Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
sábado, 15 de outubro de 2011

FLORÂNIA: Povoado João da Cruz viabilizará Projeto “TERRA SOL” para implantação de Agroindústria de beneficiamento da Castanha do Caju.

MESA DIRETORA: Zezinho de Helena, Januário Claudino, Flávio Teixeira, Fátima de Badé, Francymara, Erivan Salviano, Edimilson de Zé Preto, Ginaldo, Tico, Geovani P. Cruz, João Maria e Zé Neto.


Associação Serra Nova/Serra do Meio iniciou nesta sexta (14) a primeira reunião de mobilização para a constituição e elaboração do Projeto Técnico que viabilizará a implantação de Agroindústria de beneficiamento da Castanha de Caju, investimento do Governo Federal /MDA/INCRA via Associação. Como de costume e habitual no Povoado João da Cruz, a metodologia será aplicada através da Gestão Participativa e transparente envolvendo toda a comunidade no processo de discussão e construção do Projeto Técnico que será apresentado ao INCRA/RN em 31 de outubro de 2011.

Estratégias Metodológicas de implantação e Gestão - descrição do desenvolvimento do projeto em todas as suas fases.

Aspectos a serem adotados: Conceitos adotados; Metodologia empregada; Participação da Comunidade; Estratégias de Articulação e Promoção de Parcerias empresariais; Interação com Políticas Públicas existenciais.

As reuniões administrativas são rotinas da Associação para avaliarem e encaminharem propostas para serem discutidas e aprovadas nas Assembleias Gerais que se constituem como instância máxima do Associativismo.

Com a produção do Caju crescendo a cada ano as famílias assentadas e residentes no Povoado João da Cruz darão um passo significativo para agregar renda e gerar dezenas de empregos em torno da produção e beneficiamento do principal produto da cadeia produtiva da região serrana, a castanha do caju, a cajuicultura é responsável pela principal fonte de renda das famílias serranas, e através da parceria da Associação Serra Nova/Serra do Meio e INCRA/RN, será viabilizado através de recursos financiados pelo Governo Federal/MDA/INCRA/ASSOCIAÇÃO a implantação de Agroindústria que beneficiará toda a produção de castanha do Povoado João da Cruz, Serra do Cajueiro e comunidades vizinhas. "Não podemos continuar vendendo o nosso produto a preços irrisórios, como por exemplo, o quilo da castanha inatura é vendido por apenas R$ 1,50. Após o beneficiamento, passaremos a vender o quilo da amêndoa por no mínimo R$ 25,00. É uma diferença imensa, sem falar que toda a mão de obra aplicada no beneficiamento será dos jovens filhos dos produtores, o que aumentará ainda mais a lucratividade e renda das famílias”. Relata o Vereador e Presidente da Associação Geovani P.Cruz.

O projeto mobilizará pesquisas de mercado e produção, intercambio com outros assentamentos que desenvolve projetos similares, capacitação, formação técnica, capital social e financeiro dos quais participarão centenas de famílias produtoras que terão suas receitas ampliadas substancialmente a partir do beneficiamento da castanha, e dezenas de jovens que serão capacitados e instruídos para a gestão e aplicação da mão de obra o que implicará na geração de dezenas de empregos e a oportunidades do primeiro emprego.

Geovani Pereira Cruz, assentado, Pedagogo, Professor da rede municipal e vereador é o propositor do Projeto e defensor assíduo da Gestão Participativa ... como requisito primordial de uma plena democracia e cidadania.

“A prática metodológica será aplicada através da Associação, STR de Florânia e da Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, parceiros do empreendimento que realizarão conjuntamente o diagnóstico situacional da linha ascendente de produção levando em conta os aspectos estrutural, social, econômico, histórico e geográfico, com isso será mobilizado capital humano e social com a participação da comunidade escolar no processo de pesquisas, organização de dados e registros referenciais que viabilizarão e darão suporte ao Projeto Técnico Pedagógico, no âmbito pedagógico atuará a Mestra em educação a Professora Divoene P.Cruz e no âmbito técnico estrutural o Engenheiro civil Silvino Medeiros Neto”. Relata - Geovani P.Cruz, Presidente da Associação e propositor do Projeto.

Na próximo quinta (20) haverá uma aula de campo em Assentamento na cidade Açu/RN quando participará uma comitiva de assentados, jovens estudantes, lideranças e autoridades que serão parceiras do Projeto TERRA SOL.

BLOG DO GEOVANI P.CRUZ.

0 comentários: