Arquivo do blog

Conheça-me

Geovani P.Cruz
Florânia, Rio Grande do Norte, Brazil
Formado em Pedagogia pela UVA, professor da rede municipal de ensino, agricultor e vereador.
Ver meu perfil completo

Parceiros

Tecnologia do Blogger.

Acessos

contador free
quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FLORÂNIA: AULA DE CAMPO LEVA ALUNOS A VIAJAREM NOS 121 ANOS DE FLORÂNIA. “HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CULTURA E ARTES.”

Na semana alusiva aos 121 anos de emancipação política de Florânia, parceria entre Associação Serra Nova/Serra do Meio e Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, situadas no Povoado João da Cruz, promoveu nesta quarta(19) aula de campo que levou alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental a viajarem no tempo e conhecer a história de 121 anos de emancipação política de Florânia.

A saída aconteceu às 7:30 de frente a Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, participaram 15 alunos mais 05 adultos responsáveis e monitores da turma.
Eugênia, Marizinha, Eduarda, Evânia, Aila, Iverton e Daniel, conversam para espantar a curiosidade a ansiedade típica das crianças ativas e inteligentes...


VEJAM OS REGISTROS DOS PRINCIPAIS MOMENTOS:
A equipe formada pelo professor Geovani Pereira Cruz responsável pela turma, a Vice-Diretora Damiana Dantas, representando a Escola, e ainda as amigas da escola, Sâmia, Paloma e Luzivânia, proporcionaram aos alunos um dia diferente, divertido, com pesquisas, descobertas, novas informações e muito aprendizado.

Dentro do roteiro programado, os pontos a serem visitados seriam: Biblioteca Inácio Araújo, Prefeitura Municipal (Poder Executivo), Praça da Bandeira, Igreja Matriz, Casa da Cultura, Praça Padre Cortez, Poder Judiciário, Câmara Municipal(Poder Legislativo) e Santuário das Graças.
Na chegada em Florânia, foram todos recepcionados pela Professora e Poetiza Maria das Graças Pereira Cruz, que ofereceu lanches para a turma iniciar o dia com força e energia.

O Primeiro lugar da visita foi na Biblioteca Inácio Araújo onde foram muito bem recepcionados pelos funcionários Elizabeth e Claudiano que resgataram parte da história da Biblioteca e do acervo literário que dispõem.

Os alunos fizeram roda de leitura e ficaram surpresos pela quantidade de livros e diversidade literária.
No final da visita a Biblioteca pousaram para foto de posteridade com todos os presentes.


O segundo ponto a ser visitado foi à sede do Palácio das Flores onde se constitui o Poder Executivo Municipal representado pelo Prefeito, atualmente na pessoa do Sr. Sinval Salomão e as demais Secretarias municipais que formam instâncias auxiliares do executivo.

A funcionária Michelinne deu boas vindas aos visitantes e falou do acervo cultural e político que existe na Prefeitura, também fora apresentado à galeria dos ex-prefeitos e prefeitas de Florânia, falou-se ainda aos alunos do papel do Poder Executivo na execução das políticas públicas que atendem a população.

Em seguida a comitiva seguiu para a Igreja Matriz, passando pela Praça da Bandeira onde registraram o momento.

Chegando na Matriz de São Sebastião, tema abordado em sala de aula, onde foi construído em miados do século XIX a capela em promessa a graças alcançada pela viúva de Atanázio Fernandes, dona Angélica.

No interior da Matriz alunos e professores fizeram ciclo de oração, repetindo a rotina diária de sala de aula.










O terceiro ponto visitado foi a Casa da Cultura, onde os alunos se depararam com um rico acervo cultural que conta histórias de épocas remotas e recentes, desde a parte religiosa, política, cultural, e social do povo floraniense.

Ainda na Casa da Cultura, foto com a Filarmônica da Juventude, que ensaia e faz apresentações no auditório da Casa da Cultura.


Visita ao Poder Judiciário de Florânia, sede da Comarca.

Na Sede do Poder Judiciário, o funcionário José Antonio recepcionou a turma e fez uma rápida mais bem proveitosa palestra quanto a importância e a competência da Justiça, que tem como representantes os Juízes, sendo divido e três instâncias, desde o município, estado e o que exerce a Toga em Brasília.


Concluindo o ciclo de visitas na cidade , a visita aconteceu na sede do Poder Legislativo Municipal, onde atuam os Vereadores. A recepção ficou por conta do Presidente João Maria de Souza e da Primeira Secretária Josineide Tavares.
Foto da turma com o Presidente da Câmara o vereador João Maria, em frente a Sala do Cidadão.

No interior da Câmara, Plenário Ver. Inácio José de Azevedo, os alunos ficaram a vontade e conheceram o acervo e história do Legislativo Municipal.

Os alunos ouviram atentamente as explicações do Presidente da Câmara Municipal quanto o papel dos vereadores na aprovação de projetos, orçamentos e fiscalização das políticas púbicas.


A programação foi concluída no alto do Monte das Graças “Santuário de romaria, oração e fé religiosa, a equipe visitou a Capela e a sala dos milagres, pousaram na sombra da figueira para um descaso merecido onde foi servido o almoço.

O sentimento de liberdade retratado por Paloma e de está próximo aos céus, é uma das fontes de energia que o Santuário das Graças proporciona aos romeiros que freqüenta todos os dias o habitat sagrado e religioso, lugar de retiro e paz celestial.



A volta pra casa depois de um dia de aula diferente, sem salas, sem quadro de giz, sem paredes, mas, com a simplicidade e a diversidade que a natureza nos oferece todos os dias.

A aula de campo aconteceu com o apoio das amigas da escola Sâmia, Luzivânia e Paloma que voluntariamente se integram e se doam em nome de uma educação emancipadora e libertadora capaz de formar cidadãos sem traumas e fronteiras culturais, que sejam autores e protagonistas de sua própria história.

Participantes do evento: Marizinha, Fabiana, Evânia, Patrícia, Daniele, Aíla, Eugênia, Eduarda, Gilliard, Daniel, Lucas, Iverton, Anderson e Arison(alunos). Professor Geovani, Vice-Diretora Damiana, Sâmia, Luzivânia e Paloma(Equipe responsável).

Os nossos agradecimentos a todos os parceiros: Graça Pereira, Beto Silva, Claudiano, Elizabeht, Michelinne, José Antonio, João Maria, Josineide Tavares, Careca, A toda equipe que preparou a merenda.


BLOG DO GEOVANI P. CRUZ

2 comentários:

Anônimo disse...

“Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote.

Divoene Pereira disse...

Parabéns meu irmão pela tua prática educativa crítica e reflexiva. Por isso estou na luta, por uma educação democrática, libertadora, que faça dos nossos educandos pessoas livres, possuidoras da capacidade de transformarem as suas vidas. A aula de campo faz parte das nossas estratégias metodológicas democráticas! Admiro-te também como professor e educador. Por você, por nós, pelos nossos filhos, pelos nossos pais estou neste Mestrado em Educação Popular! A minha vitória é nossa, de nossa família. Com carinho e profundo amor: sua irmã Divoene Pereira (negradi), mestranda em educação, professora, educadora e agente política...Fica com Deus meu querido irmão e companheiro eu te amarei eternamente!