Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quinta-feira, 30 de junho de 2011

FLORÂNIA: POVOADO JOÃO DA CRUZ UM MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E COM RESULTADOS !!!

Residência de Minininha mãe de Daniel, na reforma a casa ganhou um alpendre, portas e janelas novas, piso de cerâmica, banheiro com caixa d'água e cerâmica, além de uma cozinha.

Melhorias habitacionais do governo federal transformam e dar mais conforto na vida de muitas famílias no interior do Rio Grande do Norte, precisamente, no Povoado João da Cruz, agrovila dos assentamentos Serra Nova e Serra do Meio, município de Florânia/RN.


Residência de João de Amaro, após a reforma ganhou novo visual.

Fotos registradas em casas que concluíram as reformas e ampliação percebem-se a grande mudança do dia a dia das famílias que passaram a ter mais conforte e mais auto-estima. As casas foram ampliadas com alpendre, cozinhas, quartos, cerâmicas no interior, e os banheiros ganharam caixa d’água, novos conjuntos sanitários com cerâmica, e até muros foram construídos. Cada projeto é feito de acordo com as necessidades básicas de cada família. Os gostos são diferentes.

Onde vivem 200 famílias que se sustentam através da produção de mandioca e a fruticultura de sequeiro, principal atividade da comunidade. Através de uma parceria entre MDA-INCRA/RN E ASSOCIAÇÃO, investindo recursos em dignidade e melhor qualidade de vida das famílias, melhorando o habitat, a saúde e a auto-estima daquela gente, aos poucos a paisagem está mudando o cotidiano da comunidade.

A casa de Reginaldo antes da reforma com 48m².


A casa de Reginaldo após a reforma, foi ampliada ficando com área de 99m², com alpendre, quartos laterais, cozinha e novo banheiro.


Registros fotográficos antes e depois das reformas, a maioria das casas possuíam 48m² e com banheiros sem caixa e com sistema sanitários muito precários, faxinas de vara.

Os recursos são aplicados da seguinte forma: 80% são utilizados para aquisição de material e 20% para a mão de obra, serviços técnicos e gestão. Os Projetos são feitos na casa de cada assentado onde a família decide como quer aplicar os recursos, a Planilha Orçamentária com todos os itens e preços é a garantia que 100% dos recursos serão aplicados, as famílias escolhem os pedreiros e serventes, na maioria das vezes o próprio assentado participa da construção e também ganha no final seu dinheiro, o pedreiro recebe R$ 1.000,00(mil reais) e o servente R$ 400,00(quatrocentos reais). O pagamento é feito através da Associação e INCRA, após a vistoria e liberação do INCRA.

Tudo acontece através de uma gestão integrada, participativa e transparente da comunidade e das lideranças que a conduz através do associativismo com resultados.

Minininha com seus filhos Daniel e Eduardo, desfrutando de um melhor conforto, com sua casa ampliada e restaurada com piso em cerâmica.

A casa de Dandoga e Aparecida, com cerâmica e novo reboco interno ...

O alpendre do Dandoga foi revestido com cerâmica a família diz estar satisfeita ...

Casas da primeira etapa da esquerda para a direita: Gilson Pereira, José Batista e José Teixeira Filho ...


Casa de José Avelino e dona Dilma, priorizou um grande alpendre frontal e lateral, além de cerâmica no piso e banheiro ...

A casa de Edmilson Aprígio, antes, e depois da reforma e ampliação com novo reboco frontal e interno, muro, cozinha e banheiro com cerâmica, e nova pintura.

Os resultados são visíveis e a satisfação das famílias revelam os bons frutos de um árduo trabalho de toda a comunidade, que sempre busca conciliar união, organização e planejamento.

Casa de José Tomaz, antes da reforma com 48m².

A casa de José Tomaz após a reforma e ampliação, ficou com alpendre e quarto lateral, cozinha, piso em cerâmica e banheiro com cerâmica e caixa d'água.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela falta de suporte operacional do INCRA/RN que tem acarretado em atrasos no andamento das obras por falta de liberação para pagamento de material ao fornecedor e aos pedreiros, mesmo assim, a Associação tem feito a sua parte conduzindo os serviços com responsabilidades para a garantia de bons resultados.

No momento está sendo concluído a segunda etapa, após concluída completará 100 casas reformadas, de um total de 200.

Continuaremos fazendo a cobertura no decorrer das reformas até a conclusão final quando teremos 100% das famílias beneficiadas e vivendo em um ambiente com mais dignidade e conforto!


Fonte: Blog do Geovani P. Cruz



0 comentários: