em meu caso este tempo é duplamente difícil, pois eu não me afastei das minhas responsabilidades pessoais. Tento conciliar esta difícil tarefa científica com a minha realidade.

Abraços: Divoene Pereira

0 comentários: