Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quinta-feira, 20 de outubro de 2011

FLORÂNIA: ASSOCIAÇÃO SERRA NOVA PROMEVE INTERCÂMBIO COM ASSENTAMENTO NOVOS PINGOS EM AÇÚ PARA VIABILIZAR AGROINDUSTRIA DE CASTANHA DE CAJU.

O Assentamento Serra Nova/Serra do Meio em Florânia que está viabilizando através do INCRA/MDA a implantação de Agroindústria para beneficiamento da castanha de caju através do Programa TERRA SOL do Governo Federal, realizou nesta quinta(20) intercâmbio com o Assentamento Novos Pingos no município de Açú/RN. O percurso foi de 110 km com 1:30 minutos de viagem, até chegar ao destino esperado.

O empreendimento foi financiado através da Fundação Banco do Brasil com parceria do INCRA e SEBRAE. Pertence ao Assentamento e se constitui em Cooperativa para facilitar a comercialização.


O roteiro foi no município de Açú/RN, Assentamento Novos Pingos que reuni 53 famílias produtoras de Caju e castanha, a visita aconteceu na Unidade de Beneficiamento de Castanha que e executada pela COOPINGOS entidade responsável pelo processamento e industrialização da Castanha de caju do Assentamento Novos Pingos. O anfitrião o Sr. Manoel dos Pingos, Presidente e Gerente de Negócios da Cooperativa acolheu a todos muito bem, e deu uma aula de instruções e informações do processamento da matéria prima, desde a secagem até o empacotamento para abastecimento do mercado de exportador. Fez uma amostragem de toda estrutura física e de maquinário, aos 18 visitantes entre alunos, parceiros e diretores da Associação
O evento foi organizado e realizado através da parceria Associação Serra Nova-Serra do Meio/STR de Florânia e Comunidade escolar que fazem parte da pauta de Elaboração do Projeto Técnico e Pedagógico. Participaram da comitiva: Jusara, Saú, kaliane, Kaline, Luciano, Valkíria, Jerlani, Elissandra, Sâmia(estudantes da EMFLC), Silvino Medeiros Neto(Engenheiro), Geovani P.Cruz, Erivan Salviano, Flávio Teixeira, Tico, Pedro Venceslau, Geziane e Lourdes(Associação) e Pedro Paulino Cruz(Presidente do STR).

O grupo coordenado pelo Presidente da Associação Geovani P.Cruz visitou todas as seções da Unidade e conheceram o maquinário e suas funções. Sâmia fez a cobertura fotográfica e Kaliane e redação das informações transcritas.


“No ano passado beneficiamos 100 toneladas de castanhas e toda matéria prima beneficiada foi comercializada, a nossa castanha inatura valia em média 1,50 o quilo, com o beneficiamento passamos a apurar por quilo da amêndoa 25,00 agregando valor ao produto e gerando emprego na comunidade, estamos apenas começando já que temos uma estimativa de crescimento significativo de produção a médio e longo prazo, atualmente temos uma área de 140 hectares do cajueiro gigante e 180 do cajueiro precoce, já estamos investindo na ampliação da estrutura física e do equipamento para atender a demanda que cresce a cada ano, faremos parcerias com outros assentamentos produtores para aumentar a nossa força de comercialização já que o mercado exige qualidade, quantidade e regularidade.” Disse Manoel, Presidente da Coopingos.

“A visita de intercâmbio que fizemos foi muito importante e produtiva, celebrou a parceria entre os Assentamentos Serra Nova/Serra do Meio e Assentamento Novos Pingos que estão avançando em longos passos no processo de comercialização da sua produção e sustentabilidade econômica das famílias, esperamos produzir e colher bons frutos dessa parceria e contribuir para o crescimento integrado de todos envolvidos na linha de produção e agro industrialização da castanha do caju, em breve também receberemos a visitas deles em nossa comunidade onde apresentaremos o trabalho que fazemos com o beneficiamento da polpa do caju e o processamento com o mel de abelha”. Frizou Geovani P.Cruz, Presidente da Associação Serra Nova/Serra do Meio.


Dentro da programa para a elaboração do Projeto Técnico e Pedagógico haverá na próxima semana uma mobilização na comunidade para a aplicação do diagnóstico – DRP que servirá de suporte técnico e instrucional para respaldar as demandas e diretrizes do Programa.

Em dezembro através do intercâmbio um grupo de jovens passarão uma semana na Unidade de processamento recebendo curso teórico e prático de todo o beneficiamento da castanha. Além de cursos dentro da linha de produção e comercialização que serão ministrados pela parceria SEBRAE/COOPINGOS.


BLOG DO GEOVANI P.CRUZ

2 comentários:

Anônimo disse...

"acredito num modelo de economia justa, onde o elemento central é o bem-estar coletivo".

Divoene Pereira disse...

Meu irmão acredito em ti!!!Acredito na tua capacidade de pensar coletivamente um Programa de Governo Coletivo, pois provas isto a cada dia em tuas atitudes tão coletivas e humanizadas! Eu te amo e estou contigo nesta caminhada. Cherim: da tua irmã Divoene (negradi rsrsrsrsrs)